📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 clubes (extra-grandes) que surpreenderam na Europa no século XXI

- Advertisement -

Além das já habituais prestações europeias de FC Porto, SL Benfica e Sporting CP, outros clubes portugueses têm conseguido classificações interessantes no campeonato ao longo dos últimos anos, algo que lhes tem permitido diversas (e até inéditas) experiências entre os melhores clubes da Europa. Os recursos técnicos e financeiros estão longe de serem os mais equilibrados, sendo natural que esse seja um fator a impossibilitar tantas surpresas, mas a verdade é que as mesmas têm acontecido, ainda que de forma esporádica.

Duas mãos não chegam para contar as equipas extra-grandes que já foram às competições europeias no presente século. Foram 15! Desde presenças na Intertoto e participações inéditas em eliminatórias e fases de grupo da Liga Europa… a eliminatórias históricas em fases mais adiantadas das competições e jogos a contar para a Liga dos Campeões.

  • CD Santa Clara, UD Leiria, GD Estoril Praia, Rio Ave FC e FC Arouca tiveram as suas primeiras aventuras diante de clubes europeus.
  • CS Marítimo, CF Belenenses, Leixões SC, CD Nacional, Vitória FC e Académica OAF voltaram a pisar grandes palcos da Europa, dando continuidade ao histórico já alcançado no século anterior.
  • Boavista FC, Vitória SC, SC Braga e FC Paços de Ferreira, além do percurso na Liga Europa, chegaram mesmo a entrar em campo a ouvir o hino da Champions.

Nesse sentido, apresentamos uma lista das cinco equipas que mais surpreenderam com as suas prestações europeias.

Nota: Os cinco clubes da lista não foram selecionados e ordenados de acordo com o número de presenças europeias no século XXI, mas sim tendo em conta o grau de “surpresa” das respetivas prestações perante as circunstâncias do momento.

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Queda de muro no Atlético x Académica da Liga 3 provoca pânico

O Atlético x Académica ficou marcado por um momento de pânico. Muro do Estádio da Tapadinha não aguentou perante peso e caiu.

Chelsea muito próximo de eleger o sucessor de Enzo Maresca

Liam Rosenior, técnico do Estrasburgo, tem sido fortemente associado à posição no Chelsea, desde o despedimento de Enzo Maresca.

Podcast Papo de Bola #98 – Rescaldo da temporada de 2025 no Brasil

O "Papo de Bola" desta semana faz uma retrospectiva das competições brasileiras (Copa do Brasil e Brasileirão) e internacionais (Libertadores e Intercontinental). Flamengo foi o grande vitorioso da época, Palmeiras acabou por desiludir e o Corinthians surpreendeu. O César Mayrinck está na condução do programa e o Pedro Silva nos comentários.

Podcast Fora do Ringue #30 – O balanço da WWE em 2025

Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos um apanhado de 2025 e olhamos para os lutadores do ano e as revelações. Com a moderação do André Conde e os comentários do Fontes, do podcast "Hoje Falo Eu".

PUB

Mais Artigos Populares

Lei do Mercado #84 – André Luiz, Lorenzo Lucca, Rafiu Durosinmi, Brayan Medina e Rodrigo Zalazar em destaque

O menu do primeiro podcast da Lei do Mercado de janeiro conta com André Luiz, Lorenzo Lucca, Rafiu Durosinmi, Brayan Medina e Rodrigo Zalazar em destaque. Alvos para Benfica, Sporting e FC Porto.

Luís Castro estreia-se ao comando do Levante com vitória convincente no terreno do Sevilla

Na 18.ª jornada da La Liga, o Levante de Luís Castro venceu por três bolas a zero no terreno do Sevilla, na estreia do técnico português.

Ruben Amorim ao ataque: «Se as pessoas não conseguem lidar com os Gary Nevilles e as críticas a tudo, precisamos de mudar o clube»

Ruben Amorim não deixou nada por dizer depois do empate do Manchester United. O treinador respondeu aos críticos.