O campeão da época de transferências

- Advertisement -

É verdade que o Campeonato ainda vai a meio, ou melhor, a competição propriamente dita ainda está lá longe, mas não é menos verdade que o pessoal já anda cheio de saudades de ver a redondinha a rolar pelos campos deste país.  Ainda assim, e com a pré-época agora a começar, gostaria de fazer um mini balanço do nosso mercado até ao momento.

Assim sendo, vou falar-vos de um clube que me parece estar a comprar bem, ou melhor, muito bem. Alguma experiência, conjugada com muita juventude que ainda assim tem já experiência lá fora, e que pode ser determinante. Pois bem: e o campeão das aquisições do mês de Junho é… o FC Famalicão.

Começando pela defesa, Lionn é o garante de experiência. Com mais de 170 jogos na Primeira Liga, promete agarrar o lado direito da defensiva famalicense, e ser uma aposta segura para aquele corredor.

Alex Centelles, 19 anos, é um desconhecido. No entanto, é visto pelo Valência como um jogador de grande qualidade, e os 100 milhões de cláusula de rescisão provam-no. O vice-campeão europeu sub-17 chega da equipa B  espanhola, pronto a provar que os valencianos não estão enganados.

Cafú Pethe e Guga Rodrigues são dois nomes menos sonantes, mas vêem reforçar o meio campo da equipa, e prometem ser agradáveis surpresas. O primeiro vindo de Guimarães, o segundo formado no SL Benfica, procurando provar o valor que há alguns tempos “enchiam de água na boca” os demais.

Gustavo Assunção, filho de Paulo Assunção, vem directamente de Madrid, e aos 19 anos espera-se que o internacional jovem canarinho possa estar, pelo menos num futuro próximo, ao nível do pai.

Diogo Gonçalves será, porventura, a mais sonante das aquisições. Ainda ligado ao Benfica, Diogo Gonçalves vem directamente da Segunda Liga Inglesa. O internacional jovem português poderá ser o grande maestro do meio campo do Famalicão e finalmente demonstrar tudo aquilo que o futuro ainda tem de bom para ele. Para Bruno Lage ver?

Fábio Martins tem neste ano o ano “H” para demonstrar toda a sua qualidade
Fonte: FC Famalicão

Rúben Lameiras , formado no Tottenham, com experiências na Bélgica e nos escalões secundários do futebol inglês, promete vir acrescentar qualidade, irreverência e também já alguma experiência às alas ofensivas do Famalicão.

Ofori, mesmo que desconhecido da maioria, poderá vir a ser uma das surpresas do Campeonato. Proveniente do Leixões FC, haveria de dar o salto para o CD Feirense em Janeiro deste ano, não tendo, na realidade, tido uma meia época muito proveitosa. Ainda assim, o jogador de 20 anos que chegou a ser falado para o SL Benfica, poderá surpreender os mais desatentos e demonstrar o seu virtuosismo e qualidade.

Por fim, Fábio Martins. O menino de cabeleira farta tem fartura de qualidade também naqueles pés. Não vingou em Braga, quando tudo o fazia prever. Assim ruma a Famalicão onde prevejo, finalmente, a confirmação de um jogador que tem (quase) tudo para vincar em definitivo no nosso futebol. Antevejo-o como uma das grandes figuras de um plantel que com certeza está a fazer crescer água na boca aos adeptos de uma equipa que acabou de subir este ano, mas que parece não se contentar com um Campeonato sofrível pela manutenção.

Com estes reforços já nas cabines e mais uma ou outra entrada, prevejo um Famalicão a jogar um futebol com criatividade, virtuosismo, e irreverência própria da juventude de quase todas estas aquisições, podendo o clube nortenho vir a ser, quiçá, a maior das surpresas do Campeonato 2019/2020. Resta saber se o seu “desconhecido” treinador terá aos “mãozinhas” necessárias para mostrar todo o seu talento que é, para quase todos nós, uma grande incógnita.

Foto de Capa: FC Famalicão

 

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting com razões para sorrir: João Simões de regresso a uma ficha de jogo

João Simões está de regresso a uma ficha de jogo. O médio está no banco de suplentes do Sporting B x Lusitânia Lourosa.

Ex-Benfica ganha espaço numa das ‘equipas revelação’ de Espanha

Rodrigo Rêgo deixou o Benfica no último mercado. O extremo tenta ganhar protagonismo com a camisola do Castellón.

Europeu de Voleibol 2026: Portugal perde frente à Ucrânia

Portugal perde frente à Ucrânia por 3-0, para o EuroVolley 2026. Amanha a seleção nacional irá jogar frente à Macedónia do Norte.

Seko Fofana confirma retirada da seleção

Seko Fofana anunciou esta segunda-feira que se retirou da seleção da Costa do Marfim. O médio tem atualmente 31 anos de idade.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona: Hansi Flick rejeita Famalicão e considera que jogador não tem a qualidade necessária

Hansi Flick rejeitou a possibilidade do Barcelona avançar para a contratação de Yassir Zabiri, avançado do Racing Santander.

Jorge Mendes já aterrou em Barcelona e pode ‘fazer tremer’ o próximo mercado de transferências

Jorge Mendes chegou durante a tarde desta segunda-feira a Barcelona e pode existir uma reunião com a estrutura blaugrana.

Vítor Campelos abandona o Celje

Vítor Campelos deixou de ser o treinador do Celje. O treinador português não estava de acordo com a direção em alguns pontos.