5 clubes (extra-grandes) que surpreenderam na Europa no século XXI

- Advertisement -

Além das já habituais prestações europeias de FC Porto, SL Benfica e Sporting CP, outros clubes portugueses têm conseguido classificações interessantes no campeonato ao longo dos últimos anos, algo que lhes tem permitido diversas (e até inéditas) experiências entre os melhores clubes da Europa. Os recursos técnicos e financeiros estão longe de serem os mais equilibrados, sendo natural que esse seja um fator a impossibilitar tantas surpresas, mas a verdade é que as mesmas têm acontecido, ainda que de forma esporádica.

Duas mãos não chegam para contar as equipas extra-grandes que já foram às competições europeias no presente século. Foram 15! Desde presenças na Intertoto e participações inéditas em eliminatórias e fases de grupo da Liga Europa… a eliminatórias históricas em fases mais adiantadas das competições e jogos a contar para a Liga dos Campeões.

  • CD Santa Clara, UD Leiria, GD Estoril Praia, Rio Ave FC e FC Arouca tiveram as suas primeiras aventuras diante de clubes europeus.
  • CS Marítimo, CF Belenenses, Leixões SC, CD Nacional, Vitória FC e Académica OAF voltaram a pisar grandes palcos da Europa, dando continuidade ao histórico já alcançado no século anterior.
  • Boavista FC, Vitória SC, SC Braga e FC Paços de Ferreira, além do percurso na Liga Europa, chegaram mesmo a entrar em campo a ouvir o hino da Champions.

Nesse sentido, apresentamos uma lista das cinco equipas que mais surpreenderam com as suas prestações europeias.

Nota: Os cinco clubes da lista não foram selecionados e ordenados de acordo com o número de presenças europeias no século XXI, mas sim tendo em conta o grau de “surpresa” das respetivas prestações perante as circunstâncias do momento.

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hóquei: Sporting revalida título da Taça de Portugal masculina e o Benfica volta a conquistar a feminina

As finais da Taça de Portugal foram vencidas pelo Sporting e Benfica. Leões bateram o OC Barcelos por 4-0 e Benfica bateu o Stuart Massamá por 3-2.

Benfica derrota Sporting e conquista a Taça de Portugal de Futsal

O Benfica venceu o Sporting em Gondomar por seis bolas a cinco, conquistando a final da Taça de Portugal de Futsal.

João Gabriel aborda castigo a Gianluca Prestianni e critica Joaquim Evangelista e Luisão: «Fraco carácter»

João Gabriel, ex-Diretor de Comunicação do Benfica não poupou críticas à UEFA, ao ex-capitão encarnado Luisão e a Joaquim Evangelista.

Francesco Farioli: «Sabíamos que vínhamos jogar num campo complicado»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Estrela da Amadora x FC Porto. Jogo na Reboleira marcou a 31.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique comunica lesão de Raphael Guerreiro: internacional português falha jogos com o PSG

O Bayern Munique confirmou que Raphael Guerreiro sofreu uma rotura muscular. O tempo de recuperação do internacional português é indeterminado, mas já é certa a sua ausência dos jogos frente ao PSG.

Luís Silva: «O FC Porto acabou o jogo a perder algum tempo, aquilo que são as equipas pequenas que costumam fazer»

Luís Silva analisou o desfecho do Estrela da Amadora x FC Porto. Jogo na Reboleira marcou a 31.ª jornada da Primeira Liga.

Radomiak Radom de Bruno Baltazar vence fora e sobe ao oitavo lugar

O Radomiak Radom, orientado pelo técnico português Bruno Baltazar, voltou às vitórias, este domingo, e bateu o Wisla Plock por 1-0.