Visão de jogo, rapidez e canudo na mão

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalQuando era apenas uma criança – ainda mais do que sou agora – tinha como sonho ser jogador de futebol. Até aqui não devo estar a dar nenhuma novidade, visto que, arrisco dizer, mais de 80% das crianças rapazes desejam ser futebolistas. Muitos tentarão. A maioria ficará apenas pelo sonho. E os que triunfarão? Esses são poucos. Muito poucos.

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

A par da maioria que referi, também eu fiquei apenas pelo sonho. Nem tentei, sequer. Nunca joguei futebol em “escolinhas”, apenas na escola e na rua, com os amigos. No ar fica a dúvida: será que teria potencial para ser um grande jogador? Talvez sim, talvez não. O certo é que vi colegas, amigos ou simples conhecidos a fazerem parte desse grupo de “poucos” que se vão tornar muito: vão ser jogadores de futebol. Eu segui para jornalismo e eles para Alcochete, para o Seixal, para a fama, a idolatria, a vida próspera e de sucesso. Desengane-se. Pois dentro dos poucos que vi – vimos – seguir de chuteiras na mão, ainda menos chegarão a esse patamar.

Se olharmos para a situação desta forma, talvez saia eu a ganhar: daqui a vinte anos, espero eu, estarei a exercer jornalismo, seguro da minha vida e do meu emprego. E eles? Aqueles que deixaram para trás os estudos aos 15 anos para terem os olhos na bola? Que será deles se não chegarem à Primeira Divisão ou a um clube que os sustente o suficiente para viverem durante a sua curta carreira e mais além? Certamente não estarão bem.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola parabeniza Arsenal pela conquista da Premier League: «Eles merecem-no!»

Pep Guardiola felicitou o Arsenal e Mikel Arteta pela conquista da Premier League. O técnico espanhol destacou o mérito total dos campeões.

Adeptos do Arsenal juntam-se no Emirates para festejar título: vê o vídeo do início da festa

Adeptos do Arsenal celebram a conquista do campeonato no Emirates Stadium. Os Gunners garantiram hoje o décimo quarto título inglês.

Chegada de José Mourinho ao Real Madrid analisada: «Acho muito difícil que Mourinho consiga levantar este Real Madrid»

José Mourinho está perto de se tornar no novo treinador do Real Madrid. O tema tem sido analisado por vários comentadores.

Foi apontado a Braga e FC Porto e deve sair no verão para gerar verba milionária

Gustavo Puerta pode deixar o Racing Santander no próximo mercado. O médio já foi apontado ao Braga e ao FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City empata frente ao Bournemouth (1-1) com golo de Eli Junior Kroupi e entrega título ao Arsenal

O Manchester City empatou com o Bournemouth (1-1) e confirmou o título do Arsenal. Os comandados de Mikel Arteta sagraram-se campeões no sofá.

Arsenal conquista a Premier League 22 anos depois

O Arsenal beneficiou do empate do Manchester City contra o Bournemouth e sagrou-se campeão da Premier League.

José Mourinho não dá margem de erro e estabelece 2 condições ao Real Madrid

José Mourinho vai começar em breve a trabalhar no Real Madrid e estabeleceu duas condições importantes para aceitar o regresso.