Olheiro BnR – Claudemir

- Advertisement -

Claudemir Domingues de Souza nasceu a 27 de março de 1988 em Macaúbas, município do estado da Bahia (nordeste do Brasil). Durante a sua juventude, Claudemir passou por alguns clubes populares do estado de São Paulo, nomeadamente o União São João Esporte Clube, que ganhou notabilidade a nível internacional por revelar Roberto Carlos (ex-lateral esquerdo que se destacou ao serviço do Real Madrid C.F.), a Sociedade Esportiva Palmeiras e o São Carlos Futebol Clube, pelo qual viria a efetuar a sua estreia como profissional.

Ainda que estivesse a ser bem-sucedido na Águia da Central, naturalmente que, assim como grande parte dos jovens futebolistas daquele país, também o médio natural da Bahia ambicionava rumar ao continente europeu. Uma mudança que, no seu caso, se efetivou ainda cedo (tinha Claudemir apenas 19 anos). De resto, o seu trajeto enquanto profissional tem sido feito quase exclusivamente na Europa – exceção feita à passagem pelo Al-Ahli Jeddah (Arábia Saudita), no decurso da época transata.

Após chegar, em 2008, ao «Velho Continente» para representar o Vitesse Arnhem (Holanda), o médio brasileiro passou pelo FC Copenhagen (Dinamarca) e Club Brugge KV (Bélgica), tendo sempre evidenciado uma regularidade impressionante em termos exibicionais.

Assim, paralelamente aos seis títulos conquistados em provas de âmbito nacional – quatro na Dinamarca e dois enquanto esteve na Bégica-, Claudemir acumulara uma vasta experiência nas competições continentais, destacando-se particularmente os 34 encontros que disputara na UEFA Champions League. Como tal, contrariamente à maioria dos futebolistas brasileiros que chegam ao nosso país, este médio baiano estava longe de ser um desconhecido, pelo que o seu desempenho bastante positivo ao serviço do SC Braga apenas tem servido para confirmar a qualidade que o seu currículo deixava antever.

Um Guerreiro de quem Abel Ferreira não prescinde

Opção regular na formação bracarense, habitualmente disposta num 4-4-2 que privilegia a utilização de dois médios mais recuados (Claudemir e, por norma, Fransérgio). O meio-campista brasileiro que chegou no passado mercado estival à «Cidade dos Arcebispos» tem sido uma peça nuclear no conjunto às ordens do técnico português Abel Ferreira. De referir que, até agora, o experiente médio que enverga a camisola número 25 dos Arsenalistas  totaliza 27 jogos (repartidos por quatro competições), tendo marcado dois golos e efetuado, ainda, quatro assistências.

O Heatmap, acima representado, ilustra a enorme vocação defensiva de Claudemir (zona colorida a verde)
Fonte: Heatmap

Como joga

De elevada estatura (1.85 metros), Claudemir perfila-se como um dos principais responsáveis por conferir solidez defensiva ao SC Braga. Apresentando uma menor mobilidade (e chegada à área) que o seu compatriota, Fransérgio, o centrocampista de 30 anos revela-se um jogador eficaz no desarme, com (78%) de sucesso. A isto acrescem as (1,2) interceções que realiza, em média, por partida, demonstrativo da sua boa leitura de jogo.

Embora a sua presença se faça notar acima de tudo pelo contributo a nível defensivo, não esquecer a sua enorme precisão de passe, da qual decorre uma percentagem de sucesso de (89%) nos cerca de 49 passes que realiza, em média, por encontro na Primeira Liga.

 

Foto de Capa: SC Braga

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Wasl de Rui Vitória vence o Ajman e atinge o quarto lugar da Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Al Wasl, orientado por Rui Vitória, venceu o Ajman por 3-1. Com este triunfo, a equipa do técnico português segue em quarto lugar.

Morreu Domingos Lucas Naftal, antigo jogador do FC Porto

Domingos Lucas Naftal, antigo jogador do FC Porto, com passagem pelo clube nos anos 60, morreu esta semana aos 84 anos, no país onde residia.

Rio Ave bate o Santa Clara nos Açores e regressa às vitórias na Primeira Liga

O Rio Ave voltou aos triunfos na 29.ª jornada da Primeira Liga, vencendo o Santa Clara por 2-0 na visita aos Açores.

Boas notícias para o Sporting: jogador regressa às opções de Rui Borges após lesão

Há um nomes de volta às opções de Rui Borges e no banco no Estrela da Amadora x Sporting. Geovany Quenda volta após lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona vence o dérbi da Catalunha contra o Espanyol e aproxima-se do título da La Liga

O Barcelona recebeu e venceu o Espanhol por 4-1 no dérbi da Catalunha da 31.ª jornada da La Liga. Lamine Yamal e Ferran Torres estiveram em destaque.

Bayern Munique goleia St Pauli e bate recorde de golos marcados na Bundesliga a cinco jornadas do fim

O Bayern Munique foi ao terreno do St Pauli golear por 5-0, na jornada 29 da Bundesliga. A equipa de Vincent Kompany bateu o recorde de golos na competição.

Liverpool bate o Fulham de Marco Silva e Rio Ngumoha torna-se o mais novo de sempre a marcar em Anfield

Na 32.ª jornada da Premier League, o Liverpool venceu o Fulham por 2-0. Rio Ngumoha estreou-se a marcar em Anfield aos 17 anos e 225 dias.