📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A obsessão pelo preto e branco mostra a antiguidade das vossas mentes

- Advertisement -

Julgava eu que com o meu desabafo em forma de artigo da semana passada cobria os maiores problemas do futebol português, mas eis que a claque do Vitória Sport Clube me provou que o contrário. O pior é que este problema não se cinge ao futebol português, abrangendo toda a sociedade.

Os insultos racistas que levaram ao abandono do campo pelo jogador do FC Porto, Moussa Marega, foram o mais recente caso de racismo no futebol nacional, tendo mais projeção mediática devido à atitude corajosa do jogador. No entanto, os insultos de adeptos motivados pela cor de pele dos futebolistas é um problema já antigo, que nos devia unir a todos em torno desta causa em que se defende mais a Humanidade do que clubes e jogadores.

Enquanto houver “adeptos” a imitar sons de macacos nos estádios, o futebol perde toda a sua beleza, e enquanto esses ditos “adeptos” julgarem um jogador pela cor de pele e não pelo talento e esforço, vivendo obcecados com o preto e branco, vamos sempre ser um país e uma sociedade sem cor e absolutamente, retrógrada.

Marega foi a mais recente vítima do racismo em Portugal
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Importa agora esclarecer uma coisa: em geral, a sociedade portuguesa não é racista. Mal de nós se fôssemos, já que somos um país de imigrantes e de emigrantes e temos uma ligação inquebrável com África e as Américas. No entanto, como em todo o lado, há racistas em Portugal. Gente que não evoluiu e continuou a pensar a preto e branco. Pois bem, essas pessoas não podem estragar o espetáculo que é o futebol. Este desporto é uma festa, multicolorida, em que nós, adeptos, festejamos os golos de todos, sem olhar para a cor de pele. É assim que deve ser. E enquanto não for assim para alguns, esses vão sempre destruir a paixão de todos.

Foto de Capa: UEFA

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Varandas: «Insustentável diz um paraquedista que aterrou agora. Insustentáveis foram 40 anos de fruta, de reuniões entre Vieira e Pinto da Costa…»

Frederico Varandas falou após a goleada do Sporting diante do Vitória SC. Presidente dos leões voltou a atacar FC Porto e Benfica.

Frederico Varandas aponta arbitragem do Farense x Benfica e questiona: «Por que é que há dois pesos e duas medidas?»

Frederico Varandas falou após a goleada do Sporting diante do Vitória SC. Presidente dos leões apontou para o Farense x Benfica.

Frederico Varandas comenta lance polémico no Santa Clara x Sporting: «Na minha opinião não é penálti»

Frederico Varandas falou após a goleada do Sporting diante do Vitória SC. Presidente dos leões recordou o Santa Clara x Sporting.

Frederico Varandas: «Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha dono: FC Porto e Benfica, Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira»

Frederico Varandas falou após a goleada do Sporting diante do Vitória SC. Presidente dos leões deixou bicada aos rivais.

PUB

Mais Artigos Populares

Boxing Day à porta: Onde ver o Manchester United x Newcastle no dia 26 de dezembro?

O Manchester United vai receber o Newcastle no jogo do Boxing Day desta época da Premier League. A partida vai ser disputada no dia 26 de dezembro.

Marcus Rashford destaca pressão no Barcelona e garante: «Claro que o que eu quero é ficar no Barça, é um objetivo final»

Marcus Rashford fez um balanço do seu empréstimo ao Barcelona. O avançado internacional inglês garantiu que pretende ficar no clube catalão.

Chegou ao Moreirense em 2022 e está de saída no mercado de janeiro

O Moreirense vai preparar-se para dizer adeus a Lawrence Ofori. O médio ganês de 27 anos não faz parte dos planos de Vasco Botelho da Costa e vai ser transferido.