Sub-23: Apostar nos melhores ou dar competição a todos?

- Advertisement -

Uma das grandes novidades do futebol português nesta época foi a criação de um campeonato nacional no escalão de sub-23. Este novo escalão de formação serve como uma luz ao fundo do túnel para os jovens de certos clubes que sonham em construir uma carreira a nível sénior. Por outro lado, muita gente questionou a sua utilidade nos clubes que já possuíam uma equipa B (SL Benfica, SC Braga e Vitória SC).

Há uns tempos atrás, falei aqui que, no caso desses três clubes em particular, a equipa de sub-23 servia para dar competição a jogadores que teriam pouca utilização na equipa B e até mesmo na equipa de juniores. Porém, sendo esta equipa de sub-23 a ponte para o futebol sénior para muitas equipas, fará mais sentido apostar nos jovens de maior potencial, ou dar competição a todos os jogadores da equipa, para que todos possam evoluir?

Guga tem relançado a carreira nos sub-23 após duas lesões graves
Fonte: SL Benfica

A equipa sub-23 do Benfica é aquela que utilizou mais jogadores na Liga Revelação até ao momento. A equipa atualmente orientada por Luís Tralhão já utilizou mais de 40 jogadores na competição, vários deles ainda com idade de júnior (de primeiro e de segundo ano), sendo comum haver várias alterações no onze titular da equipa de jogo para jogo, inclusive na baliza, onde já foram utilizados quatro guarda-redes diferentes.

Apesar de também ter sido prática de várias equipas contratar jogadores vindos de fora para este escalão, alguns já com experiência em futebol sénior (apesar de não ser num contexto profissional), acho que todos os atletas destas equipas devem ter competição, de modo a que possam crescer enquanto jogadores. Só assim terão possibilidades de chegar ao futebol sénior e, se não jogarem, de nada serviria a criação de uma equipa sub-23.

A Liga Revelação continuará a ser uma medida pouco consensual e ainda há muita coisa que deve ser melhorada. Seja como for, não deixará de ser uma janela de oportunidade que muitos jogadores querem aproveitar.

 

Foto de Capa: CD Aves

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.