5 trunfos na manga para garantir o melhor acesso possível à Europa

- Advertisement -

No futebol português, haver consensos é (infelizmente) a excepção. No entanto, há duas coisas com que toda a gente concorda: quando a nossa equipa perde, a culpa é do árbitro e somos uma nódoa a jogar na Europa. No entanto, este ano, apesar da participação desastrosa nas competições europeias, os russos conseguiram a proeza de fazer ainda pior que nós, e por isso, subimos uma posição no ranking da UEFA, de sétimo para sexto lugar, com as vantagens daí adjacentes a entrarem em vigor na época 2021/2022.

Até lá, continuamos com o regime de acesso à Europa que já vigorava este ano. Com os campeonatos cada vez mais renhidos, dos quais este e o anterior são o exemplo mais fulgurante, nutrimos a esperança de ter uma participação mais decente no futuro. Para isso, em muito estão a contribuir algumas das equipas-sensação da temporada e a renhida luta pelo acesso à Europa.

Com funciona então esse regime? O acesso às competições de clubes da UEFA é determinado com base na posição da Liga Nacional no ranking da UEFA. Assim sendo, o Campeão Nacional tem acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto que o segundo classificado da Primeira Liga tem acesso à terceira pré-eliminatória. O vencedor da Taça de Portugal tem acesso directo à fase de grupos da Liga Europa.

Já a terceira e quarta posição, dão acesso, respectivamente, à terceira e segunda pré-eliminatórias da Liga Europa. Contudo, se o vencedor da Taça de Portugal tiver conseguido a qualificação para a Liga dos Campeões através do Campeonato, como se prevê esta época, já que FC Porto e SL Benfica disputarão a final da prova-rainha e, a não ser que haja uma catástrofe de resultados (que já esteve mais longe…), um deles acabará por se sagrar Campeão Nacional, isso leva o terceiro classificado a apurar-se directamente para a fase de grupos da Liga Europa e o quarto e quinto classificados para a terceira e segunda pré-eliminatórias da mesma.

O trceiro, quarto e quinto lugar estão a ser disputados a ferro e fogo. Assim, vamos procurar cinco jogadores que podem ser o Joker para valer às suas equipas o apuramento para as competições europeias.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli comenta empate no FC Porto x Famalicão: «Não é o melhor jogo que fizemos»

Francesco Farioli analisou o desfecho do FC Porto x Famalicão. Dragões empataram com a equipa famalicense a duas bolas.

Hugo Oliveira e o FC Porto x Famalicão: «Tivemos jogadores com exibições fantásticas»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do FC Porto x Famalicão. Jogo terminou com empate 2-2 no Estádio do Dragão.

Sorriso reage ao empate do FC Porto x Famalicão: «Hoje foi um grande jogo»

Sorriso analisou o desfecho do FC Porto x Famalicão. Duelo entre as equipas terminou com empate 2-2 no Estádio do Dragão.

Eis os 5 destaques do empate entre FC Porto e Famalicão para a Primeira Liga

O FC Porto empatou com o Famalicão (2-2) na 28.ª jornada da Primeira Liga. Confere os destaques do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Lens perde com o Lille e falha pressão ao PSG: eis os resultados do dia da Ligue 1

O Lille venceu em casa o Lens por 3-0 na jornada 28 da Ligue 1. Félix Correia foi titular e marcou um dos golos do encontro.

Já são conhecidos os motivos que levaram Mateus Mané a tomar a decisão de jogar por Portugal

Mateus Mané representou a Seleção Nacional Sub-21. O avançado escolheu Portugal em vez de Inglaterra e já se conhecem os contornos da decisão.

Famalicão pede grande penalidade no Estádio do Dragão após lance entre Gustavo Sá e Zaidu

FC Porto e Famalicão defrontam-se na 28.ª jornada da Primeira Liga. A equipa famalicense pediu grande penalidade ao minuto 45+2'.