📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Das 18 equipas em competição na Primeira Liga, uma dezena é nortenha, com destaque para a zona do Grande Porto com cinco emblemas. As razões não são claras, mas é por demais evidente a forte presença de equipas desta zona do país no principal escalão do futebol português.

Este dado sofrerá, necessariamente, alterações no fim da presente temporada. Neste momento, três equipas do Norte estão em zona de descida – CD Feirense, CD Aves e GD Chaves. Pouco acima e não tão longe assim, estão também Boavista FC e CD Tondela.

Naturalmente que qualquer previsão será prematura, visto que só agora termina a primeira volta do campeonato. No entanto, ainda que nada mude – ou tudo se modifique – a Primeira Liga prepara-se para receber mais emblemas com coordenadas geográficas semelhantes; FC Paços de Ferreira e FC Famalicão ocupam neste momento os dois primeiros lugares da Segunda Liga.

Os castores são favoritos à subida de divisão
Fonte: FC Paços Ferreira

Novamente, é ainda prematuro poder avançar com certezas, mas os castores seguem na liderança com apenas um empate e três derrotas, seguidos de perto pelos famalicenses. Um pouco mais atrás segue o GD Estoril Praia. Num cenário “perfeito” para os nortenhos, às 10 equipas da Primeira Liga poder-se-ia acrescentar a companhia de mais dois emblemas, perfazendo um total de 12 em 18, mais de 60 porcento dos competidores.

No entanto, convém ainda relembrar que o Gil Vicente FC, que atua na série A do Campeonato de Portugal, viu uma decisão da justiça garantir-lhe o acesso à Primeira Liga já na próxima temporada. O caso é conhecido e já foi bastante discutido, tendo agora sorrido à equipa de Barcelos. No melhor cenário, poderão ser 13 equipas do Norte num total de 18, cerca de 70 por cento. Na pior das hipóteses serão oito, perto de metade.

Foto de Capa: FC Paços Ferreira

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.