- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalJá há muito tempo que os lances de bola parada deixaram de ser olhados como ”um molho onde o mais alto resolve”. Hoje em dia e já há algum tempo, o futebol é analisado ao mais ínfimo pormenor, o que leva as equipas técnicas a preparar os jogos com maior grau de atenção às bolas paradas porque pode estar aí o momento de desbloqueio de um jogo ou até de definição de um resultado. A tática sempre esteve presente em livres laterais ou pontapés de canto para que deles se tire o máximo proveito; a colocação da bola num determinado ponto da área, por exemplo, ou os chamados ”bloqueios” ao jogador adversário, permitindo que outro colega de equipa alcance a bola sem oposição.

Olhando para o campeonato português e tendo analisado as primeiras oito jornadas dos 3 grandes na época 2017/18, os números, que não ganham jogos, mostram que, como no futebol a preto e branco, dá jeito ter ”um par de homens lá atrás” que dominem o jogo pelo ar. As médias de alturas dos defesas dos 3 grandes parecem não ajudar a esta velha máxima mas os próprios ajudam (FC Porto ≈  182cm, Sporting CP ≈ 187cm, SL Benfica ≈ 183 cm).

Os dragões são a equipa mais concretizadora da prova, até ao momento, e conseguem juntar a isso o facto de serem também a menos batida. Até à oitava jornada, marcaram 19 golos, 4 deles de cabeça, e sofreram apenas 3, nenhum de cabeça. Ao longo destas jornadas, o FC Porto já teve de defender-se por 33 vezes de pontapés de canto (4,125 cantos / jogo) e o jogo em que mais teve de o fazer foi na última jornada, em Alvalade (10 cantos contra).

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Felipe e Marcano têm aprendido bastante juntos e hoje são a dupla de eleição para comandar os céus do Dragão. Exemplares no jogo aéreo, beneficiam, sem dúvida, da presença de Danilo e da segurança que têm em Casillas. Com estes 4 nomes a barrar a baliza azul e branca e para marcar pelo ar, cabe aos adversários encontrar uma brecha naquilo que parece ser uma defesa de betão.

Os leões não andam longe dos registos do líder e apresentam uma lista de golos que satisfaz qualquer adepto. Marcaram 16 golos, 1 deles de cabeça, e sofreram apenas 4, 1 deles também de cabeça. Com 29 pontapés de canto direcionados à sua área neste campeonato (3,625 cantos / jogo), o Sporting CP sofreu 1 golo de cabeça, em Santa Maria da Feira, mas foi na primeira jornada, na vila das Aves, que mais vezes se defendeu (6 cantos contra). A dupla de centrais preferida de quase todos os adeptos leoninos foi formada apenas este ano mas entendem-se muito bem e no capítulo do jogo aéreo são autoritários.

Coates e Mathieu chegam e sobram para as ”encomendas aéreas” mas se tal não acontecer estão protegidos por Sir William e na baliza têm o guarda-redes campeão europeu. À semelhança dos rivais do norte, a equipa de Alvalade protege a sua baliza de forma exemplar e com nomes de luxo. Para marcar pelo ar, será preciso um bom executante de cabeça. E que os há, há.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

William Gomes abre portas a um regresso ao São Paulo no futuro: «Há muitas coisas que não realizei e ainda tenho muito a conquistar...

William Gomes diz que a sua história no São Paulo «ainda não acabou». Extremo brasileiro abre portas a um regresso no futuro.

William Gomes destaca 2 craques brasileiros e admite: «Antes dos jogos, tento assistir a vídeos deles, observar coisas que fazem para tentar executar em...

William Gomes diz que se inspira «muito» em Neymar e Vinícius Júnior. Extremo do FC Porto menciona também Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

FC Porto: Francesco Farioli em alta na Imprensa internacional

Francesco Farioli foi alvo de grandes elogios num artigo do The Athletic, sendo descrito como «o cavalheiro treinador italiano que prospeta em Portugal».

William Gomes e a Seleção A do Brasil: «Sabemos da dificuldade, porque tem muitos jogadores de qualidade, mas é um sonho que tenho»

William Gomes falou sobre o São Paulo, o seu objetivo de chegar à seleção principal do Brasil e ainda destacou dois craques.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez estreou-se há 3 anos no comando de Portugal: recorda o que aconteceu

A estreia de Roberto Martínez no comando de Portugal aconteceu a 23 de março de 2023. Seleção Nacional goleou o Liechtenstein por 4-0.

Jovem defesa-lateral renova com o Benfica após longa paragem por lesão

Esta terça-feira, o Benfica anunciou a renovação de contrato de João Capucho. O defesa-lateral de 19 anos esteve afastado por lesão durante grande parte da época.

Victor Froholdt antevê jogo da Dinamarca e diz: «Ainda temos um bilhete para o Mundial para agarrar e faremos tudo para o alcançar»

Victor Froholdt faz a antevisão ao Dinamarca x Macedónia do Norte, jogo da meia-final do playoff de acesso ao Mundial 2026.