Rodrigão | A Torre de Barcelos

- Advertisement -

Num campeonato de futebol como o nosso, graças à crescente competitividade e sobretudo à (ocasional falta de) qualidade do futebol praticado, tendemos a glorificar quem encosta para golo e esquecemo-nos dos restantes jogadores.

Fazer golo não é sinónimo de qualidade; é sim de coragem, oportunismo, sangue-frio…mas creio que o que define um bom jogador é a maneira como trata a bola e nesse aspecto, quero destacar um jogador subvalorizado da nossa Liga, mas que tem vindo a fazer um campeonato sensacional: Rodrigo Prado, o central do Gil Vicente.

Por ser de um pequeno clube e jogar numa posição em que não se pode inventar, Rodrigo (ou Rodrigão, como ele prefere) não capta os holofotes para si durante o jogo. No entanto, o pragmatismo com que defende e a simplicidade de processos com que sai a jogar são a imagem de marca de um craque: se por um lado, se posiciona como poucos defesas, sendo o pilar da defesa barcelense  tendo um timing de corte quase perfeito, também tem uma qualidade técnica acima da média que lhe permite sair a jogar com pés de veludo e cabeça levantada, fazendo passes teleguiados para os seus companheiros de equipa.

Este jovem brasileiro que chegou como um desconhecido, cedo se afirmou como um potencial “senhor reforço” para a defesa gilista, a par do capitão Rúben Fernandes; mas se este último é já um veterano que oferece toda a sua experiência, Rodrigão dá uma classe e um fio de jogo que por vezes falta a estas equipas.

Rodrigo Prado destaca-se pela sua classe
Fonte: Gil Vicente FC

Formam uma dupla extraordinária que se complementa, como bem se viu no Cidade de Barcelos no balde de água fria que foi a vitória por 2-1 frente ao FC Porto. Na altura, muito se elogiou Kraev e Lourency, os dois craques do Gil, com pés (e cabeça) para outras andanças, mas é importante recordar que, se não fosse a serenidade de Rodrigão, que se revelou um autêntico muro, e talvez o resultado não fosse tão favorável.

Depois desse jogo, o Gil Vicente atravessou um período menos bom, que contrastou com as exibições deste jovem defesa-central, sempre impecável a defender e extraordinário a fazer jogar. Vê-lo a envergar a braçadeira de capitão frente ao Portimonense foi o coroar de uma mão-cheia de exibições fantásticas.

Actualmente, Rodrigão atravessa uma fase mais difícil, devido a uma lesão que o tem afastado dos relvados e que parece retardar a sua ascensão, mas se lidar com a situação com o pragmatismo com que lida com os mais temíveis avançados do campeonato, sairá por cima.  Espero, genuinamente, que volte rápido. O Gil e o futebol português precisam de quem jogue olhos-nos-olhos com o adversário, cortando com chuteira de aço, passando com pé de lã. Um craque que não marca golos. O futebol precisa de mais Rodrigões.

O último central conhecido pelo aumentativo do seu nome fez história em Portugal. O Rodrigão já cumpre esse primeiro requisito.

 

Foto de Capa: Gil Vicente FC

 

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa explica novidades na sua lista e responde às críticas: «Quando se está deste lado e o Benfica não ganha somos todos os...

Rui Costa explicou as novidades na sua lista. Candidato e atual presidente em campanha para procurar a reeleição como presidente do Benfica.

João Noronha Lopes ao ataque: «Há pessoas que são sonsas nesta campanha»

João Noronha Lopes falou numa tentativa de derrube. Candidato às eleições do Benfica esteve em ação de campanha na Casa do Benfica de Portalegre.

Eis as contas de Portugal para garantir o apuramento para o Mundial 2026 diante da Hungria já esta terça-feira

Portugal está mais próximo de garantir o apuramento para o Mundial 2026. Contas para a qualificação são muito simples de se fazer.

Cristiano Ronaldo falhou penálti e já deixou mensagem sobre a vitória sofrida de Portugal diante da Irlanda: «Vamos»

Cristiano Ronaldo foi um dos protagonistas do Portugal x Irlanda. O avançado português e capitão da seleção deixou uma mensagem sobre o encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim prepara-se para atacar 2 reforços em janeiro e tem 3 jogadores com futuro no clube em dúvida

O Manchester United de Ruben Amorim encontra-se a preparar o mercado de transferências de janeiro. Os red devils preparam mudanças.

Itália vence e mantém esperanças pela qualificação e Espanha ganha à Georgia: Eis os resultados da noite de sábado

Este sábado foi jogada a terceira jornada de Qualificação para o Mundial 2026 e Itália conseguiu vencer fora e Espanha ganhou em casa.

Roberto Martínez: «Foi uma vitória muito trabalhada mas muito merecida»

Roberto Martínez falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.