Suecos e Búlgaros no caminho europeu de SC Braga e CS Marítimo

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

AIK da Suécia e PFC Botev Plovdiv da Bulgária são os adversários no caminho dos representantes portugueses na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa. SC Braga e CS Marítimo discutirão, frente a estas equipas respetivamente, a continuidade na segunda mais importante competição europeia de clubes, a 27 de julho e 3 de agosto. Na condição de cabeças de série, verde-rubros e arsenalistas jogarão fora a primeira mão da eliminatória.

Com os respetivos campeonatos já em andamento – na Bulgária foram disputadas duas jornadas, enquanto a Allsvenskan já vai a meio – AIK e Botev Plovdiv chegarão aos confrontos europeus com mais minutos nas pernas, o que lhes pode constituir uma vantagem competitiva, perante os portugueses que terão agora as estreias oficias na nova época. Apesar do favoritismo estar do lado lusitano, tanto suecos como búlgaros mostraram já suficiente qualidade para colocar de sobreaviso os seus adversários.

Um dos emblemas mais bem sucedidos da Suécia, o AIK é vice campeão do seu país e repete, por ora, o segundo lugar na presente temporada. Favorecendo um estilo de jogo mais físico e direto, a equipa de Solna, uma das comunas do condado de Estocolmo, apresenta no seu plantel como o defesa Jesper Nyholm, o central veteraníssimo Nils-Eric Johansson, de 37 anos e o jovem médio Kristoffer Olsson, formado no Arsenal FC.

O capitão, Nils-Eric Johansson, é o jogador mais experiente do AIK Fonte: AIK
O capitão, Nils-Eric Johansson, é o jogador mais experiente do AIK
Fonte: AIK

O opositor do Sporting de Braga chega a esta fase depois de ter disputado e superado as duas rondas anteriores. Os suecos ultrapassaram na primeira pré-eliminatória o KÍ Klaksvík das Ilhas Faroé, graças a uma goleada por 5-0 em casa, depois de um empate a zero na primeira mão. O AIK superiorizou-se de seguida ao FK Željezničar da Bósnia, resolvendo a eliminatória em Solna por 2-0, depois de uma vez mais ter ficado em branco, ao empatar sem golos no terreno do adversário.

Marco António Milho
Marco António Milhohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no Funchal, licenciou-se em Ciências da Comunicação, antes de passar pela redação do Diário de Notícias da Madeira. Dividido entre a rádio e a escrita, é amante incorrigível do jornalismo, do cinema, da história e do desporto em geral, onde o futebol e o basquetebol ocupam o lugar de destaque.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Podcast À Prova de Bola #18 – O que esperar do último terço da Liga Portugal?

O À Prova de Bola está de regresso com a reflexão sobre as últimas 11 jornadas da Liga Portuguesa. Em análise, quais os candidatos em melhores condições na luta pelo título, Europa e manutenção

Manchester United revela quanto gastou para despedir Ruben Amorim

O Manchester United revelou que gastou mais de sete milhões de euros para despedir Ruben Amorim, mas que a verba deve aumentar.

Ararat de Manuel Tulipa regressa à competição: «Queremos manter o primeiro lugar»

O treinador português Manuel Tulipa prepara o regresso do Ararat-Armenia à liga arménia após a pausa de inverno, com o objetivo assumido de manter o primeiro lugar da competição.

Carlo Pinsoglio renova com a Juventus até 2027

A Juventus anunciou a renovação de contrato com Carlo Pinsoglio. O guarda-redes, que ocupa a posição de terceira opção na baliza, prolongou a ligação ao clube até 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Longa duração: Brentford anuncia renovação com Keith Andrews até 2032

O Brentford confirmou a continuidade de Keith Andrews no comando técnico. O treinador assinou um novo vínculo que o mantém no clube até ao final da época 2031/32.

Al Ahli na liderança provisória da Liga da Arábia Saudita após derrotar o Al Riyadh

O Al Ahli venceu o Al Riyadh por 1‑0 na 17.ª jornada da Liga Saudita, subindo provisoriamente à primeira posição do campeonato. No mesmo dia, o Al Fateh de José Gomes empatou.

Luisão deixa duras críticas contra o Benfica: «É doloroso ver este gigante sofrer nas mãos de quem aparentemente tenta apequená-lo moralmente»

Luisão deixou duras palavras contra o Benfica. O antigo capitão dos encarnados foi uma das vozes mais críticas contra o caso de alegado racismo contra Vinícius Júnior.