SC Braga 2-2 FK Zorya: Ricardo Horta não merecia esta eliminação

Depois do empate a uma bola na Ucrânia, o SC Braga recebia em vantagem o Zorya para tentar colocar-se um passo mais próximo da fase de grupos da Liga Europa. Para isso, apenas duas alterações ao onze que derrotou o Nacional na partida inaugural do Campeonato, as entradas de Wilson e Novais por troca com Eduardo e o lesionado Claudemir.

A partida começou tranquila, mas com os arsenalistas sempre por cima e a criarem, aos seis e aos 15 minutos, as primeiras oportunidades de perigo. Na frente da eliminatória, os da casa foram-se acomodando e foram controlando a partida sem procurarem intensamente o golo. O resultado foi quase se deixarem surpreender em duas jogadas perto da meia hora de jogo, mas a defensiva resolveu.

Apesar dessas ameaças, o jogo voltaria a acalmar e o único ponto de interesse até ao intervalo seria a lesão do central Raul Silva, que teve de ser substituído pelo reforço Pablo. Assim, o jogo chegou à sua metade com o Braga a manter-se na frente da eliminatória, mas longe de reforçar essa posição.

Talvez por isso, o Braga entrou mais decidido na segunda parte e rapidamente se aproximou várias vezes da baliza adversária. Só que o jogo voltaria a abrandar, e os ucranianos a tornarem-se perigosos, com um contra-ataque perigosíssimo aos 59 minutos a só ser parado por uma boa intervenção de Matheus.  

O Braga voltou a ter mais de 12 mil nas bancadas, mas ainda não alcançou o objetivo dos 15 mil por jogo
Fonte: SC Braga

Tudo pareceria mais fácil para os arsenalistas poucos minutos depois, quando Novais cobrou um livre à entrada da área e inaugurou o marcador e, no mesmo lance, o guarda-redes Luyz Philippe, que estava a ser uma das figuras da partida, se lesionou e foi substituído. O problema foi que os ucranianos apenas precisaram de cinco minutos para apanhar a defesa bracarense descompensada e Ratão fazer a igualdade no jogo e, acima de tudo, na eliminatória.

O Braga não perdeu a tempo a reagir e uma grande saída de Makharidze aos 71 minutos apenas adiou para os 73 o golo que colocaria de novo a equipa da casa na frente. Insistência na área adversária e o inevitável Ricardo Horta a marcar o seu quarto golo da época em apenas três jogos oficiais.

A partir daí, o jogo parecia controlado e Dyego até atirou uma bola ao poste, mas, já dentro dos dez minutos finais, a defesa arsenalista voltou a fraquejar e permitiu a Karavaev aparecer sozinho no coração da área e colocar, pela primeira vez, o Zorya na frente da eliminatória. O Braga foi apanhado de surpresa e não conseguiu reagir de forma organizada e de nada lhe valeu a postura correto do árbitro que não hesitou em amarelar o anti-jogo ucraniano.

Chega assim ao fim a passagem demasiado curta do SC Braga pela Liga Europa. Com este objetivo fora do caminho, aumenta a pressão para que o conjunto arsenalista responda nas provas nacionais. Já o Zorya surpreende e marca encontro com o Red Bull Leipzig do português Bruma no palyoff de acesso à fase de grupos.

SC Braga: Matheus; Diogo Figueiras (Xadas 84’), Sequeira, Bruno Viana, Raul Silva (Pablo 37’); Esgaio, Ricardo Horta, Fransérgio, Novais (Ryller 78’); Wilson Eduardo, Dyego Sousa

FK Zorya: Luyz Philippe (Makharadze 67’), Tymchyk, Vernydub, Svatok, Mykhaylichenko; Kharatin, Silas, Karavaev, Lednev (Kochergin 45’), Khomchenovskiy; Rafael Ratão (Kabaev 76’)

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho em conferência de imprensa: «Estou aqui para servir e fazer o Benfica ganhar»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

José Mourinho: «Vou viver para o Benfica e para a minha missão»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

Rui Costa: «É uma honra, privilégio e orgulho ter José Mourinho como treinador do Benfica»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Rui Costa também falou na apresentação do técnico, de regresso à Luz.

Sporting teve o jogo controlado, terminou a sofrer, mas entra na Youth League com uma vitória diante do Kairat Almaty

O Sporting estreou-se na Youth League com uma vitória diante do Kairat Almaty. Leões venceram por 3-2 num jogo realizado na Cidade do Futebol.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves confessa amor em representar Portugal: «Sempre que o selecionador fala comigo sinto-me como se estivesse a ir pela 1ª vez»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.