Are you Reading this? Luís Castro is not leaving!

- Advertisement -

Algures do Sudeste do Reino Unido, a meio caminho entre Londres e Oxford, veio uma proposta à Cidade de Berço. O Reading FC, que disputa o Championship, fez uma abordagem ao treinador do Vitória Sport Clube – Luís Castro – para este vir treinar os também conhecidos como “the royals”.

Muito se falou, muita tinta correu sobre este assunto, muitos já davam a sua saída como certa. Até já se apontavam possíveis sucessores para o comando da equipa vitoriana, mas a verdade é que a decisão de Luís Castro foi mesmo a de permanecer no Vitória de Guimarães.

Analisemos o passado recente da equipa vimaranense. Depois de uma época não tão bem conseguida por parte de Pedro Martins e de toda a sua equipa o ano passado, onde o Vitória acabou num modesto 9.º lugar, esta primeira volta daquela que é a época 2018/2019 não está a correr mal às aspirações de Luís Castro e de toda a sua equipa. O Vitória encontra-se, neste momento, na 5.ª posição da tabela classificativa a apenas cinco pontos do SL Benfica.

Reading seria o passo certo?

O peso da questão pautou-se pelo compromisso para com os adeptos e toda a instituição do Vitória. E, sejamos sinceros, apesar de a realidade do campeonato inglês (quer no primeiro, quer no segundo escalão) ser bastante diferente da nossa, esta possível ida do treinador para o Reading iria ser um autêntico tiro no escuro.

Os “The Royals” encontram-se na 22.ª posição, ou seja, no antepenúltimo lugar da tabela classificativa. Volto a dizer: bem sei que a realidade do futebol inglês é bem distinta da nossa. Também sei que um clube de segundo escalão é capaz de ter uma influência económica e desportiva bem maior do que um clube português mais modesto, mas que, mesmo assim, pertença ao escalão principal. Contudo, acho que o risco era demasiado grande. Ainda para mais quando as coisas no Vitória até estão a correr bem. Sempre ouvi dizer que em equipa que ganha não se mexe. Será que essa máxima pode ser também utilizada quanto à realidade de um treinador? Parece-me que sim.

O Reading FC ocupa agora a 22.ª e antepenúltima posição do segundo escalão inglês
Fonte: Reading FC

O Vitória é um grande clube, com uma massa associativa de louvar. Amam o clube da sua cidade e vêem-no como o melhor de Portugal. E é mesmo assim que tem de ser, não é verdade? A paixão dos adeptos vimaranenses contagia qualquer um e quando um treinador sente esse mesmo apoio torna-se tudo muito mais fácil.

LÊ MAIS: Fracasso do Vitória SC: Afinal, de quem é a culpa?

Acredito que o ambiente que se vive nas bancadas e mesmo dentro do clube deve ter sido o ponto-chave nesta decisão, porque, sejamos sinceros: se fosse por questões monetárias, provavelmente Luís Castro estaria a fazer as suas malas para Inglaterra neste preciso momento. Não foi e ainda bem. Na minha opinião, terá tempo para embarcar em novas aventuras fora de Portugal, mas não nesta altura. Não quando as coisas por aqui até estão a correr bem.

 

Foto de Capa: Vitória SC

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Raúl Asencio absolvido no caso do vídeo íntimo: «Agora é a minha vez de falar»

Raúl Asencio foi absolvido no caso do vídeo sexual. As duas vítimas perdoaram o defesa do Real Madrid, permitindo a retirada da acusação.

Taça de Itália: Palermo e Hellas Verona avançam para os oitavos-de-final

Nos 16-avos de final da Taça de Itália, o Palermo bateu o Mantova por 5-2 e o Hellas Verona eliminou o Cagliari, com uma vitória por 2-1.

Real Sociedad e Celta Vigo empatam no arranque da quarta jornada da La Liga

Na quarta jornada da La Liga, a Real Sociedad e Celta Vigo não foram além do empate a zero no País Basco.

Imprensa italiana revela o plano B de Rui Costa para o Benfica como alternativa a Marco Silva

Nicolò Schira avança que Rui Costa falou com Vicenzo Italiano em maio, como plano B para o Benfica, caso não chegasse a acordo com Marco Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Anderlecht de Vítor Bruno regressa às vitórias na Liga Belga

Na terceira jornada da Liga Belga, o Anderlecht de Vítor Bruno recebeu e venceu o Kortrijk pela margem mínima.

Rui Pedro Braz abandona o cargo de diretor desportivo do Al Ahli

O Al Ahli anunciou um acordo de rescisão de contrato com Rui Pedro Braz, por mútuo acordo. Português chegou ao clube em outubro de 2025.

Ange Postecoglu entusiasmado com o recorde de Cristiano Ronaldo: «Está perto dos 1000 golos… vai ser incrível»

Cristiano Ronaldo está a 22 golos do recorde histórico e Ange Postecoglu deixou fortes elogios ao capitão do Al Nassr.