📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 clubes (extra-grandes) que surpreenderam na Europa no século XXI

- Advertisement -

Além das já habituais prestações europeias de FC Porto, SL Benfica e Sporting CP, outros clubes portugueses têm conseguido classificações interessantes no campeonato ao longo dos últimos anos, algo que lhes tem permitido diversas (e até inéditas) experiências entre os melhores clubes da Europa. Os recursos técnicos e financeiros estão longe de serem os mais equilibrados, sendo natural que esse seja um fator a impossibilitar tantas surpresas, mas a verdade é que as mesmas têm acontecido, ainda que de forma esporádica.

Duas mãos não chegam para contar as equipas extra-grandes que já foram às competições europeias no presente século. Foram 15! Desde presenças na Intertoto e participações inéditas em eliminatórias e fases de grupo da Liga Europa… a eliminatórias históricas em fases mais adiantadas das competições e jogos a contar para a Liga dos Campeões.

  • CD Santa Clara, UD Leiria, GD Estoril Praia, Rio Ave FC e FC Arouca tiveram as suas primeiras aventuras diante de clubes europeus.
  • CS Marítimo, CF Belenenses, Leixões SC, CD Nacional, Vitória FC e Académica OAF voltaram a pisar grandes palcos da Europa, dando continuidade ao histórico já alcançado no século anterior.
  • Boavista FC, Vitória SC, SC Braga e FC Paços de Ferreira, além do percurso na Liga Europa, chegaram mesmo a entrar em campo a ouvir o hino da Champions.

Nesse sentido, apresentamos uma lista das cinco equipas que mais surpreenderam com as suas prestações europeias.

Nota: Os cinco clubes da lista não foram selecionados e ordenados de acordo com o número de presenças europeias no século XXI, mas sim tendo em conta o grau de “surpresa” das respetivas prestações perante as circunstâncias do momento.

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.