O infortúnio dos guardiões num regresso atípico da Liga

- Advertisement -

Regresso atípico é a definição natural para categorizar a jornada 25 do campeonato, realizada durante a última semana. As bancadas despidas e o percetível diálogo entre os jogadores constam no cardápio da nova rotina motivada pela pandemia, que não se deseja demasiado prolongada. O futebol fica sem boa parte da chama, mas é preciso acreditar que é uma fase passageira e que em breve tudo voltará ao normal.

Mas também o foi, pelo simples e inusitado facto de apenas um dos sete primeiros classificados ter vencido. A ‘fava’ calhou ao FC Famalicão que venceu o líder FC Porto e prosseguiu neste conto de fadas que tem vindo a ser esta época de regresso ao escalão máximo. Deve ser preciso recuar várias épocas para encontrar tal feito, mas a verdade é que se assistiu a uma pequena revolta dos clubes de menor dimensão. Nesta ronda assistiram-se ainda a várias boas partidas quando as expectativas não eram tão elevadas, tendo os indicadores de regresso sido positivos, de uma maneira geral.

O fator casa não teve um grande peso, embora não tenha contrastado muito com outras rondas, e daqui ressalva-se o facto de o CD Santa Clara nem sequer ter vencido no seu próprio recinto. Os árbitros continuaram a insistir no apito, uma vez que houve apenas um jogo com menos de 30 faltas, mas existiu um aspeto em particular que marcou a semana de reinício da competição e que teve os guarda redes como protagonistas. De tão invulgar que foi, esta ronda pareceu estar amaldiçoada para alguns guardiões, que tiveram momentos menos felizes e aparentaram estar ainda em ‘modo quarentena’.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O tempo de paragem foi longo e o entrosamento perdeu-se, podendo-se percecionar que os jogos de preparação fazem falta antes da entrada numa competição oficial. Por ser uma posição específica e bastante importante no terreno de jogo, os donos da baliza estão mais expostos ao erro – e ele aconteceu em catadupa, numa sucessão invulgar e solidária entre colegas de setor.

Neste lote constam os nomes de Marchesin, Douglas, Max, Matheus, Fábio Szymonek, Helton Leite, Kieszek e Ricardo Ribeiro, que sofreram golos por erros individuais ou estiveram envolvidos em lances de pura infelicidade. Estes foram os vários guardiões desafortunados, sendo que apenas um conseguiu a vitória. Os erros acontecem a qualquer um, mas estes episódios consecutivos de infelicidade são anormais para uma jornada só e chamaram a atenção de todos aqueles que tenham estado minimamente atentos ao reatar da Liga.

Todos eles, com certeza, já garantiram pontos para as suas equipas e são nomes respeitados entre os postes do futebol português. São atletas de qualidade e com créditos firmados, que estarão prontos para responder à altura, tal como já o fizeram em muitas ocasiões anteriores. Contudo, ficaram ligados ao regresso do campeonato, que foi atípico não só pelas circunstâncias atuais, como também pelos sucessivos lances insólitos que se verificaram nas diversas balizas.

André da Silva Amado
André da Silva Amadohttp://www.bolanarede.pt
O desporto em geral atrai este jovem aveirense mas é o futebol a sua maior paixão. As conversas com amigos e familiares costumam ir dar ao futebol, hábito que preserva desde sempre. Poder escrever sobre esta vertente é o que o satisfaz, com o intuito de poder acrescentar algo de positivo ao ambiente em torno do futebol nacional.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto preparado para oferecer 15 a 18 milhões de euros por médio que esteve no Mundial 2026

O FC Porto está interessado em Quentin Timber. Dragões dispostos a oferecer entre 15 a 18 milhões de euros pelo médio.

Florian Grillitsch saiu do Braga neste verão e já tem novo clube

O Frosinone oficializou a contratação de dois jogadores internacionais austríacos: Florian Grillitsch (ex-Braga) e Romano Schmid.

Novo treino do FC Porto: 5 jogadores da equipa B juntaram-se aos trabalhos

O FC Porto teve novo treino para preparar o jogo frente ao Rio Ave na segunda jornada da Primeira Liga. Eis a nota oficial.

Eis o 3º equipamento do Real Madrid de José Mourinho para esta época

O Real Madrid lançou esta quarta-feira o terceiro equipamento para a temporada 2026/27. «O ritmo de uma cidade», escrevem.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG e Aston Villa lutam pela Supertaça Europeia: eis os onzes prováveis

O PSG e o Aston Villa enfrentam-se esta quarta-feira pelas 20h00 para a Supertaça Europeia. Fica com os onzes prováveis.

Bolonha garante internacional italiano por pacote de 20 milhões de euros

Roberto Piccoli vai ser emprestado pela Fiorentina ao Bolonha com cláusula de obrigação de compra de 18+2 milhões de euros.

Acabou a espera pela Supertaça Europeia | PSG x Aston Villa

Parisienses procuram revalidar o título em Salzburgo, enquanto o Aston Villa tenta vencer o troféu 44 anos depois.