Sub-23: Apostar nos melhores ou dar competição a todos?

- Advertisement -

Uma das grandes novidades do futebol português nesta época foi a criação de um campeonato nacional no escalão de sub-23. Este novo escalão de formação serve como uma luz ao fundo do túnel para os jovens de certos clubes que sonham em construir uma carreira a nível sénior. Por outro lado, muita gente questionou a sua utilidade nos clubes que já possuíam uma equipa B (SL Benfica, SC Braga e Vitória SC).

Há uns tempos atrás, falei aqui que, no caso desses três clubes em particular, a equipa de sub-23 servia para dar competição a jogadores que teriam pouca utilização na equipa B e até mesmo na equipa de juniores. Porém, sendo esta equipa de sub-23 a ponte para o futebol sénior para muitas equipas, fará mais sentido apostar nos jovens de maior potencial, ou dar competição a todos os jogadores da equipa, para que todos possam evoluir?

Guga tem relançado a carreira nos sub-23 após duas lesões graves
Fonte: SL Benfica

A equipa sub-23 do Benfica é aquela que utilizou mais jogadores na Liga Revelação até ao momento. A equipa atualmente orientada por Luís Tralhão já utilizou mais de 40 jogadores na competição, vários deles ainda com idade de júnior (de primeiro e de segundo ano), sendo comum haver várias alterações no onze titular da equipa de jogo para jogo, inclusive na baliza, onde já foram utilizados quatro guarda-redes diferentes.

Apesar de também ter sido prática de várias equipas contratar jogadores vindos de fora para este escalão, alguns já com experiência em futebol sénior (apesar de não ser num contexto profissional), acho que todos os atletas destas equipas devem ter competição, de modo a que possam crescer enquanto jogadores. Só assim terão possibilidades de chegar ao futebol sénior e, se não jogarem, de nada serviria a criação de uma equipa sub-23.

A Liga Revelação continuará a ser uma medida pouco consensual e ainda há muita coisa que deve ser melhorada. Seja como for, não deixará de ser uma janela de oportunidade que muitos jogadores querem aproveitar.

 

Foto de Capa: CD Aves

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.

Kalidou Koulibaly renova com o Al Hilal

Kalidou Koulibaly renovou o seu contrato com o Al Hilal até 2027, prolongando a ligação ao clube saudita onde tem sido figura de destaque.

Alisson Santos sobre a chegada ao Nápoles: «Estou muito contente por estar aqui, para mim é um sonho»

Alisson Santos analisou a sua adaptação a Itália e destacou as semelhanças táticas entre o Sporting e o Nápoles, facilitando, assim, a sua integração na nova realidade.

Pepe comenta sorteio da Liga das Nações: «Portugal é favorito a ganhar a terceira»

Pepe foi anfitrião no sorteio da Liga das Nações. O ex internacional recordou os títulos conquistados por Portugal nesta prova europeia e falou sobre que os adeptos podem esperar da seleção.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad de Sergio Conceição identifica sucessor de N’Golo Kanté no plantel do Real Madrid

Sérgio Conceição identifica em Eduardo Eduardo Camavinga é alvo prioritário do Al Ittihad no próximo mercado. O médio do Real Madrid tem o perfil ideal para ocupar a vaga deixada por Kanté.

Liverpool prepara 80 milhões por defesa da La Liga

Segundo a imprensa espanhola, Jules Koundé é alvo prioritário do Liverpool para a próxima época. Os Reds têm 80 milhões em cima da mesa para investir no defesa do Barcelona.

Manchester United não facilita e ganha vantagem sobre o Atlético Madrid na Champions Feminina

O Manchester United foi a Espanha vencer o Atlético Madrid por 3-0, num encontro a contar para a primeira-mão dos oitavos de final da Champions Feminina.