A dificuldad(€) de consumir desporto em Portugal

- Advertisement -

Pouco antes de entrarmos no século XXI, a Sport TV apresentou-se ao público nacional e tornou-se no primeiro e único canal premium desportivo em Portugal, com transmissões das competições e principais ligas europeias, assim como algumas modalidades, desportos motorizados e de combate. Contudo,20 anos depois, a Sport TV perde o monopólio que detinha fruto da entrada de uma nova empresa “neste jogo” das transmissões televisivas, a Eleven Sports.

Danny Menken, diretor-geral da Eleven Sports, é bastante claro acerca das pretensões da empresa para o mercado português, afirmando que a Eleven Sports tem como principal objetivo a longo prazo adquirir 100% da distribuição dos conteúdos desportivos e começou desde já a trilhar esse caminho ao assegurar os direitos televisivos para Portugal da Liga dos Campeões, da Youth League,da liga espanhola de futebol e de basquetebol, da liga francesa de futebol, da primeira e segunda divisão alemã de futebol, da liga escocesa de futebol, da liga belga de futebol, a Fórmula 1, 2 e 3 (a partir de 2019), a NFL, vários desportos de combate, o PGA EuroPro Golf Tour, a Barça TV, a Juventus TV e a Arsenal TV.

Menken revela ainda que este é um canal que prima pela diferença no comentário desportivo:  “os fatos e as gravatas vão dar lugar ao estilo informal” e o objetivo passará por fazer as pessoas felizes ao verem desporto, esquecendo assim o comentário rígido, antiquado e político que muitas vezes se assiste em Portugal.

Este é um panorama já vivido noutros países, com a Eleven Sports a revelar-se  muito forte financeiramente e com desejos de se internacionalizar olhando para cada país como um alvo específico. Na Polónia, por exemplo, era o Canal+ que há mais de 25 anos dominava na transmissão televisiva dos conteúdos desportivos, porém após o acordo entre a Eleven Sports e todos os operadores polacos, constatou-se uma alteração desta conjuntura que fixa hoje o seguinte dado estatístico: o Canal+ conta com 1.2 milhões de assinantes, perdendo para a Eleven Sports que já ultrapassa a barreira dos dois milhões.

Em Portugal, a grande oportunidade foi a Liga dos Campeões e a estratégia de convencer o público português passou por deter os direitos da principal competição europeia de clubes. À data deste artigo, a Eleven Sports apenas chegou a acordo com a Nowo e é a plataforma online que representa o maior número de subscrições, mas é possível desde já perspetivar que assim que haja acordo entre este novo canal e os principais operadores, vamos assistir a uma revolução no cenário do desporto televisivo.

Colocando o foco nos principais intervenientes, os espetadores, concluímos que pode ficar bastante caro assistir a futebol e a todos os restantes desportos, isto porque a Sport TV não recuou no custo da sua mensalidade e, no caso de os fãs desejarem continuar a ver na integra tudo o que viam, terão que adicionar às suas habituais despesas a subscrição da Eleven Sports.

Por último, destacar o desporto rei nesta questão…

Fonte: FPF

Afinal onde é que se vê futebol em Portugal?

Primeira Liga: Sport TV (exceto jogos do SL Benfica em casa, que são transmitidos na BTV)

Taça de Portugal/Supertaça Cândido de Oliveira: RTP

Taça da Liga: Sport TV

Premier League: Sport TV

Serie A: Sport TV

La Liga: Eleven Sports

Bundesliga: Eleven Sports

Ligue 1: Eleven Sports

Jupiler Pro League: Eleven Sports

Liga dos Campeões: Eleven Sports (a TVI vai transmitir um jogo por dia de jogo durante a fase de grupos)

Liga Europa: Sport TV (SIC transmite um jogo por jornada)

 

 

Foto de Capa: FC Schalke 04

 

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Regresso de David Jurásek ao Slavia Praga saudado: «Talvez ainda não estivesse totalmente preparado para um clube de topo estrangeiro como o Benfica»

David Jurásek regressou ao Slavia Praga e deixou definitivamente o Benfica. O lateral foi elogiado por Branislav Sokoli.

Sporting: Souleymane Faye viaja este domingo para Lisboa

Souleymane Faye vai reforçar o Sporting neste mercado de inverno. Extremo de 22 anos prepara-se para viajar rumo a Portugal.

André Luiz com reflexão depois do Rio Ave x Benfica: «Tem dias que as coisas não saem como a gente quer»

André Luiz deixou uma pequena reflexão depois da derrota do Rio Ave contra o Benfica. Avançado tem sido associado às águias.

Pep Guardiola pediu vermelho para Diogo Dalot e obrigou Premier League a esclarecer: «Contacto sem recurso a força excessiva»

Pep Guardiola analisou a derrota do Manchester City contra o Manchester United. O técnico garantiu que Diogo Dalot devia ter sido expulso.

PUB

Mais Artigos Populares

Marítimo goleia Lusitânia de Lourosa e continua confortável na liderança da Segunda Liga

Mais um passo do Marítimo a confirmar o grande momento de forma. Madeirenses golearam Lusitânia de Lourosa na 18.ª jornada da Segunda Liga.

Wolverhampton empata com Newcastle e aumenta série sem perder

O Newcastle empatou 0-0 com o Wolverhampton na jornada 22 da Premier League. Lobos continuam série sem perder.

O impacto tático de Georgiy Sudakov num Benfica dominador em Vila do Conde

Análise tática ao triunfo do Benfica frente ao Rio Ave, com Georgiy Sudakov em evidência no encontro disputado no Estádio dos Arcos.