Olheiro BnR – Kalindi Alves de Souza

- Advertisement -

Kalindi Alves de Souza nasceu a 29 de agosto de 1993 no norte do Brasil, mais concretamente, no estado do Pará, o segundo maior do país.

Tendo iniciado a sua carreira no Pinheirense Esporte Clube, emblema do distrito de Icoaraci (Belém, Pará), Kalindi transferiu-se, no ano de 2013, para a Tuna Luso Brasileira, um dos principais clubes paraenses. Posteriormente, ingressou no Grêmio Esportivo Anápolis, formação do estado de Goiás, de onde saiu no verão de 2015 com destino a Portugal, para representar o FC Penafiel.

De um Natal antecipado, nasceu um jogador consolidado

Após efetuar a sua estreia em setembro pelos Rubro-Negros, num encontro relativo à segunda eliminatória da Taça da Liga ante o Portimonense SC, no qual atuou como extremo direito, o futebolista paraense sentiu algumas dificuldades para se impor no conjunto às ordens de Carlos Brito, tendo apenas disputado o seu primeiro jogo na Segunda Liga no mês de dezembro. Ora, essa partida (um empate a um golo diante do CD Mafra) acabou por ter um impacto positivo na sua trajetória no emblema penafidelense, uma vez que o desfecho pouco favorável – aliado ao mau arranque do FC Penafiel- motivou o despedimento do técnico portuense, que foi rendido por Paulo Alves.

Após a entrada deste último, Kalindi foi convertido em lateral e passou a usufruir de mais tempo de utilização, tendo-se estabelecido como um dos habituais titulares da equipa, uma realidade que se perpetuou pelas duas épocas seguintes. No total, o futebolista brasileiro disputou 102 jogos – 8923 minutos, nos quais marcou um golo e completou cinco assistências, durante as três temporadas em que esteve ao serviço dos Durienses.

(Kalind)ade de Primeira

Em época de estreia no principal escalão na hierarquia do futebol português, o lateral de 25 anos tem impressionado, acima de tudo, pela regularidade exibicional até aqui demonstrada ao ponto de se configurar como um jogador preponderante na equipa do CD Nacional.

A nível defensivo, Kalindi Souza oferece bastante consistência, visto que efetua, em média, (3,8) desarmes por encontro, dos quais cerca de (74 %) são bem-sucedidos.

O Heatmap, acima representado, ilustra a grande contribuição defensiva de Kalindi, no jogo ante o CD Tondela
Fonte: Whoscored

Por outro lado, a influência do lateral brasileiro na equipa treinada pelo antigo internacional português Costinha também se estende ao capítulo ofensivo, devido à profundidade que imprime no seu corredor, fazendo-se valer da sua velocidade e capacidade de drible.

Para além disso, note-se o facto de Kalindi ser o futebolista do CD Nacional que mais toques na bola realiza por encontro, registando uma média de (74,2) nas dez partidas já disputadas referentes à Primeira Liga.

Em jeito de conclusão, resta-me acrescentar que, com a reabertura do mercado a aproximar-se, não seria descabido pensar-se numa mudança de ares para o atleta.

 

Foto de Capa: CD Nacional

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adeptos do Benfica respondem à chamada: eis as imagens do exterior do Estádio da Luz para o jogo à porta fechada

O Benfica defronta o Académico de Viseu num jogo que será realizado à porta fechada. Adeptos concentram-se fora do Estádio da Luz.

Rafael Obrador a caminho da Serie A: Espanhol deixa o Benfica por empréstimo com opção de compra

Fabrizio Romano avança que o Sassuolo está muito perto de garantir o empréstimo com opção de compra do defesa-lateral do Benfica, Rafael Obrador.

Benfica x Académico de Viseu: Eis os onzes iniciais na 1.ª jornada da Primeira Liga

Num jogo à porta fechada, o Benfica recebe o Académico Viseu a partir das 20h30 no Estádio da Luz. Fica com os onzes iniciais das duas equipas.

Gabri Veiga converte a grande penalidade e faz o 2-0 para o FC Porto

O FC Porto recebe o Alverca no jogo de estreia da Primeira Liga 2026/27. Gabri Veiga converteu a grande penalidade e fez o 2-0.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto inaugura o marcador frente ao Alverca com golo de André Silva

O FC Porto recebe o Alverca no jogo de estreia da Primeira Liga 2026/27. Os dragões colocaram-se em vantagem com o golo de André Silva.

Nestory Irankunda despede-se dos adeptos do Watford antes de reforçar o Sporting

Já com a transferência acertada para o Sporting, Nestory Irankunda marcou presença nas bancadas do Vicarage Road para o Watford x Crawley Town.

Vizela bate UD Leira pela margem mínima e Sporting B vence na reta final da visita ao AVS SAD: Eis os resultados do dia...

No arranque da nova temporada da Segunda Liga, o Vizela superou o UD Leiria por 1-0 e o Sporting B venceu no terreno do AVS SAD, também por 1-0.