Última horaSporting avança por guarda-redes em final de contrato
Publicidade

Olha quem é ele

Ruben Brêa Marques · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O Boavista FC tem um novo dono das suas redes para o último terço da temporada. Helton Leite, reforço para esta época e que se tem revelado um dos melhores guarda-redes desta edição da Liga, lesionou-se gravemente e desfalcará a equipa até ao fim da temporada. Com isto, Rafael Bracalli ganhou a corrida a Assis e é o novo titular da baliza “axadrezada”.

Quando começaram a sair as notícias da lesão grave de Helton Leite, o alarme soou para alguns “boavisteiros”, e até alguns comentadores desportivos alertaram que era a perda de uma das principais peças do “xadrez”. No entanto, esqueceram-se que o suplente era Rafael Bracalli. Agora com 37 anos, o guardião brasileiro, que chegou há mais de uma década a Portugal, assumiu a titularidade e já começa a dar pontos à equipa orientada por Lito Vidigal.

Com Helton Leite disponível, Bracalli só conseguiu fazer um jogo
Fonte: Boavista FC

Em 2006, vindo do Paulista, chegava Bracalli para representar o CD Nacional. Foram seis épocas na Madeira, as primeiras três com escassa utilização, as seguintes a brilhar, e de que maneira. Aliás, brilhou tanto, que acabou por rumar ao FC Porto, onde se sagraria campeão nacional, com sete jogos realizados. Depois, foi emprestado ao SC Olhanense e vendido ao Panetolikos GFO, da Grécia, onde ficaria duas temporadas, antes de regressar ao nosso país para representar o FC Arouca nas últimas três épocas.

Esta temporada foi uma das caras novas do Boavista FC, mas não teve hipótese perante Helton Leite. No entanto, Bracalli continua com as suas qualidades intactas e vai-se certificar que ninguém nota a ausência do compatriota. Ágil, seguro e confiante, a qualidade e experiência que transmite garantem a Lito Vidigal que a equipa continuará com a baliza bem guardada, sendo que, na última jornada da liga, na vitória por 1-0 sobre o Rio Ave FC, o guardião brasileiro foi eleito o melhor em campo, com quatro intervenções de altíssimo nível e que se revelaram decisivas para o desfecho final. Não jogava para a Liga desde 19 de março de 2017, tendo regressado ao principal escalão do futebol português a 17 de fevereiro de 2019.

Rafael Bracalli tem contrato até junho de 2020 e promete ser um dos pilares para uma segunda volta bem mais descansada do antigo campeão nacional, Boavista FC.

 

Foto de Capa: Boavista FC

Ruben Brêa Marques

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Resto do Mundo

Harry Kane deixou o trabalho falar até o sucesso fazer barulho

Foi dispensado por ser “gordinho”, percorreu as divisões inferiores por empréstimo e passou grande parte da carreira a ser alvo de chacota e a ouvir que lhe faltavam títulos. Aos 33 anos, Harry Kane chegou ao topo do futebol mundial. A Bola de Ouro não podia assentar melhor nas mãos de um gentleman. “Work hard in silence. Let success be your noise.” Poucas horas depois de conquistar a Bola de Ouro, Harry Kane escolheu esta frase para assinalar o momento nas redes sociais. 

Tiago Campos · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

A arte do futebol sem bola

Há jogadores que decidem jogos com um golo, guarda-redes que os salvam com uma defesa impossível e defesas que garantem vitórias com um corte no último segundo. São momentos que ficam na memória, mas que raramente contam toda a história de um jogo, até porque, antes de a bola chegar à área, há um setor onde muitas das decisões fundamentais são tomadas. O futebol mudou ao longo dos anos, com métricas e escolas de treinadores que olham para o meio-campo como parte essencial do sistema. Os sistemas táticos mais comuns como 4-3-3 e o 4-2-3-1 continuam presentes, mas as posições são cada vez menos rígidas, os jogadores adaptam-se mais facilmente a vários papéis e torna-se tudo mais fluído. Esta nova geração de treinadores tem explorado precisamente esta flexibilidade.

Francisca Marafona Graça · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.