SC Espinho: Tigres em busca do regresso

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalFundado em 1914, o Sporting de Espinho é um dos maiores clubes do distrito de Aveiro, e tal como muitos dos históricos do nosso futebol, está neste momento a mostrar-se em palcos de menor dimensão, tendo em conta os pergaminhos que detém. Neste momento, encontra-se a disputar o Campeonato de Portugal, terceiro escalão do futebol português, mas nem sempre foi assim.

Começando a disputar as primeiras competições da Associação de Futebol do Porto, foi posteriormente um dos co-fundadores da Associação de Futebol de Aveiro, em 1924. Logo na época de 1924/25, atingiu as meias-finais do Campeonato de Portugal, competição que naquele tempo atribuía o título de campeão nacional de Portugal. Mais tarde iniciaram-se as ligas, e foi em 1973/74 que o clube dos Tigres alcançou pela primeira vez a promoção ao primordial escalão do futebol português, que acabou por disputar por 11 ocasiões tendo alcançado como melhor classificação um sexto lugar, em 1987/88.

Além do futebol, o clube é, como é sabido, bastante eclético e um dos grandes do nosso país ao nível do Voleibol, tendo sido campeão nacional por 18 vezes nesta modalidade.

Um dos grandes clubes do Voleibol nacional Fonte: Hugo Monteiro/SC Espinho
Um dos grandes clubes do Voleibol nacional
Fonte: Hugo Monteiro/SC Espinho

Conhecido pela mística própria, o clube projeta o “espírito bairrista”, onde os habitantes da cidade e do conselho se sentem representadas pelo clube. Mesmo nos dias de hoje, disputando o terceiro escalão do futebol português, o clube consegue ter uma média de assistências no seu estádio bastante acima da média para o seu patamar, e até por vezes superior a vários clubes de primeira liga.

O clube encontra-se num crescimento paulatino, almejando retornar aos patamares onde habitou no passado. Neste momento, a esperança de voltar ao futebol profissional é real, com o clube a encontrar-se na primeira posição da série B do Campeonato de Portugal, a par do Cinfães. Já foi também aprovada a construção de um estádio municipal que albergará os jogos do clube e que substituirá o já degradado Comendador Manuel de Oliveira Violas.

Boa presença de adeptos no estádio do Sporting de Espinho Fonte: terranova.pt
Boa presença de adeptos no estádio do Sporting de Espinho
Fonte: terranova.pt

Orientada por Rui Quinta, antigo treinador adjunto de Vítor Pereira no Futebol Clube do Porto, a equipa leva neste momento nove vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, e conta como figura de proa com o avançado Bruno Morais, jogador que foi campeão europeu no Porto de José Mourinho.

Não têm vida fácil as equipas do terceiro escalão na ingreme escalada até à segunda liga, tendo que disputar no final da fase regular um playoff com as melhores equipas das restantes séries, de onde sairão apenas 4 promovidos. No entanto, a confiança reina em Espinho, e sopram ventos de esperança, de que os Tigres voltem a mostrar a sua raça no futebol profissional.

Foto de Capa: oderbie.com

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira e a eliminação do Sporting da Europa Cup: «O nosso principal objetivo são as competições internas»

O Sporting empatou frente ao Brondby por 2-2 e foi eliminado da Europa Cup. Micael Sequeira fez o rescaldo da partida.

Chris Smalling no FC Porto: «Só cheguei agora, mas conheço a história deste clube, sei que é tudo sobre ganhar»

Chris Smalling já falou enquanto reforço do FC Porto. Defesa-central de 36 anos assinou contrato de uma época.

Rodrigo Mora marcou de bicicleta e já reagiu: «Foi um bom golo, mas o melhor foi a vitória e a qualificação para o Euro....

Rodrigo Mora reagiu ao golo de bicicleta contra o Gibraltar e à qualificação de Portugal para o Euro Sub-21.

Luís Freire após apuramento de Portugal Sub-21: «Qualificação inteiramente justa, parabéns aos jogadores»

Luís Freire reagiu à qualificação de Portugal para o Europeu de Sub-21. Palavras após a goleada ao Gibraltar.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis quando Cristiano Ronaldo chegou a Madrid

Avião de Cristiano Ronaldo aterrou em Madrid nesta madrugada de quinta-feira, por volta das 2h20 locais.

74 minutos não foram suficientes | Benfica

Durante 74 minutos, o Benfica competiu e teve o jogo ao seu gosto, relativo claro, como não poderia deixar de ser diante de um adversário desta envergadura. Contra o Bayern Munique, uma das potências mundiais no futebol feminino.

José Barcala responde ao Bola na Rede: «O Benfica estava muitas vezes compactado num espaço muito pequeno»

José Barcala analisou o duelo entre o Benfica e o Bayern Munique, com vitória alemã por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.