Vitória FC – Em busca de um melhor fim

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O Vitória Futebol Clube é um dos clubes com mais histórias no futebol português. Com 3 Taças de Portugal e uma Taça da Liga no seu museu, e prestações dignas no campeonato e nas competições europeias, sendo também um clube com uma forte ligação ao seu povo, aos seus sócios e adeptos.

No entanto, nos últimos anos tem sido frequente ver o Vitória a realizar épocas de sobressaltos, com constantes fugas à despromoção. Apesar das grandes limitações financeiras que assolam o clube há anos, o Vitória FC tem conseguido permanecer no convívio entre os grandes desde 2004/2005, muito graças à crença e ao espírito de sacrifício dos sadinos.

A época passada foi mais uma época complicada para os sadinos. Sob o comando técnico de Quim Machado, a equipa setubalense até realizou uma primeira volta positiva, mas na segunda, a equipa ressentiu-se da perda do seu goleador (Suk transferira-se para o FC Porto) e só conseguiu garantir a manutenção na última jornada, terminando o campeonato num aflito 15º lugar.

De modo a evitar mais aflições, o presidente Fernando Oliveira apostou no regresso de José Couceiro para levar a equipa a voos mais altos. O técnico lisboeta iria então fazer a sua terceira estadia no Vitória de Setúbal, até porque a este estão associadas algumas das melhores épocas do clube sadino neste século.

Na primeira em 2004/2005, realizou uma primeira volta sensacional que valeu a sua transferência para o FC Porto a meio da época, levando o Vitória FC a marcar presença nos lugares cimeiros da tabela classificativa e formou as bases da equipa que conquistaria a final da Taça de Portugal no final da época. Regressaria à cidade do Sado no decorrer do campeonato 2013/2014, substituindo José Mota após a sétima jornada com o clube na penúltima posição, conseguindo fazer crescer a equipa, com esta a terminar o campeonato num tranquilo sétimo lugar.

Foi no vitória de Setúbal que José Couceiro foi mais bem sucedido na carreira Fonte: Vitória Futebol Clube
Foi no vitória de Setúbal que José Couceiro foi mais bem sucedido na carreira
Fonte: Vitória FC

Na terceira estadia do ex-treinador do Sporting CP, as coisas também parecem remar a favor da maré, com o clube sadino a ocupar neste momento o oitavo lugar (em igualdade pontual com o Boavista FC) e a praticar um futebol positivo que agrada os adeptos, mas sabendo também jogar em contenção quando necessário, como se viu por exemplo nas recepções ao FC Porto e ao SL Benfica. Conseguiu também o apuramento para a Final Four da Taça da Liga.

Época após época, o plantel do Vitória de Setúbal é sempre um dos mais nacionais do campeonato. E de certa forma, as limitações financeiras do clube contribuem para isso. A nível da política de jogadores, o Vitória FC é um clube que se mantém fiel à sua tradição de apostar e valorizar o produto nacional, doseando a aposta na juventude (sejam formados no clube ou emprestados por algum dos grandes), com a contratação de jogadores oriundos de divisões inferiores, tais como Costinha, Vasco Costa e João Amaral.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota Gibraltar e está qualificado para o Euro Sub-21 2027

Portugal recebeu e venceu Gibraltar por 4-0, num encontro válido pela qualificação para o Euro Sub-21 2027.

Gérard López vende Bordéus por um euro

Gérard López chegou a acordo para a venda do Bordéus à Park Bench. O negócio foi concluído por um euro, que é um valor simbólico.

Luis de la Fuente deixa alerta sobre a Espanha: « Um dia vamos levar um abanão, vamos perder e irá falar-se do oposto»

Luis de la Fuente vive grande momento ao serviço da seleção da Espanha. O atual campeão do Mundo segue invicto nesta Liga das Nações, mas deixou um aviso.

Eis os 4 destaques da eliminação do Sporting da Europa Cup

O Sporting recebeu o Brondby em jogo a contar para a segunda mão da 2.ª pré-eliminatória da Europa Cup. Eis os destaques do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo não se cruzou com os colegas no hotel

Cristiano Ronaldo não se cruzou com os seus colegas no hotel de Copenhaga durante o final de tarde desta quarta-feira.

Meter a terceira | Dinamarca x Portugal

Dois embates, duas vitórias, é para já o registo da Seleção de Portugal, atualmente liderada por Jorge Jesus, na atual edição da Liga das Nações

Thomas Muller renova contrato com os Vancouver Whitecaps

Thomas Muller prolongou a ligação ao Vancouver Whitecaps. O avançado alemão vai continuar no clube até 2027.