Viveiro de experiência

    Na capital do móvel, Ricardo é um dos jogadores mais experientes. O defesa de 37 anos está na nona época no Paços de Ferreira FC e conta ainda com passagens pelo SC Beira-Mar, Vitória SC, FC Famalicão ou SC Freamunde. Convivem também no balneário pacense os médios André Leão e Rúben Micael, de 32 e 31 anos, respetivamente. O primeiro cumpre a sexta época ao serviço deste clube, tendo passado pelo CFR Cluj da Roménia e pelos espanhóis do Valladolid CF. O segundo experimenta novo clube português, depois de alinhar na Madeira ao serviço do Nacional e do União, no Porto ou em Braga. Passou ainda pelo Real Zaragoza e pelos israelitas do Maccabi Tel Aviv.

    Ainda a Norte, mora na Vila das Aves a baliza mais experiente do campeonato português. Os avenses vêm a disputa da sua baliza entregue a Quim, Facchini e Artur Moraes, de 42, 34 e 37 anos, respetivamente. O guardião português vai na vigésima quarta(!) época em Portugal, maioritariamente ao serviço do SC Braga (13 anos), mas também pelo SL Benfica (seis) e CD Aves (cinco). O mais novo deste lote, o brasileiro Facchini, está na sua oitava época no país e para além das passagens pelo Gil Vicente FC e CF União da Madeira, esteve ainda dois anos na Turquia, nos quadros do DC Karabukspor. Artur Moraes, o guarda-redes que esteve ao serviço do SL Benfica por quatro temporadas, regressa a Portugal para a sexta temporada no nosso campeonato, vindo dos brasileiros da Chapecoense.

    Ricardo Costa experimenta um novo clube português depois do FC Porto
    Fonte: CD Tondela

    Mas nem só na baliza se verifica a experiência dos avenses. O meio campo desta equipa conta com o contributo de Braga e Paulo Machado. O primeiro, de 34 anos, já passou dois anos no Leixões SC, quatro no Rio Ave FC e dois no GD Chaves, por exemplo. O segundo, de 31 anos, vai na sexta época em Portugal e passou três anos GNK Dinamo Zagreb, dois no PAE Olympiacos e três no Toulouse FC.

    Mais a sul do país, temos o exemplo de Moreira no GD Estoril Praia e de Edinho no Vitória FC. O guarda-redes português de 35 anos, que esteve doze anos no SL Benfica, regressa a Portugal depois de passagens de três épocas nos cipriotas do AS Omonia e de um ano nos ingleses do Swansea City AFC. O avançado de 35 anos vai na sua 12ª época em Portugal, depois de experiências no AEK, PAOK e Málaga CF.

    Em Portimão, para além do vasto conhecimento do treinador Vítor Oliveira, o clube local conta ainda com os contributos dos portugueses Ricardo Pessoa e Pires. O defesa de 36 anos está na 12ª época em Portugal, com uma passagem de quatro anos pelo Vitória FC e um contributo fundamental no ano de subida do Moreirense FC. O avançado, também de 36 anos, vai na sexta época no Portimonense SC, num total de 18 épocas no nosso país.

    Longe dos índices físicos de outros tempos, são estas as figuras que empurram as suas equipas para os seus objetivos com pequenos detalhes que valem pontos. Um grito na altura certa, um conselho certeiro ao intervalo ou uma pausa no jogo num momento preciso podem ser fundamentais no desfecho da época destes clubes. Claro que, no final do jogo, são as bolas que entraram em cada uma das balizas que contam para a classificação, mas o caminho até lá percorrido pode ser ser feito de várias formas. Espera-se destes jogadores um comportamento exemplar e uma relação de excelência com os árbitros e adversários. Afinal, são figuras conhecidas do nosso meio e vêm não só trazer conhecimento aos seus colegas, mas também abrilhantar e apetrechar com qualidade as nossas competições.

    Foto de capa: Para Eles

    Revisto por: Rita Manique

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Barcelona de olho em jogador que já passou por Tondela e Vitória SC

    O Barcelona pode avançar para a contratação de Pepelu,...

    Manchester City goleia Brighton e soma a quarta vitória consecutiva

    O Manchester City goleou o Brighton por quatro bolas...

    Perfil BnR | Especial Eleições FC Porto: Pinto da Costa

    O Perfil BnR tem como missão apresentar elementos importantes...
    Diogo Pires Gonçalves
    Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.