📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SC Braga | Em busca de uma identidade

- Advertisement -

O SC Braga já conta com o quarto treinador nesta temporada. Depois do despedimento de Ricardo Sá Pinto na pausa do Natal, o grande impacto causado por Rúben Amorim, com a conquista da Taça da Liga e oito vitórias em nove jogos no campeonato, levou o presidente do Sporting CP Frederico Varandas a pagar a sua cláusula de rescisão fixa em 10 milhões de euros, fazendo de Rúben Amorim o treinador mais caro da história do futebol português.

Para o seu lugar, Custádio Castro seria promovido da equipa B, sendo assim o terceiro treinador do clube arsenalista na temporada 2019/2020. Estas mudanças demonstram uma dificuldade que o clube da cidade dos arcebispos apresenta: a dificuldade em estabilizar um processo de jogo.

Neste século, o Sporting de Braga afirmou-se como a principal ameaça aos três grandes na luta pelo pódio em cada época. A isto, junta ainda a conquista de uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga e ainda algumas boas prestações nas competições europeias, sobretudo a chegada à final da Liga Europa em 2010/2011.

Neste aspecto, o presidente António Salvador merece todo o mérito e mais algum pelo facto de colocar o clube da cidade dos arcebispos a um nível nunca antes visto. Porém, este crescimento poderia ser ainda mais acentuado, se o mesmo estivesse assente num processo e numa ideia de jogo positiva.

Fonte: SC Braga

Todos sabemos que o SC Braga tem menos recursos e menos fontes de receitas que os três grandes e que com isso, torna-se mais difícil segurar uma espinha dorsal no plantel e também um treinador que mostre resultados e qualidade de jogo no clube. A questão aqui é que dá por várias vezes ao longo da sua presidência, António Salvador apostou em treinadores que se revelaram como claros erros de casting.

José Peseiro, Jorge Paixão, Jorge Simão e Ricardo Sá Pinto são só alguns exemplos de trabalhadores que fracassaram redondamente em terras arsenalistas. Mas mais do que as más escolhas, o problema é que em muitos dos casos, os treinadores substitutos têm ideias e modelos de jogo completamente diferentes dos seus antecessores, o que demonstra falhas no planeamento de uma época.

Mas por esse mesmo motivo, agora, a coragem de António Salvador também merece ser enaltecida. Rúben Amorim é um treinador que ainda está em formação, mas mostrou ter ideias mais positivas do que muitos treinadores de nível IV que por aí andam. E a aposta em Custódio para a sucessão, apesar da polémica devido ao curso, também parece caminhar no mesmo sentido.

Numa altura em que o SC Braga começa a revelar cada vez mais talentos na formação, é necessário que o clube aposte num treinador capaz de os aproveitar e potenciar, apostando num modelo de jogo que privilegie a sua evolução. E caso o clube se mantenha fiel a esta identidade, o clube poderá estar mais perto de chegar ao tão sonhado título.

 

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Esteghlal de Ricardo Sá Pinto vence e lidera o campeonato com menos um jogo

O Esteghlal de Ricardo Sá Pinto soma e segue no campeonato do Irão. A equipa do técnico português venceu e está na liderança.

Rafa Silva continua a ser alvo de comentários no Besiktas: «Ele não quer jogar, o problema não é nosso»

Rafa Silva voltou a ser alvo de comentários por parte de Sergen Yalçin. O técnico do Besiktas voltou a abordar a ausência do avançado português.

Avançado canadiano entra na lista do West Ham do Nuno Espírito Santo para suceder a Niclas Fullkrug

O West Ham fez uma sondagem para contratar Promise David. O avançado do Union Saint Gilloise pode custar cerca de 20 milhões de euros.

Liverpool volta à carga por defesa inglês e oferece 28 milhões de euros para fechar o negócio já em janeiro

O Liverpoll ofereceu 28 milhões de euros pelo defesa do Crystal Palace. O clube inglês sofreu 20 golos em 12 jornadas e procura reforços no setor defensivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Hansi Flick guiou Barcelona à vitória frente ao Alavés mas estava descontente no final do jogo: já há explicação

Hansi Flick não estava totalmente feliz depois do triunfo do Barcelona frente ao Deportivo Alavés, para a La Liga.

Arsenal e Chelsea estão atentos a jovem avançado da Juventus

Kenan Yildiz, jovem turco da Juventus, desperta interesse do Arsenal e do Chelsea. O jogador têm sido bastante influente nas ultimas temporadas.

Sebastián Coates volta a ser campeão e conquista a Liga Uruguaia com o Nacional de Montevideo

Coates fechou a temporada em grande ao sagrar-se campeão pelo Nacional de Montevideo, coroando um regresso perfeito ao clube onde se formou.