📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Futebol Como Cultura: Em Portugal e em África

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

De massa, para as massas e das massas. É assim que se pode descrever o desporto. Durante os anos, o desporto foi ganhando uma importância fulcral no quotidiano das pessoas. O futebol, e é deste que nos vamos cingir, é um dos exemplos de como o desporto modifica e faz parte da vida das pessoas.

Em Portugal, o futebol leva milhares de adeptos ao estádio Fonte: Coimbra Jornal
Em Portugal, o futebol leva milhares de adeptos ao estádio
Fonte: Coimbra Jornal

Ao longo dos séculos, principalmente no século XX, este desporto afirmou-se na Europa, na América do Sul e mais tarde no continente asiático e na África. A letra da música “É uma partida de futebol”, da banda brasileira Skank, é um espelho do futebol, não só no Brasil, mas no mundo todo. Nesta lê-se:

“Bola na trave não altera o placar 
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”

O futebol tornou-se um veículo de expressão da identidade de cada membro da nossa sociedade e de cultura ganhando importância nos media ao redor do mundo. Como é que o futebol representa cada um de nós? Vamos pensar no caso de Portugal.  Em Portugal temos os 3 grandes clubes: SL Benfica, FC Porto e o Sporting CP. Os adeptos destes clubes são catalogados como: os adeptos do Sport Lisboa e Benfica como sendo parte do clube mais popular, os do porto fazem parte apenas de implantação a nível regional e os adeptos do Sporting com “elitistas”, porque possuem pertenças sociais próximas das classes de maiores literacias e rendimentos. No entanto, se viajarmos por Portugal à procura de outros exemplos vemos o caso do Vitória de Guimarães que ser adepto é quase que uma célula do ADN, ou seja, inerente a quem aí vive. Dessa forma a opinião, ideais e outros aspetos vão estar formatados consoante a pertença esse clube.

A nível nacional acontece o mesmo. E neste caso os media acabam por ter um papel fundamental na implantação do futebol como forma de cultura. A afirmação identitária nacional comprova-se através do que aconteceu durante o Europeu de 2004 e no Mundial de 2006 em Portugal. Segundo um estudo relacionado com o telepatriotismo de Eduardo Costa Torres, Durante o Europeu de Futebol de 2004 mais de 85% da população portuguesa viu jogos da selecção nacional na televisão e 30% passou a seguir com mais regularidade, nos anos seguintes, os jogos transmitidos (Cardoso, Espanha & Gomes, 2006).

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.