📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A Liga (ou league) Desilusão

- Advertisement -

Existem cerca de 129 jogadores estrangeiros espalhados pelos 14 clubes que integram esta Liga sub-23. Os casos mais flagrantes disso são o Portimonense SC, com 54% do plantel estrangeiro, e o CD Feirense, com 47%. No lado oposto temos o CS Marítimo com o plantel mais português: 88% do plantel verde-rubro é português. No entanto, os números preocupantes não se ficam por aqui. Na segunda jornada foram titulares 44 jogadores estrangeiros, ou seja, quatro onzes iniciais de estrangeiros.

Depois de observadas estas estatísticas preocupantes e ao estarmos a falar de uma competição que foi criada pela Federação, sob a bandeira da formação do jogador português, pergunto eu, não estamos nós a falar de uma competição desvirtuada e que serviu o único pressuposto de ser como uma montra para os agentes colocarem os seus jogadores?

O CD Feirense possui no seu plantel sub-23 11 jogadores estrangeiros, principalmente oriundos da Nigéria
Fonte: FPF

De que serviu todo aquele “barulho” que abanou o sistema das equipas B na Segunda Liga? Felizmente, equipas como o FC Porto e o SC Braga viram a sua “asneira” a tempo e continuaram com as suas equipas B. No caso portista, a mudança de comportamento foi ainda mais surpreendente tendo em conta que o FC Porto acabou por nem se inscrever na Liga Sub-23 depois de ter demonstrado interesse nisso mesmo.

A única equipa francamente “lesada” por toda esta situação foi o Sporting CP, que extinguiu a sua equipa B para criar a equipa sub-23. E digo lesada porque o nível competitivo desta liga sub-23 não tem nem metade da qualidade que a Segunda Liga possuiu e isto para uma academia como a leonina é muito preocupante a longo-prazo.

Honestamente, pela (pequena) amostra que obtive nestas três primeiras jornadas, não vejo um grande futuro para esta Liga Sub-23. Talvez apenas “casmurrice” da Federação consiga continuar a estender a vida a uma liga que já começou desvirtuada do seu pressuposto. Acho que se a Federação está tão preocupada com os seus modelos competitivos, deveria olhar mais urgentemente para o Campeonato Nacional de Seniores e o seu modelo “estranho”.

Não querendo continuar a bater no “ceguinho”, finalizo apenas com o meu modesto conselho para Fernando Gomes e a sua administração na Federação: Mais calma e ponderação. Lembre-se, modelo de sucesso, não mexe!

Foto de Capa: SL Benfica

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.