Are you Reading this? Luís Castro is not leaving!

- Advertisement -

Algures do Sudeste do Reino Unido, a meio caminho entre Londres e Oxford, veio uma proposta à Cidade de Berço. O Reading FC, que disputa o Championship, fez uma abordagem ao treinador do Vitória Sport Clube – Luís Castro – para este vir treinar os também conhecidos como “the royals”.

Muito se falou, muita tinta correu sobre este assunto, muitos já davam a sua saída como certa. Até já se apontavam possíveis sucessores para o comando da equipa vitoriana, mas a verdade é que a decisão de Luís Castro foi mesmo a de permanecer no Vitória de Guimarães.

Analisemos o passado recente da equipa vimaranense. Depois de uma época não tão bem conseguida por parte de Pedro Martins e de toda a sua equipa o ano passado, onde o Vitória acabou num modesto 9.º lugar, esta primeira volta daquela que é a época 2018/2019 não está a correr mal às aspirações de Luís Castro e de toda a sua equipa. O Vitória encontra-se, neste momento, na 5.ª posição da tabela classificativa a apenas cinco pontos do SL Benfica.

Reading seria o passo certo?

O peso da questão pautou-se pelo compromisso para com os adeptos e toda a instituição do Vitória. E, sejamos sinceros, apesar de a realidade do campeonato inglês (quer no primeiro, quer no segundo escalão) ser bastante diferente da nossa, esta possível ida do treinador para o Reading iria ser um autêntico tiro no escuro.

Os “The Royals” encontram-se na 22.ª posição, ou seja, no antepenúltimo lugar da tabela classificativa. Volto a dizer: bem sei que a realidade do futebol inglês é bem distinta da nossa. Também sei que um clube de segundo escalão é capaz de ter uma influência económica e desportiva bem maior do que um clube português mais modesto, mas que, mesmo assim, pertença ao escalão principal. Contudo, acho que o risco era demasiado grande. Ainda para mais quando as coisas no Vitória até estão a correr bem. Sempre ouvi dizer que em equipa que ganha não se mexe. Será que essa máxima pode ser também utilizada quanto à realidade de um treinador? Parece-me que sim.

O Reading FC ocupa agora a 22.ª e antepenúltima posição do segundo escalão inglês
Fonte: Reading FC

O Vitória é um grande clube, com uma massa associativa de louvar. Amam o clube da sua cidade e vêem-no como o melhor de Portugal. E é mesmo assim que tem de ser, não é verdade? A paixão dos adeptos vimaranenses contagia qualquer um e quando um treinador sente esse mesmo apoio torna-se tudo muito mais fácil.

LÊ MAIS: Fracasso do Vitória SC: Afinal, de quem é a culpa?

Acredito que o ambiente que se vive nas bancadas e mesmo dentro do clube deve ter sido o ponto-chave nesta decisão, porque, sejamos sinceros: se fosse por questões monetárias, provavelmente Luís Castro estaria a fazer as suas malas para Inglaterra neste preciso momento. Não foi e ainda bem. Na minha opinião, terá tempo para embarcar em novas aventuras fora de Portugal, mas não nesta altura. Não quando as coisas por aqui até estão a correr bem.

 

Foto de Capa: Vitória SC

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim da linha: Nuno Borges eliminado do Estoril Open

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Estoril Open, caindo aos pés de Roman Andrés Burruchaga.

Famalicão no mercado: minhotos garantem internacional jovem pela Grécia para a frente de ataque

Georgios Koutsias prepara-se para ser reforço do Famalicão. O ponta de lança vai abandonar os quadros do Lugano.

Gil Vicente ‘esquece’ Luís Esteves: eis o novo número 10 dos minhotos

O Gil Vicente confirmou que Santi García vai usar o dorsal número 10 nesta temporada. O espanhol sucede a Luís Esteves.

Alvo do AC Milan com preço definido: 30 milhões de euros

Axel Disasi prepara-se para trocar de clube neste mercado e o AC Milan é um dos interessados. O Chelsea quer receber 30 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo vai ter internacional português como colega: astro do Al Nassr também sai a ganhar fora do campo

Samu Costa está perto de ser reforço do Al Nassr, juntando-se a Cristiano Ronaldo e a João Félix no conjunto saudita.

Fulham interessado em avançado do Real Madrid: jogador agrada a José Mourinho

O Fulham está interessado em contratar Gonzalo García, ponta de lança que pertence aos quadros do Real Madrid.

Dúvidas na lateral esquerda: Sporting vê opções reduzirem e deve ir ao mercado

Ricardo Mangas está perto de transformar-se em reforço do Monza e o Sporting vai assim perder um dos seus laterais esquerdos.