- Advertisement -

Das 18 equipas em competição na Primeira Liga, uma dezena é nortenha, com destaque para a zona do Grande Porto com cinco emblemas. As razões não são claras, mas é por demais evidente a forte presença de equipas desta zona do país no principal escalão do futebol português.

Este dado sofrerá, necessariamente, alterações no fim da presente temporada. Neste momento, três equipas do Norte estão em zona de descida – CD Feirense, CD Aves e GD Chaves. Pouco acima e não tão longe assim, estão também Boavista FC e CD Tondela.

Naturalmente que qualquer previsão será prematura, visto que só agora termina a primeira volta do campeonato. No entanto, ainda que nada mude – ou tudo se modifique – a Primeira Liga prepara-se para receber mais emblemas com coordenadas geográficas semelhantes; FC Paços de Ferreira e FC Famalicão ocupam neste momento os dois primeiros lugares da Segunda Liga.

Os castores são favoritos à subida de divisão
Fonte: FC Paços Ferreira

Novamente, é ainda prematuro poder avançar com certezas, mas os castores seguem na liderança com apenas um empate e três derrotas, seguidos de perto pelos famalicenses. Um pouco mais atrás segue o GD Estoril Praia. Num cenário “perfeito” para os nortenhos, às 10 equipas da Primeira Liga poder-se-ia acrescentar a companhia de mais dois emblemas, perfazendo um total de 12 em 18, mais de 60 porcento dos competidores.

No entanto, convém ainda relembrar que o Gil Vicente FC, que atua na série A do Campeonato de Portugal, viu uma decisão da justiça garantir-lhe o acesso à Primeira Liga já na próxima temporada. O caso é conhecido e já foi bastante discutido, tendo agora sorrido à equipa de Barcelos. No melhor cenário, poderão ser 13 equipas do Norte num total de 18, cerca de 70 por cento. Na pior das hipóteses serão oito, perto de metade.

Foto de Capa: FC Paços Ferreira

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa responde ao Bola na Rede: «Nem sempre tivemos os melhores timings, mas a ideia passou por criarmos condições para bater...

Vasco Botelho da Costa fez a análise ao desaire do Moreirense frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Não esperávamos uma abordagem como esta do Moreirense»

Francesco Farioli fez a análise ao triunfo do FC Porto frente ao Moreirense. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Eis a mais recente atualização dos inscritos na Liga Portugal

A Liga Portugal emitiu a mais recente lista de jogadores que foram inscritos nas provas profissionais até às 21 horas.

Cristian Chivu deixa provocação ao AC Milan de Ruben Amorim: «No ano passado, ficaram muito atrás»

Em antevisão ao Inter Milão x Nápoles, Cristian Chivu provocou os rivais AC Milan e Juventus, desvalorizando o «confronto direto».

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio muito perto de contratar defesa português

A Lazio deve confirmar nas próximas horas a contratação de Diogo Leite. O defesa português encontra-se livre no mercado.

Dia de renovações no PSG: Luis Enrique, João Neves, Willian Pacho, Lucas Beraldo, Fabián Ruiz e Senny Mayulu

De uma vez só, o PSG anunciou a extensão dos contratos do treinador Luís Enrique, do português João Neves e de 4 outros jogadores.

Francesco Farioli em conferência de imprensa: «Considero que talvez apenas durante 30 segundos não estivemos ao nível necessário»

Francesco Farioli realizou a conferência de imprensa após o triunfo do FC Porto frente ao Moreirense, por 2-1, na 5.ª jornada da Primeira Liga.