A dificuldad(€) de consumir desporto em Portugal

- Advertisement -

Pouco antes de entrarmos no século XXI, a Sport TV apresentou-se ao público nacional e tornou-se no primeiro e único canal premium desportivo em Portugal, com transmissões das competições e principais ligas europeias, assim como algumas modalidades, desportos motorizados e de combate. Contudo,20 anos depois, a Sport TV perde o monopólio que detinha fruto da entrada de uma nova empresa “neste jogo” das transmissões televisivas, a Eleven Sports.

Danny Menken, diretor-geral da Eleven Sports, é bastante claro acerca das pretensões da empresa para o mercado português, afirmando que a Eleven Sports tem como principal objetivo a longo prazo adquirir 100% da distribuição dos conteúdos desportivos e começou desde já a trilhar esse caminho ao assegurar os direitos televisivos para Portugal da Liga dos Campeões, da Youth League,da liga espanhola de futebol e de basquetebol, da liga francesa de futebol, da primeira e segunda divisão alemã de futebol, da liga escocesa de futebol, da liga belga de futebol, a Fórmula 1, 2 e 3 (a partir de 2019), a NFL, vários desportos de combate, o PGA EuroPro Golf Tour, a Barça TV, a Juventus TV e a Arsenal TV.

Menken revela ainda que este é um canal que prima pela diferença no comentário desportivo:  “os fatos e as gravatas vão dar lugar ao estilo informal” e o objetivo passará por fazer as pessoas felizes ao verem desporto, esquecendo assim o comentário rígido, antiquado e político que muitas vezes se assiste em Portugal.

Este é um panorama já vivido noutros países, com a Eleven Sports a revelar-se  muito forte financeiramente e com desejos de se internacionalizar olhando para cada país como um alvo específico. Na Polónia, por exemplo, era o Canal+ que há mais de 25 anos dominava na transmissão televisiva dos conteúdos desportivos, porém após o acordo entre a Eleven Sports e todos os operadores polacos, constatou-se uma alteração desta conjuntura que fixa hoje o seguinte dado estatístico: o Canal+ conta com 1.2 milhões de assinantes, perdendo para a Eleven Sports que já ultrapassa a barreira dos dois milhões.

Em Portugal, a grande oportunidade foi a Liga dos Campeões e a estratégia de convencer o público português passou por deter os direitos da principal competição europeia de clubes. À data deste artigo, a Eleven Sports apenas chegou a acordo com a Nowo e é a plataforma online que representa o maior número de subscrições, mas é possível desde já perspetivar que assim que haja acordo entre este novo canal e os principais operadores, vamos assistir a uma revolução no cenário do desporto televisivo.

Colocando o foco nos principais intervenientes, os espetadores, concluímos que pode ficar bastante caro assistir a futebol e a todos os restantes desportos, isto porque a Sport TV não recuou no custo da sua mensalidade e, no caso de os fãs desejarem continuar a ver na integra tudo o que viam, terão que adicionar às suas habituais despesas a subscrição da Eleven Sports.

Por último, destacar o desporto rei nesta questão…

Fonte: FPF

Afinal onde é que se vê futebol em Portugal?

Primeira Liga: Sport TV (exceto jogos do SL Benfica em casa, que são transmitidos na BTV)

Taça de Portugal/Supertaça Cândido de Oliveira: RTP

Taça da Liga: Sport TV

Premier League: Sport TV

Serie A: Sport TV

La Liga: Eleven Sports

Bundesliga: Eleven Sports

Ligue 1: Eleven Sports

Jupiler Pro League: Eleven Sports

Liga dos Campeões: Eleven Sports (a TVI vai transmitir um jogo por dia de jogo durante a fase de grupos)

Liga Europa: Sport TV (SIC transmite um jogo por jornada)

 

 

Foto de Capa: FC Schalke 04

 

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Entre o fundo e o topo | Casa Pia x FC Porto

O líder e campeão nacional FC Porto desloca-se ao sul do país defrontar o Casa Pia, o último classificado. Um conjunto luta pela sexta vitória consecutiva e o outro trabalha para alcançar o primeiro triunfo.

Sporting vence Portimonense na primeira jornada da Primeira Liga de Futsal

O Sporting venceu o Portimonense por 1-0, na primeira jornada da Primeira Liga da Futsal, com Bernardo Paçó a assumir papel de destaque na baliza leonina.

Benfica B goleia Académica em Coimbra e Torreense volta a escorregar com nulo perante o Leixões: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B goleou a Académica por três a zero na Segunda Liga, enquanto o Torreense voltou a desiludir perante o Leixões.

Renato Sanches em negociações avançadas para ser reforço do Estrela da Amadora

Renato Sanches está em negociações adiantadas para regressar a Portugal e ser reforço do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica assiste na goleada do West Ham de Nuno Espírito Santo ao Wrexham

O West Ham de Nuno Espírito Santo goleou o Wrexham por seis a zero e lidera o Championship à condição.

Sevilha vence com assistência de ex-Sporting e agrava crise do Valência

O Sevilha venceu o Valência por um a zero na La Liga com assistência de Giorgi Kochorashvili, ex-jogador do Sporting.

Show de Franco Mastantuono: Fiorentina de Beto e Pedro Gonçalves vence Venezia de Thierry Correia

A Fiorentina venceu o Venezia por 4-2 com hat-trick de Franco Mastantuono. Beto, Pedro Gonçalves, Thierry Correia entraram na segunda parte.