A obsessão pelo preto e branco mostra a antiguidade das vossas mentes

- Advertisement -

Julgava eu que com o meu desabafo em forma de artigo da semana passada cobria os maiores problemas do futebol português, mas eis que a claque do Vitória Sport Clube me provou que o contrário. O pior é que este problema não se cinge ao futebol português, abrangendo toda a sociedade.

Os insultos racistas que levaram ao abandono do campo pelo jogador do FC Porto, Moussa Marega, foram o mais recente caso de racismo no futebol nacional, tendo mais projeção mediática devido à atitude corajosa do jogador. No entanto, os insultos de adeptos motivados pela cor de pele dos futebolistas é um problema já antigo, que nos devia unir a todos em torno desta causa em que se defende mais a Humanidade do que clubes e jogadores.

Enquanto houver “adeptos” a imitar sons de macacos nos estádios, o futebol perde toda a sua beleza, e enquanto esses ditos “adeptos” julgarem um jogador pela cor de pele e não pelo talento e esforço, vivendo obcecados com o preto e branco, vamos sempre ser um país e uma sociedade sem cor e absolutamente, retrógrada.

Marega foi a mais recente vítima do racismo em Portugal
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Importa agora esclarecer uma coisa: em geral, a sociedade portuguesa não é racista. Mal de nós se fôssemos, já que somos um país de imigrantes e de emigrantes e temos uma ligação inquebrável com África e as Américas. No entanto, como em todo o lado, há racistas em Portugal. Gente que não evoluiu e continuou a pensar a preto e branco. Pois bem, essas pessoas não podem estragar o espetáculo que é o futebol. Este desporto é uma festa, multicolorida, em que nós, adeptos, festejamos os golos de todos, sem olhar para a cor de pele. É assim que deve ser. E enquanto não for assim para alguns, esses vão sempre destruir a paixão de todos.

Foto de Capa: UEFA

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira após eliminação na Champions League Feminina: «O Sporting foi claramente a melhor equipa hoje»

O Sporting foi eliminado pelo Saint Polten na Champions League Feminina. Micael Sequeira deu a sua opinião no final do jogo.

Eis o jogador do FC Porto que ‘pediu para sair’

Francesco Farioli revelou que houve um jogador do FC Porto que falou consigo e pediu para sair. Terá sido Francisco Moura.

AS Roma oferece 5+45 milhões de euros por Rodrigo Mora: eis a situação

A AS Roma quer contratar Rodrigo Mora ao FC Porto. Giallorossi oferecem 5 milhões de euros + 45 milhões de euros.

AS Roma ultrapassa Galatasaray e já há previsão para o FC Porto dar aval à saída de Rodrigo Mora

A AS Roma já ultrapassou o Galatasaray na corrida pela contratação de Rodrigo Mora. Negócio pode ficar fechado nas próximas 48 horas.

PUB

Mais Artigos Populares

Giorgi Kochorashvili perto do Sevilha: eis os detalhes do negócio que já agrada mais o Sporting

O Sporting quer colocar Giorgi Kochorashvili neste mercado. O Sevilha está cada vez mais perto de fechar a contratação.

Franclim Carvalho após empate do Botafogo: «Estivemos abaixo do que queríamos e conseguimos fazer. É responsabilidade única e exclusiva do treinador»

Franclim Carvalho analisou o Botafogo x Fluminense. Jogo terminou empatado 1-1 para a jornada 22 do Brasileirão.

AS Roma também avança com proposta de empréstimo por Rodrigo Mora e destaque do FC Porto soma opções para o futuro

A AS Roma quer garantir a contratação de Rodrigo Mora. Giallorossi com proposta de empréstimo pelo criativo do FC Porto.