📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – Claudemir

- Advertisement -

Claudemir Domingues de Souza nasceu a 27 de março de 1988 em Macaúbas, município do estado da Bahia (nordeste do Brasil). Durante a sua juventude, Claudemir passou por alguns clubes populares do estado de São Paulo, nomeadamente o União São João Esporte Clube, que ganhou notabilidade a nível internacional por revelar Roberto Carlos (ex-lateral esquerdo que se destacou ao serviço do Real Madrid C.F.), a Sociedade Esportiva Palmeiras e o São Carlos Futebol Clube, pelo qual viria a efetuar a sua estreia como profissional.

Ainda que estivesse a ser bem-sucedido na Águia da Central, naturalmente que, assim como grande parte dos jovens futebolistas daquele país, também o médio natural da Bahia ambicionava rumar ao continente europeu. Uma mudança que, no seu caso, se efetivou ainda cedo (tinha Claudemir apenas 19 anos). De resto, o seu trajeto enquanto profissional tem sido feito quase exclusivamente na Europa – exceção feita à passagem pelo Al-Ahli Jeddah (Arábia Saudita), no decurso da época transata.

Após chegar, em 2008, ao «Velho Continente» para representar o Vitesse Arnhem (Holanda), o médio brasileiro passou pelo FC Copenhagen (Dinamarca) e Club Brugge KV (Bélgica), tendo sempre evidenciado uma regularidade impressionante em termos exibicionais.

Assim, paralelamente aos seis títulos conquistados em provas de âmbito nacional – quatro na Dinamarca e dois enquanto esteve na Bégica-, Claudemir acumulara uma vasta experiência nas competições continentais, destacando-se particularmente os 34 encontros que disputara na UEFA Champions League. Como tal, contrariamente à maioria dos futebolistas brasileiros que chegam ao nosso país, este médio baiano estava longe de ser um desconhecido, pelo que o seu desempenho bastante positivo ao serviço do SC Braga apenas tem servido para confirmar a qualidade que o seu currículo deixava antever.

Um Guerreiro de quem Abel Ferreira não prescinde

Opção regular na formação bracarense, habitualmente disposta num 4-4-2 que privilegia a utilização de dois médios mais recuados (Claudemir e, por norma, Fransérgio). O meio-campista brasileiro que chegou no passado mercado estival à «Cidade dos Arcebispos» tem sido uma peça nuclear no conjunto às ordens do técnico português Abel Ferreira. De referir que, até agora, o experiente médio que enverga a camisola número 25 dos Arsenalistas  totaliza 27 jogos (repartidos por quatro competições), tendo marcado dois golos e efetuado, ainda, quatro assistências.

O Heatmap, acima representado, ilustra a enorme vocação defensiva de Claudemir (zona colorida a verde)
Fonte: Heatmap

Como joga

De elevada estatura (1.85 metros), Claudemir perfila-se como um dos principais responsáveis por conferir solidez defensiva ao SC Braga. Apresentando uma menor mobilidade (e chegada à área) que o seu compatriota, Fransérgio, o centrocampista de 30 anos revela-se um jogador eficaz no desarme, com (78%) de sucesso. A isto acrescem as (1,2) interceções que realiza, em média, por partida, demonstrativo da sua boa leitura de jogo.

Embora a sua presença se faça notar acima de tudo pelo contributo a nível defensivo, não esquecer a sua enorme precisão de passe, da qual decorre uma percentagem de sucesso de (89%) nos cerca de 49 passes que realiza, em média, por encontro na Primeira Liga.

 

Foto de Capa: SC Braga

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o grupo de Portugal na fase de grupos do Mundial 2026

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. Portugal já conhece o grupo onde ficou inserido na fase de grupos da prova.

Eis o sorteio completo da fase de grupos do Mundial 2026

Realizou-se esta tarde o sorteio do Mundial 2026. 48 seleções em prova já conhecem os respetivos adversários.

Ruben Amorim frustrado com jornalistas ingleses: «Perguntam-me sempre a mesma coisa»

Ruben Amorim não ficou satisfeito com as perguntas sobre Kobbie Mainoo em conferência de imprensa. Técnico respondeu aos jornalistas.

Luís Conceição e a chegada de Portugal à final do Mundial de Futsal Feminino: «Orgulho de ser treinador destas meninas»

Luís Conceição analisou a vitória de Portugal diante da Argentina. Seleção nacional na final do Mundial de Futsal Feminino.

PUB

Mais Artigos Populares

Fabrizio Romano esclarece futuro de Darwin Núñez

Nas últimas semanas foi noticiado que Darwin Núñez poderia deixar o Al Hilal. Porém, surgiram informações contraditórias.

EM DIRETO: Acompanha o sorteio do Mundial 2026

Realiza-se esta tarde o sorteio da fase de grupos do Mundial 2026. Podes acompanhar o momento em direto.

Onde ver o Tondela x FC Porto que se segue à 1ª derrota dos dragões em Portugal em 2025/26?

O Tondela recebe o FC Porto na 13.ª jornada da Primeira Liga. Em jornada de dérbi, dragões querem ganhar pontos aos rivais de Lisboa.