Para quê dar um passo maior que a perna?

- Advertisement -

Mas voltando aos exemplos, sendo o Sporting Clube de Portugal uma referência mundial do futebol de formação há muitos anos, também já teve casos de jogadores que deram este salto. O ano em que tal situação mais se verificou foi em 2012, após o clube leonino se ter sagrado campeão nacional de juniores com uma das gerações mais promissoras desta década. Numa equipa onde pontificavam jogadores como João Mário, Rúben Semedo, Ricardo Esgaio ou Iuri Medeiros, existem jogadores que emigraram.

Começando pelo caso de João Carlos Teixeira, foi vendido nesse Verão ao Liverpool. Fez um total de oito jogos oficiais pela equipa principal dos reds e a única época em que jogou regularmente de forma competitiva foi em 2014/2015, quando esteve emprestado ao Brighton no Championship. Depois de uma época em que mal jogou no FC Porto, está actualmente emprestado ao Sporting de Braga, onde procura relançar a carreira.

João Teixeira procura relançar a carreira no SC Braga Fonte: Facebook Oficial João Vilaça Teixeira
João Teixeira procura relançar a carreira no SC Braga
Fonte: Facebook Oficial João Vilaça Teixeira

Outros dois casos são os do defesa-central Edgar Ié e do médio Agostinho Cá. Ambos transferiram-se para o Barcelona em 2012, com ainda um ano de júnior por jogar. Edgar Ié, também acabado de se estrear na selecção A, esteve vários anos pelas equipas B do Barcelona e do Villareal e após meia época de bom nível ao serviço do Belenenses, transferiu-se para os franceses do Lille, onde está a lutar pela manutenção. Já Agostinho cá, após poucas utilizações no na equipa B blaugrana e empréstimos mal sucedidos, está actualmente a jogar na Lituânia.

Posso falar aqui também dos casos de Bruma e Tiago Ilori, que forçaram a saída do clube leonino em 2013 após alguns meses como titulares na equipa principal. O defesa-central esteve emprestado a clubes como o Granada, o Brodeaux e o Aston Villa, não tendo jogado com muita regularidade em nenhum deles. Agora joga no Reading no Championship. Já o extremo, que esteve o Verão de 2013 inteiro em diferendo com o Sporting, acabaria por ser vendido ao Galatasaray. Entre lesões e empréstimos, o extremo recém-internacional português transferiu-se neste Verão para o RB Leipzig após a sua primeira época de grande nível no estrangeiro.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.