📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

2-0 para o Paulo e para a semana espera-se o hat-trick!

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Já acabou. Em Braga até já se sabia o desfecho. 34 jornadas depois o quarto lugar é mesmo nosso. Com todo o mérito, diga-se. Sim, foi bom, mas não óptimo. Num campeonato para rodar, ficámos em quarto lugar. A aposta nas provas a eliminar foi a meu ver maior. Preterido em certas alturas, foi o campeonato.

«Claro que sim, meu bom senhor! Até que tem razão, podíamos ter dado mais…». Mas a verdade é que para primeiro ano, com um excelente treinador e uma equipa que se soube adequar às pedras que pelo caminho iam surgindo, fizemos um bom trabalho. Digo isto pois a marca deixada na época passada por Sérgio Conceição levou a um amargo de boca não só na Taça mas também no campeonato. E provavelmente com melhores soluções em alguns casos… É a minha opinião.

Falo do alto da minha ingenuidade para perceber que, a partir de certa altura, a luta estava a três e o Braga discutia consigo mesmo. Sendo assim, a meta seria ultrapassar os pontos conseguidos na época transacta. Chegámos lá, é certo… Mas não ultrapassámos… Sérgio e Paulo estão quites no que ao campeonato toca. Agora, é também de realçar que o que foi servido de prato principal este ano não só foi melhor do que a época passada como trouxe aquele «molhinho» extra europeu, uma dose de golos saborosos bem guarnecida, e ainda uma tacinha que estava na conta mas da qual não chegámos a beber… Na de Portugal lá estamos. Juntos. Chegados até aqui, 2-0 para o Paulo, e para a semana espera-se o hat-trick!

Ao longo do ano «futebolístico», o Braga soube bater-se contra qualquer equipa. Sim, perdemos alguns jogos e empatámos outros sem grande  sentido, mas a verdade é que o prato não dava para ter de tudo… Neste ano, as soluções apresentadas pelo Braga eram reduzidas no que ao meio campo e à defesa toca, e nem assim a toalha foi atirada ao chão. Jogando com as segundas, terceiras e quantas mais linhas quiser traçar, o Braga mostrou sempre o coração guerreiro que o move e o faz sonhar sempre mais.

O 4.º lugar é justíssimo para o SC Braga Fonte: SC Braga
O 4.º lugar é justíssimo para o SC Braga
Fonte: SC Braga

Como lhe dizia, em certas alturas aquele quê de sorte não existiu para catapultar os arsenalistas na tabela. Jogos frente ao Arouca, V. Guimarães, Benfica e Moreirense em casa são alguns dos exemplos em que o Braga não conseguiu impor-se e demonstrar todo o bom futebol que praticava. Não coloco os adversários em pé de igualdade, mas a verdade é que bastaram pequenos erros para não sairmos com a vitória. No primeiro exemplo, terá sido uma das melhores sestas que eu tive ao longo do ano. Foram 90 minutos de puro relaxamento. Uma massagem «vichy» para os olhos. No segundo, inserindo a ideia de que os dérbis são jogos diferentes de todos os outros, o resultado é adequado e algo justo, mas depois de ver o que somos capazes de fazer custou um bocadinho! Sim, o peso do jogo é diferente e só a vitória conta. 3-3, tanto golo e tanto jogo que só deu para o empate. Esteve pelo quase… O terceiro caso é totalmente diferente.

O Benfica dispõe de soluções para quase todos os gostos e soube encerrar cedo o jogo em Braga. Não jogava metade do que aquilo que o fez ser campeão nacional, mas a verdade é que chegou. Se aos trinta segundos a bola vai à rede e não ao poste, estou certo de que o desfecho seria totalmente diferente! Enfim, postes e Benfica… Por último, e já bem mais tarde no que ao calendário diz respeito, o jogo frente ao Moreirense só não chateou mais pois o quarto lugar já era terra e o quinto olhava pelo telescópio. Para o ano de certeza que há mais! Poderia falar-lhe mais um bocadinho, mas prefiro ser honesto e dizer-lhe que estou feliz. Estamos de parabéns por tudo o que conseguimos. Ou quase conseguimos… Para a semana o jogo que se avizinha é particularmente interessante, no qual eu desejo, espero e quero que o Braga traga a Taça. Se desta vez a Taça vier para Braga, não vai ser só alegria que se vai sentir. Vai ver-se também uma esperança única de acreditar que para o ano estamos mais que vivos, e começamos a época a disputar mais um troféu.

Por fim, queria deixar umas poucas palavras à equipa do Braga, ao clube, à estrutura e à direcção, aos adeptos e ao Paulo Fonseca. Para este último um agradecimento especial e um pedido para que continue. Pessoal, está tudo de parabéns e para a semana lá estamos a brindar de Taça na mão!

Foto de Capa: SC Braga

Artigo revisto por: Manuela Baptista Coelho

Pedro Nuno Sousa
Pedro Nuno Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Pedro tem 22 anos, é arqueólogo de formação e jornalista desportivo por inspiração. Teve oportunidade de praticar vários desportos, o que proporcionou esta paixão. Frequenta o mestrado em História e é minhoto. Gosta muito dos seus amigos e por isso tenta preservá-los. Também gosta de teatro e é ator amador. Frequentou formações no 'Cenjor' e no 'Palavras Ditas' porque gosta de enriquecer a vida profissional. Um dia espera ser relator de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

‘O clube dos 15 milhões’: o que é feito dos 6 jogadores vendidos pelo Benfica em negócios envolvendo Jorge Mendes?

O Benfica durante algumas temporadas vendeu jogadores ao Valência e ao AS Monaco, em negócios intermediados por Jorge Mendes.

Mehdi Taremi na corrida ao prémio de melhor jogador asiático

Mehdi Taremi está entre os nomeados ao prémio de melhor jogador asiático. O atleta compete com Takefusa Kubo (Real Sociedad) e Lee Kang-In (PSG).

Nelson Pierre rendido a Thomas Muller: «É incrível, ele uniu o balneário»

Nelson Pierre elogiou Thomas Muller após partida da MLS. Vancouver Whitecaps são os primeiros classificados da fase regular da zona Oeste.

Rui Costa continuará por perto do Benfica se sair derrotado: «Vou-me manter na órbita do clube como adepto. A assistir a todos os jogos...

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica perde segundo jogo consecutivo na Champions League de Basquetebol

O Benfica perde o seu segundo jogo na Champions League de Basquetebol frente ao Spartak Subotica. A vitória escapou as águias por 16 pontos.

Pedro Gonçalves prepara-se para mudar de posição no próximo jogo do Sporting

Pedro Gonçalves deverá ser titular na partida entre o Sporting e o Paços de Ferreira, mas não vai jogar como extremo.

Rui Costa foi acusado de ser calão, incompetente e traidor por Luís Filipe Vieira: «Por que é que me teve lá tantos anos?»

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.