Rodrigão | A Torre de Barcelos

- Advertisement -

Num campeonato de futebol como o nosso, graças à crescente competitividade e sobretudo à (ocasional falta de) qualidade do futebol praticado, tendemos a glorificar quem encosta para golo e esquecemo-nos dos restantes jogadores.

Fazer golo não é sinónimo de qualidade; é sim de coragem, oportunismo, sangue-frio…mas creio que o que define um bom jogador é a maneira como trata a bola e nesse aspecto, quero destacar um jogador subvalorizado da nossa Liga, mas que tem vindo a fazer um campeonato sensacional: Rodrigo Prado, o central do Gil Vicente.

Por ser de um pequeno clube e jogar numa posição em que não se pode inventar, Rodrigo (ou Rodrigão, como ele prefere) não capta os holofotes para si durante o jogo. No entanto, o pragmatismo com que defende e a simplicidade de processos com que sai a jogar são a imagem de marca de um craque: se por um lado, se posiciona como poucos defesas, sendo o pilar da defesa barcelense  tendo um timing de corte quase perfeito, também tem uma qualidade técnica acima da média que lhe permite sair a jogar com pés de veludo e cabeça levantada, fazendo passes teleguiados para os seus companheiros de equipa.

Este jovem brasileiro que chegou como um desconhecido, cedo se afirmou como um potencial “senhor reforço” para a defesa gilista, a par do capitão Rúben Fernandes; mas se este último é já um veterano que oferece toda a sua experiência, Rodrigão dá uma classe e um fio de jogo que por vezes falta a estas equipas.

Rodrigo Prado destaca-se pela sua classe
Fonte: Gil Vicente FC

Formam uma dupla extraordinária que se complementa, como bem se viu no Cidade de Barcelos no balde de água fria que foi a vitória por 2-1 frente ao FC Porto. Na altura, muito se elogiou Kraev e Lourency, os dois craques do Gil, com pés (e cabeça) para outras andanças, mas é importante recordar que, se não fosse a serenidade de Rodrigão, que se revelou um autêntico muro, e talvez o resultado não fosse tão favorável.

Depois desse jogo, o Gil Vicente atravessou um período menos bom, que contrastou com as exibições deste jovem defesa-central, sempre impecável a defender e extraordinário a fazer jogar. Vê-lo a envergar a braçadeira de capitão frente ao Portimonense foi o coroar de uma mão-cheia de exibições fantásticas.

Actualmente, Rodrigão atravessa uma fase mais difícil, devido a uma lesão que o tem afastado dos relvados e que parece retardar a sua ascensão, mas se lidar com a situação com o pragmatismo com que lida com os mais temíveis avançados do campeonato, sairá por cima.  Espero, genuinamente, que volte rápido. O Gil e o futebol português precisam de quem jogue olhos-nos-olhos com o adversário, cortando com chuteira de aço, passando com pé de lã. Um craque que não marca golos. O futebol precisa de mais Rodrigões.

O último central conhecido pelo aumentativo do seu nome fez história em Portugal. O Rodrigão já cumpre esse primeiro requisito.

 

Foto de Capa: Gil Vicente FC

 

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

«Foi um enorme privilégio termos tido a oportunidade de marcar a história do Belenenses Rugby» – Entrevista Bola na Rede a Tomás Sequeira

Tomás Sequeira foi bicampeão de Rugby como capitão do Belenenses e terá oportunidade de conquistar a Taça Ibérica no Estádio do Restelo.

Cristián Romero ataca direção do Tottenham: «Deviam ser outras pessoas a aparecer para falar, mas não o fazem. Só aparecem quando as coisas correm...

Cristián Romero deixou críticas ao momento do Tottenham e aos responsáveis do clube. Reação após mais uma derrota do clube.

Mercado de inverno do Nápoles em pausa à espera de decisão do Benfica sobre Lorenzo Lucca

O Nápoles só pretende atacar o mercado de janeiro caso o Benfica concretize a contratação de Lorenzo Lucca.

Parma avança por Andreas Schjelderup e conta com concorrência pesada de outros 2 clubes europeus

Andreas Schjelderup pode deixar o Benfica neste mercado. Além do Parma, também a AS Roma e o West Ham querem o extremo norueguês.

PUB

Mais Artigos Populares

Escaldante dérbi do Minho na final da Taça da Liga: eis os onzes prováveis

O Vitória SC e Braga defrontam-se em Leiria numa final inédita da Taça da Liga. Eis os onzes prováveis das duas equipas.

Neemias Queta fundamental no regresso dos Boston Celtics às vitórias na NBA

Os Boston Celtics venceram os Toronto Raptors em mais uma madrugada da NBA. Neemias Queta esteve imperial no jogo.

Iñigo Martínez aborda regresso ao Barcelona: «É impossível Joan Laporta soltar tanta pasta»

Iñigo Martínez abordou a hipótese de regressar ao Barcelona e comentou a transferência de João Cancelo para o clube catalão.