- Advertisement -

Quinze anos depois e faz-se história. O CD Santa Clara sobe ao primeiro escalão do futebol português. Quinze anos depois, um clube dos Açores volta a marcar presença entre os maiores do nosso futebol. Uma onda de apoio ao clube faz-se sentir e os números começam a subir. Governo dos Açores, adeptos e administradores do clube lideram a luta de elevação do nome ‘Santa Clara’ pelo mundo.

Os adeptos não perderam tempo e fizeram-se sócios. O governo dos Açores impulsionou o projeto com uma ajuda de um milhão de euros e as assistências no seu estádio são bem razoáveis quando comparadas com a realidade dos clubes de menor dimensão em Portugal.

O CD Santa Clara confirma a ideia de que o futebol, de facto, une pessoas. Os açorianos estão juntos nesta luta para apoiar o clube da sua terra. Sim, aquela mesmo que fica num cantinho a oeste de Portugal Continental – os Açores. Mas esse cantinho está espalhado no coração de muitos conterrâneos que levam os Açores e o Santa Clara pelo estrangeiro fora. Até isso a direção do Santa Clara teve a inteligência de potenciar com um projeto de aproximação. O objetivo é, mais uma vez, juntar a comunidade açoriana espalhada pelo mundo para apoiar a região de que tanto se orgulham. Para isso, a direção do clube dos Açores tem feito várias deslocações à América numa tentativa de tentar cativar emigrantes.

Os açorianos estão encantados com a subida do clube da terra e, até ao verão, já houve mais 300 novos associados
Fonte: CD Santa Clara

Fora de campo, a tarefa está a ser cumprida. Dentro também, mas na medida das suas capacidades. O Santa Clara é um conjunto bem organizado e que cria dificuldades à equipa adversária, dificultando bastante o processo de criação de espaços na sua última linha. A equipa de João Henriques tem presenteado os seus adeptos com um futebol atrativo e com a raça dos seus jogadores que não têm mostrado medo de atacar. O clube dos Açores até já deu um ar da sua graça ao vencer o Boavista por 4-2 no seguimento de uma excelente exibição. E a sua primeira derrota foi apenas à quinta jornada, por 1-3, frente ao Rio Ave, onde o clube, apesar de vencido, se bateu bastante bem.

Até certa altura, houve quem chamasse ao clube dos Açores os campeões da eficácia. Os açorianos tinham a melhor média de golos por remate, ou seja, eram a equipa com mais eficácia a cada remate dos seus jogadores. Os resultados não estão a ser perfeitos, mas a verdade é que as exibições estão a ser bem melhores que os primeiros.

Dentro da realidade do Santa Clara, um clube que não competia há tanto tempo na Primeira Liga portuguesa, a manutenção será o principal foco. Quanto a isto, parece que o clube está a cumprir o seu papel. Resta-nos esperar para ver.

 

Foto de Capa: CD Santa Clara

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Alverca segura jogador após surgimento de interessados do Brasil

Matheus Mendes vai continuar no Alverca. Guarda-redes expressou vontade de ficar e ribatejanos sorriram.

Palmeiras de Abel Ferreira empresta Micael ao Inter Miami de Leo Messi

O Palmeiras anunciou o empréstimo de Micael ao Inter Miami. O defesa-central brasileiro foi cedido até ao final da próxima temporada da MLS

Sporting: há novidades em relação a Souleymane Faye

Souleymane Faye não treinou durante este sábado ao serviço do Granada. O extremo encontra-se a caminho do Sporting.

Benfica vence Rio Ave e Torrense goleia e sobe ao 2º lugar: eis os resultados do dia na Primeira Liga Feminina

O Benfica continua confortável na liderança da Primeira Liga Feminina. Vitória por 2-0 na receção ao Rio Ave mantém conforto.

PUB

Mais Artigos Populares

1º Dezembro empata contra o Mafra: eis os resultados da Liga 3 neste sábado

O 1º Dezembro e o Mafra empataram a uma bola durante a tarde deste sábado, num encontro válido 16.ª jornada da Liga 3.

Celtic goleia Dundee United na reestreia de Martin O’Neill e regressa ao 2º lugar na Escócia: eis os resultados do dia na Liga Escocesa

O Celtic venceu o Dundee United no primeiro jogo de Martin O’Neill na nova passagem pelo clube. Vitória permite subida ao segundo lugar da tabela.

Há novidades quanto ao futuro de Everton Cebolinha no Flamengo

Everton Cebolinha está mais perto de renovar contrato com o Flamengo. Antigo extremo do Benfica termina contrato no final de 2026.