Quando o músculo se sobrepõe ao cérebro

- Advertisement -

Esta década ditou uma revolução no futebol mundial. Actualmente, vivemos numa era em que o futebol apoiado é o modelo para muitas equipas de futebol espalhadas pelo mundo fora. Um futebol dominante assente em três aspectos de jogo: pressão, posicionamento e posse de bola. Os jogadores que encaixam melhor nesse modelo não são aqueles que se destacam pela sua presença física mas sim aqueles que tratam melhor a bola, que se destacam pela sua técnica, criatividade e capacidade de definir os lances.

No entanto, nem todos os treinadores são apologistas da máxima de que o músculo mais importante é o cérebro. Em Portugal, encontrámos uma equipa que conseguiu mostrar que era possível dominar de outra forma, com um futebol agressivo, aguerrido e que corresponde ao ADN do seu clube.

O FC Porto e sobretudo o treinador Sérgio Conceição foram campeões nacionais com todo o mérito e justiça, muito graças à postura dominante da sua equipa assente na força física e mental da mesma. O técnico que já tinha deixado marca no seu clube enquanto jogador, chegou a um clube intervencionado pela UEFA e com pouquíssima margem para investir, pegou num plantel curto mas com muitos jogadores de elevada capacidade/disponibilidade física e conseguiu construir uma equipa dominadora, consistente e capaz de extrair o melhor de cada jogador.

Sérgio Conceição transformou a mentalidade do clube azul e branco
Fonte: FC Porto

Para além daquilo mostrado dentro das quatro linhas, Sérgio Conceição soube dar outra mentalidade à equipa, tornando-a mais forte. Graças a essa mentalidade, a equipa soube quase sempre superar as baixas devido às lesões (principalmente a de Danilo) e a maioria dos jogadores que entravam na equipa como segundas linhas respondiam à altura do desafio.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Europeu de Voleibol: Portugal vê eliminação nos oitavos de final

Portugal perdeu este domingo com a França por 3-0 e viu a eliminação nos oitavos de final do Campeonato da Europa de Voleibol.

Deco anuncia 3 renovações no Barcelona: Peça-chave blindada até 2030

Deco anunciou a renovação de Raphinha até 2030 no Barcelona, garantindo também a continuidade dos jovens Marc Bernal e Espart.

Hoffenheim derrotado na casa do Paderborn: eis todos os resultados do dia da Bundesliga

O Hoffenheim perdeu na casa do Paderborn por 3-1 na quarta jornada da Bundesliga. Vê todos os resultados do dia.

Claque pede saída de Rui Borges: «Chegou ao fim a sua história no Sporting»

A Juventude Leonina pediu a saída de Rui Borges após o empate do Sporting frente ao Arouca, mas a direção mantém a confiança no técnico.

PUB

Mais Artigos Populares

Racing Power vence Valadares Gaia e conquista 1.ª vitória na nova temporada na Primeira Liga Feminina

O Racing Power derrotou o Valadares Gaia na segunda jornada da Primeira Liga Feminina. Primeira vitória para o clube esta época.

Sporting goleia Famalicão fora de portas e Leões de Porto Salvo levam a melhor sobre o Venda Nova: Eis resultados do dia no Futsal

O Sporting goleou o Famalicão por oito a dois, mantendo a liderança da Liga de Futsal com três triunfos em três jogos.

Fenerbahçe goleia por 8-0 e Amedspor é o novo líder após bater o Besiktas: eis os resultados do dia na Liga Turca

O Fenerbahçe venceu o Eyupspor por 8-0. Noutro jogo do dia, o Amedspor venceu o Besiktas e subiu à liderança da Liga Turca.