📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nuno não tirou o ‘capucho’. Será que foi mal-educado?

- Advertisement -

Nuno Capucho é o reflexo dos adeptos na sua maioria. As pessoas estão cansadas deste futebol pobre que é o português. Ainda há meses escrevi que este campeonato está mesmo viciado: ‘ganham os mesmos de sempre e assim ninguém se chateia’. Lembram-se? É muito isto… Quer na Segunda, quer na Primeira Liga. O treinador do Varzim SC, por exemplo, diz que já se sabe quem sobe à primeira divisão este ano. Agora é esperar para ver… Ou será que não é preciso?

Eu estive lá quando aquelas palavras foram proferidas na conferência de imprensa e digo-vos que a revolta de Nuno Capucho era evidente para qualquer um. Dias depois do sucedido, já houve notícias que contam o seu possível afastamento como treinador de futebol.

Em relação a isto, só me consigo lembrar de outra frase que disse no mesmo texto de que falei há pouco: ‘a verdade é que a cada polémica nova, é mais um pouco da adepta apaixonada que se esmorece (…). Só espero que não chegue ao ponto de não restar mais nada’. Consigo encontrar algumas parecenças. Mesmo que indiretamente. E por isso mesmo quis falar particularmente sobre este assunto – porque também sinto essa deceção a crescer cada vez mais, porque estão a ‘matar’ algo que me dá tanto gosto viver.

Para ser sincera, acho que, no geral, o que prende os adeptos ao desporto-rei é mesmo o amor pelo seu clube e não pelo jogo em si, pelas jogadas, pelos golos, pelo espetáculo… Mas por outro lado, penso: será que é esse o ponto fulcral do problema? Irónico, não? Aquilo que ainda leva as pessoas ao estádio a ver futebol é a mesma coisa que se calhar o está a estragar. Decerto que não será a única coisa.

Nuno Capucho não poupou críticas ao futebol português depois do jogo contra o Estoril que ficou empatado 2-2
Fonte: Varzim SC

Não interessa como, o que interessa mesmo é ganhar. E será que a mentalidade dos adeptos é reflexo das entidades superiores do futebol português? Afinal, não é assim que se estuda muitas vezes a sociedade? Afinal, o comportamento dos filhos não é o reflexo da educação dos pais? Isto são só pequenos exemplos para ilustrar este meu pensamento. A minha pergunta é: de onde é que tem de partir a mudança? De baixo ou de cima? De onde não sei, mas ela tem de partir de algum lado. Como diria Gandhi, temos de nos tornar na mudança que queremos viver e acho que passa um pouco por aí.

No fundo, o treinador do Varzim SC disse o que muita gente pensa, mas não tem voz para se fazer ouvir. Se ele a tem, decidiu usá-la. Verdade seja dita: talvez não da melhor maneira. As palavras do treinador são duras e concisas e vai mesmo pagar as consequências por as ter proferido. Já foi alvo de um processo disciplinar na sequência de uma participação do Conselho de Arbitragem, mas não é nada que já não se estivesse à espera. Quando se toca na ferida, costuma arder. Só que pelos vistos há quem ainda ache que o que arde não cura.

 

Foto de Capa: Varzim SC

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho desejado em Espanha para o Real Madrid: «Se eu pudesse…»

Xabi Alonso está em risco de ser despedido no Real Madrid. Juamna Rodríguez, jornalista espanhol, quer regresso de José Mourinho.

Vizela falha assalto ao top-3 da Segunda Liga após derrota com o Farense

O Vizela perdeu fora de casa com o Farense por 2-0 na jornada 13 da Segunda Liga. Golos de Dário Poveda e de Fran Delgado.

Daniel Bragança assinala regresso: «As saudades eram muitas»

Daniel Bragança está de regresso aos treinos do Sporting e viaja para Munique. Médio português deixa mensagem nas redes sociais.

Gnabry elogia Sporting antes do duelo com o Bayern Munique: «Jogam um bom futebol e será certamente difícil vencê-los»

O Sporting enfrenta esta terça-feira o Bayern Munique na Champions League. Serge Gnabry fez a antevisão ao jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Kompany avisa: «Se não estivermos a 100%, o Sporting é muito forte e estão no top 8 por alguma razão, mas se estivermos a 100%…»

O Sporting enfrenta esta terça-feira o Bayern Munique na Champions League. Eis o que disse o treinador Vincent Kompany.

Vitinha elogia João Neves e atira: «Queremos ganhar novamente a Champions League»

Vitinha deu uma entrevista. Médio português do PSG elogia João Neves e aborda desejo de repetir feito.

Vitinha rendido a Luis Enrique com brincadeira à mistura: «É muito chato , mas gosto assim»

Vitinha elogiou Luis Enrique e João Neves. Médio português do PSG aborda também início de época e desejo de repetir feito.