A obsessão pelo preto e branco mostra a antiguidade das vossas mentes

- Advertisement -

Julgava eu que com o meu desabafo em forma de artigo da semana passada cobria os maiores problemas do futebol português, mas eis que a claque do Vitória Sport Clube me provou que o contrário. O pior é que este problema não se cinge ao futebol português, abrangendo toda a sociedade.

Os insultos racistas que levaram ao abandono do campo pelo jogador do FC Porto, Moussa Marega, foram o mais recente caso de racismo no futebol nacional, tendo mais projeção mediática devido à atitude corajosa do jogador. No entanto, os insultos de adeptos motivados pela cor de pele dos futebolistas é um problema já antigo, que nos devia unir a todos em torno desta causa em que se defende mais a Humanidade do que clubes e jogadores.

Enquanto houver “adeptos” a imitar sons de macacos nos estádios, o futebol perde toda a sua beleza, e enquanto esses ditos “adeptos” julgarem um jogador pela cor de pele e não pelo talento e esforço, vivendo obcecados com o preto e branco, vamos sempre ser um país e uma sociedade sem cor e absolutamente, retrógrada.

Marega foi a mais recente vítima do racismo em Portugal
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Importa agora esclarecer uma coisa: em geral, a sociedade portuguesa não é racista. Mal de nós se fôssemos, já que somos um país de imigrantes e de emigrantes e temos uma ligação inquebrável com África e as Américas. No entanto, como em todo o lado, há racistas em Portugal. Gente que não evoluiu e continuou a pensar a preto e branco. Pois bem, essas pessoas não podem estragar o espetáculo que é o futebol. Este desporto é uma festa, multicolorida, em que nós, adeptos, festejamos os golos de todos, sem olhar para a cor de pele. É assim que deve ser. E enquanto não for assim para alguns, esses vão sempre destruir a paixão de todos.

Foto de Capa: UEFA

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto quer isolar-se perante os rivais | FC Porto x Moreirense

Um triunfo no Dragão, diante do FC Porto, daria um reforço de motivação aos jogadores comandados por Vasco Botelho da Costa.

Adeptos do Benfica provocaram incêndio no Estádio do Arouca depois do golo de Franjo Ivanovic

Depois do golo da vitória do Benfica, apontado por Franjo Ivanovic nos descontos, houve um incêndio no Estádio do Arouca. Fogo provocado por adeptos encarnados.

Benfica tem 2 baixas confirmadas para o jogo contra o Vitória SC na próxima jornada

O Benfica venceu o Arouca, mas tem problemas novos para o próximo jogo. António Silva e Amar Dedic não poderão atuar contra o Vitória SC.

Presidente da MAG do Sporting faz balanço das eleições: «É um sinal de que estão contentes e querem continuar neste trajeto»

João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, fez o balanço das eleições. Dirigente vai deixar os leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulinho faz assistência em empate do Toluca no México só com golos nos descontos

O Toluca empatou com o Atlas na 11.ª jornada da Liga Mexicana. Paulinho saltou do banco e somou uma assistência.

Inter Miami gere plantel na MLS, poupa Lionel Messi e soma 2º empate consecutivo por 0-0

O Inter Miami rodou o plantel a meio da eliminatória da Champions League da CONCACAF. Novo empate, desta vez diante do Charlotte.

Flamengo de Leonardo Jardim goleia Botafogo de Martín Anselmi no Brasileirão e continua só com vitórias com o treinador português

O Flamengo de Leonardo Jardim venceu o Botafogo de Martín Anselmi no Brasileirão. Goleada do rubro-negro por 3-0.