📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma pandemia e uma nova oportunidade

- Advertisement -

Ao longo desta pandemia, muito se tem falado dos cortes orçamentais que os clubes de futebol serão forçados a realizar. Depois desta pandemia, nada será como antes no futebol e talvez não se vejam gastos absurdos por uns tempos.

No entanto, há um ditado que diz que em cada crise, surge uma oportunidade. E creio que no caso do futebol português não é excepção. Já há uns tempos atrás, falei que os três grandes têm vindo a realizar contratações cada vez menos planeadas e criteriosas, bem como muitas vezes, as contratações são desalinhadas com o modelo de jogo dos seus respectivos treinadores.

Enquanto vamos vendo clubes como o Vitória SC e o Rio Ave FC com políticas de contratações e departamentos de scouting cada vez mais trabalhadas e organizadas, eu vejo os três grandes a mostrarem-se cada vez mais acomodados nesse aspecto. No entanto, eu acredito que esta pandemia e os cortes orçamentais que daí irão resultar poderiam ser a oportunidade para os clubes poderem reajustar a sua política de mercado.

Como também já falei por aqui, existem cada vez mais clubes em campeonatos periféricos com capacidade para competir e até mesmo superiorizarem-se aos nossos. E isso, tem acontecido por vários motivos.

Primeiro, campeonatos como o dinamarquês, o belga, o austríaco ou o sérvio possuem formatos que promovem a competitividade e nos quais há mais confrontos entre as melhores equipas; segundo, porque muitos dos principais clubes destes campeonatos, têm boas políticas de prospecção e de scouting que tem revelado e valorizado vários jogadores pouco conhecidos.

Recentemente, a imprensa nacional revelou o interesse do FC Porto no brasileiro Evander, médio-ofensivo de 21 anos que joga no FC Midtjylland, actual campeão dinamarquês. Apesar dos problemas que os três grandes atravessam (principalmente Sporting CP e FC Porto), estes têm capacidade financeira mais que suficiente para explorar estes mercados.

Visto que o tradicional mercado brasileiro está a ficar cada vez mais disputado e inflacionado, creio que a aposta nos mercados periféricos é uma realidade à qual os três grandes não deveriam fugir e qual a qual teriam muito a ganhar, tanto na vertente desportiva como na financeira.

E já agora, também seria bom que os dirigentes dos clubes grandes deixassem de olhar para os talentos da formação como mercadoria para exportar.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.