Quem é o quarto grande em Portugal afinal?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Esta semana soube-se que Portugal vai perder uma vaga na Liga dos Campeões na época de 2018/2019. Durante um par de horas (não mais que isso), os entendidos do futebol fingiram estar preocupados com a situação do futebol português. Fingiram.

Os interesses que têm prevalecido em Portugal são apenas aqueles que garantem o comprazimento dos chamados “três grandes”. Não se centralizam direitos televisivos porque isso implicaria maiores receitas para os clubes pequenos, tornando o campeonato mais competitivo. Isso não interessa. Importante é estarmos a 9 jornadas do fim e prevermos que Porto e Benfica apenas têm hipóteses de perder pontos nos jogos entre eles (+ Sporting).

A realidade é que 85% dos troféus disputados em Portugal foram vencidos por apenas 3 clubes. É esta triste realidade que ninguém quer alterar. À parte desta hegemonia dos três grandes vivem todos os outros clubes, mas, em especial, quatro clubes que lutam pelo honroso título de “4.º Grande”.

O “4.º Grande” é pois a representação daquele que mais conseguiu resistir ao efeito eucaliptal dos três grandes. No fundo, é o mais digno merecedor do estatuto bíblico do Rei Davi, contra os três gigantes filisteus Golias. Esta análise, para ser feita com seriedade, só pode ser feita tendo por base uma análise histórica de resultados, de troféus.

Nesse capítulo, há um clube que se destaca amplamente dos outros contabilizando, inclusive, mais títulos que todos os outros somados, o Boavista.

Os títulos do Boavista FC falam por si Fonte: Boavista FC
Os títulos do Boavista FC falam por si
Fonte: Boavista FC

Enquanto os axadrezados somam no seu palmarés com uma Primeira Liga, 5 Taças de Portugal e 3 supertaças (9), equipas como o Vitória de Guimarães contam com uma Taça de Portugal e uma Supertaça (2), o Braga com uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga (2), e o Belenenses com uma Primeira Liga e 3 Taças de Portugal (4).

A diferença é tão grande que, caso o Braga ou o Vitória passassem a ser os únicos vencedores de troféus para além dos três grandes (mantendo-se o rácio de vitórias), precisariam de 12 anos para igualar o Boavista.

O progresso desportivo do Vitória de Guimarães e do Braga (em especial), ao longo da última década, coincidiu com a descida de divisão decretada na secretaria dos axadrezados. No entanto, esta melhoria de performance desportiva não se refletiu em troféus.

No futebol é comum dizer-se que ninguém se recorda de quem disputa as finais, mas sim de quem as vence. E, nesse campo, ninguém as vence como o Boavista. Feitas as contas, não sobra qualquer margem para dúvida de quem é o verdadeiro 4º Grande em Portugal.

Assunto encerrado. Comecemos então a discussão do 5.º Grande em Portugal.

José Pedro Pais
José Pedro Paishttp://www.bolanarede.pt
O José é um apaixonado por futebol bonito e transparente. A sua agenda enquanto gestor é planeada sempre antecipadamente de forma a garantir que tem tempo para fazer aquilo de que mais gosta, ver o Boavista ao vivo. Politica e viagens são outras duas paixões deste fervoroso adepto axadrezado.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vozinha confirmado como reforço do Colo-Colo após destaque no Mundial 2026

O Colo-Colo anunciou a contratação de Vozinha a custo zero. O guarda-redes cabo-verdiano representou o Chaves na última temporada.

Alberto Costa já treina no relvado: Oskar Pietuszewski em contrarrelógio para a Supertaça

Alberto Costa recuperou de uma lesão na coxa direita. Martim Fernandes e Oskar Pietuszewski continuam em dúvida para a Supertaça.

António Silva cumpre último jogo pelo Benfica antes de rumar ao Bournemouth

António Silva deverá cumprir o último jogo pelo Benfica na segunda mão da pré-eliminatória da Europa League frente ao St.Gallen.

Manchester City renova com Abdukodir Khusanov até 2031

O Manchester City anunciou a renovação de contrato com Abdukodir Khusanov até 2031. O defesa de 22 anos realizou 37 jogos pelos cityzens na temporada transata.

PUB

Mais Artigos Populares

Watford rejeita proposta do Hull City por alvo do Sporting

O Hull City apresentou uma proposta por Nestory Irankunda, mas a oferta foi recusada pelo Watford. O extremo de 20 anos é pretendido pelo Sporting.

Real Madrid chega a acordo verbal com melhor jogador do Mundial 2026

O Real Madrid chegou a um acordo salarial com Rodri, faltando agora entendimento com o Manchester City para a contratação do médio espanhol.

QPR contrata Tariq Lamptey a custo zero

QPR contrata Tariq Lamptey a custo zero. O jogador estava livre no mercado desde que rescindiu contrato com a Fiorentina.