Quem é o quarto grande em Portugal afinal?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Esta semana soube-se que Portugal vai perder uma vaga na Liga dos Campeões na época de 2018/2019. Durante um par de horas (não mais que isso), os entendidos do futebol fingiram estar preocupados com a situação do futebol português. Fingiram.

Os interesses que têm prevalecido em Portugal são apenas aqueles que garantem o comprazimento dos chamados “três grandes”. Não se centralizam direitos televisivos porque isso implicaria maiores receitas para os clubes pequenos, tornando o campeonato mais competitivo. Isso não interessa. Importante é estarmos a 9 jornadas do fim e prevermos que Porto e Benfica apenas têm hipóteses de perder pontos nos jogos entre eles (+ Sporting).

A realidade é que 85% dos troféus disputados em Portugal foram vencidos por apenas 3 clubes. É esta triste realidade que ninguém quer alterar. À parte desta hegemonia dos três grandes vivem todos os outros clubes, mas, em especial, quatro clubes que lutam pelo honroso título de “4.º Grande”.

O “4.º Grande” é pois a representação daquele que mais conseguiu resistir ao efeito eucaliptal dos três grandes. No fundo, é o mais digno merecedor do estatuto bíblico do Rei Davi, contra os três gigantes filisteus Golias. Esta análise, para ser feita com seriedade, só pode ser feita tendo por base uma análise histórica de resultados, de troféus.

Nesse capítulo, há um clube que se destaca amplamente dos outros contabilizando, inclusive, mais títulos que todos os outros somados, o Boavista.

Os títulos do Boavista FC falam por si Fonte: Boavista FC
Os títulos do Boavista FC falam por si
Fonte: Boavista FC

Enquanto os axadrezados somam no seu palmarés com uma Primeira Liga, 5 Taças de Portugal e 3 supertaças (9), equipas como o Vitória de Guimarães contam com uma Taça de Portugal e uma Supertaça (2), o Braga com uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga (2), e o Belenenses com uma Primeira Liga e 3 Taças de Portugal (4).

A diferença é tão grande que, caso o Braga ou o Vitória passassem a ser os únicos vencedores de troféus para além dos três grandes (mantendo-se o rácio de vitórias), precisariam de 12 anos para igualar o Boavista.

O progresso desportivo do Vitória de Guimarães e do Braga (em especial), ao longo da última década, coincidiu com a descida de divisão decretada na secretaria dos axadrezados. No entanto, esta melhoria de performance desportiva não se refletiu em troféus.

No futebol é comum dizer-se que ninguém se recorda de quem disputa as finais, mas sim de quem as vence. E, nesse campo, ninguém as vence como o Boavista. Feitas as contas, não sobra qualquer margem para dúvida de quem é o verdadeiro 4º Grande em Portugal.

Assunto encerrado. Comecemos então a discussão do 5.º Grande em Portugal.

José Pedro Pais
José Pedro Paishttp://www.bolanarede.pt
O José é um apaixonado por futebol bonito e transparente. A sua agenda enquanto gestor é planeada sempre antecipadamente de forma a garantir que tem tempo para fazer aquilo de que mais gosta, ver o Boavista ao vivo. Politica e viagens são outras duas paixões deste fervoroso adepto axadrezado.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Dalot e o momento no Manchester United: «Enquanto vestir esta camisola, não me vou esconder, não vou fazer-me de vítima»

Em entrevista ao canal do Manchester United, Diogo Dalot refletiu sobre a vitória frente ao Arsenal, o amor pelo clube e os objetivos para o resto da época.

Pep Guardiola confirma que Oscar Bobb quer sair do Manchester City

Oscar Bobb pode estar de saída do Manchester City, após Pep Guardiola confirmar a vontade do norueguês de abandonar o clube.

Giorgio Chiellini garante que a Juventus não vai contratar Youssef En-Nesyri

Giorgio Chiellini garantiu que Youssef En-Nesyri não vai assinar em definitivo com a Juventus, e que o avançado rejeitou as condições de empréstimo.

André Luiz tem acordo total com o Olympiacos e Benfica vê negócio ficar muito difícil

André Luiz está muito perto de chegar ao Olympiacos. Extremo brasileiro chegou a acordo com o conjunto grego.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 3 avançados apontados ao FC Porto nas últimas horas

O FC Porto deseja reforçar o ataque com mais um avançado (ponta-de-lança). Houve três nomes apontados ao clube nas últimas horas.

Portugal empata com a Noruega no Europeu de Andebol e deixa de ter hipóteses de chegar às meias-finais

Portugal empatou com a Noruega por 35-35. Com o empate, Heróis do Mar deixam de ter hipótese de seguir para as meias-finais.

Raúl Asencio quer jogar contra o Benfica, mas pode custar-lhe o Mundial 2026: «Não paro nem louco»

Raúl Asencio sofre de uma fissura na tíbia, mas rejeita-se a fazer a paragem que o afastaria do encontro com o Benfica e podia prevenir uma possível fratura.