Preparem-se, que este FC Famalicão chegou para ficar

    O FC Famalicão regressou à Primeira Liga nesta última época 25 anos depois da última presença e mostrou que não veio para brincadeiras. Ao contrário de muitas equipas que se qualificam para o principal escalão do futebol português depois de anos de ausência, o emblema de Vila Nova de Famalicão não começou a temporada com o objetivo de apenas tentar garantir a manutenção através de um futebol muitas vezes medíocre baseado no “salve-se quem puder” e na estratégia já muito refinada por algumas equipas portuguesas de jogar com o cronómetro, porque um empate é sempre melhor que uma derrota e pode ser que chegue para as contas no final da época.

    Este Famalicão é diferente. Encarou cada jornada com um pensamento de “equipa grande”, sempre com o objetivo de encarar o adversário e disputar cada jogo como se o seu destino dependesse daquela vitória. Os primeiros jogos do campeonato denotaram isso mesmo e a cada três pontos conquistados, os famalicenses ganhavam força para fazer história no final da época.

    Claro que trabalhar em cima de vitórias é teoricamente mais favorável a qualquer equipa, porque o fator motivação está mais do que garantido. Mas esta sequência positiva só foi possível devido a uma inteligente gestão do plantel, cimentada num notável trabalho realizado por João Pedro Sousa e a sua equipa técnica e por uma grande resposta em campo dos jogadores.

    Não foi tudo um mar de rosas e, na segunda metade da primeira volta do campeonato, já assistimos a um Famalicão a perder o seu nível exibicional e a sua consistência em campo, refletindo-se esta quebra nos resultados. Aqui, a paragem forçada devido ao novo coronavírus poderá ter sido crucial para ajudar a equipa a redefinir estratégias e reorientar o foco, já que melhorou as suas exibições aquando a retoma da competição, coroada logo com uma vitória no primeiro jogo de regresso frente ao clube que viria a ser o campeão nacional, o FC Porto.

    Os bons resultados começaram, naturalmente, a alimentar o sonho europeu em Famalicão que via o quinto lugar no final da época cada vez mais possível e, com ele, um lugar na qualificação para a Liga Europa, algo nunca conseguido no clube nortenho. Não sabemos se este foi um objetivo definido por Sousa e os seus adjuntos logo no início da época, mas com certeza tornou-se o alvo dos famalicenses na reta final do campeonato que quase viam este desígnio tornar-se realidade.

    Uma infelicidade do destino atirou o Famalicão para o sexto lugar na derradeira jornada, já no período de descontos: Rúben Lameira marca aos 91 minutos o golo que parecia colocar definitivamente a equipa na Europa, mas, aos 95 minutos, Erivaldo “atira um balde de água fria” às pretensões famalicenses, ao marcar o golo do empate que sentenciou o destino do Famalicão, empurrando-o para a sexta posição e fora das competições europeias.

    Apesar deste fracasso que marcou o final da época, o emblema orientado por João Pedro Sousa – que, ao que tudo indica, vai continuar no leme da equipa – fez uma época surpreendentemente positiva e que irá, certamente, servir de exemplo na preparação da nova temporada. Entretanto, o “Fama” – como é carinhosamente tratado pelos seus incansáveis adeptos –  já se viu órfão de uma das suas principais estrelas na temporada passada, Fábio Martins, que anunciou na sua despedida do clube ter vivido uma “história incrível” e afirmando que o plantel conseguiu “algo ímpar em Portugal, acima de tudo porque jogamos sempre com alegria e com prazer”.

    Em sentido contrário chegaram já ao clube alguns reforços que, muito possivelmente, vão fazer a diferença no plantel: o médio de 25 anos Andrija Lukovic, proveniente dos polacos RKS Rakow; Alexandre Penetra, defesa central de apenas 18 anos que se transferiu da formação do SL Benfica e inicia agora o seu percurso no futebol sénior; Fernando Valenzuela, extremo de 23 anos internacional pela seleção sub-23 da Argentina, Diego Batista, chegado também do Seixal, com 20 anos e Abdul Ibrahim, o ganês de 21 anos que vem do GD Chaves e que atua como defesa esquerdo.

    Tudo indica que o Famalicão tem todos os ingredientes necessários para replicar ou ultrapassar na próxima época o sucesso alcançado em 2019/20. Quem sabe se não será já daqui a dois anos que vemos os famalicenses a representar o futebol português na Europa?

    Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Artur Jorge: «Não tenho dúvidas de que fui o melhor treinador da história do Botafogo»

    Artur Jorge deu uma entrevista exclusiva à Sport TV. Técnico português não tem dúvidas de que é o melhor treinador da história do Botafogo.

    Artur Jorge: «Voltaria a Portugal apenas para treinar um dos 3 grandes. Havia essa possibilidade»

    Artur Jorge deu uma entrevista exclusiva à Sport TV. Técnico do Al Rayyan falou sobre a possibilidade de voltar a Portugal.

    Filipe Luís elogia jogador do Flamengo: «Poderia estar perfeitamente a jogar no Barcelona»

    Filipe Luís não poupou nos elogios a Erick Pulgar. O médio chileno representa o Flamengo e esteve em destaque no Campeonato Carioca.

    Rooney impressionado com jovem do Manchester United: «Tem sido fantástico»

    Ayden Heaven foi titular pelo Manchester United contra o Leicester City. Wayne Rooney deixou elogios ao jovem defesa.

    Flamengo aproveita embalo da 1ª mão e vence Campeonato Carioca diante do Fluminense

    O Flamengo é o campeão do Campeonato Carioca em 2025. Vitória sobre o Fluminense na final da competição.
    Diana Oliveira
    Diana Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
    A Diana é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e, desde cedo, que a escrita faz parte de si. Poder conjugá-la com o futebol, outra das suas paixões, é a cereja no topo do bolo. A Diana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.