Adewale Sapara | Melhor jogador do CP dá o salto para a Segunda Liga

- Advertisement -

Não é todos os anos que o melhor jogador do Campeonato de Portugal dá o salto para o escalão acima, logo na época seguinte. Porém, Adewale Sapara é a exceção à regra. Eleito pela página Campeonato de Portugal – Campeonato das Oportunidades, o melhor jogador da temporada 2019/2020, foi apresentado pelo Leixões SC Futebol SAD, como reforço para o próximo ano desportivo.

Sapara, nigeriano de 25 anos, pode jogar em qualquer uma das alas, sem perder a qualidade que lhe é reconhecida. O seu 1,75m não o tornam franzino, já que a robustez física que possui, é um ponto chave nos duelos de corpo. O remate de meia distância também um dos seus melhores atributos. Para os menos atentos ao CP, descrevo Sapara em três palavras: veloz, objetivo e imprevisível. O estilo de jogo que apresenta faz lembrar Brayan Riascos (CD Nacional), ainda que, com maior primor técnico em relação ao colombiano.

Em Portugal desde 2014, ano em que deixou a capital da Nigéria para ir em busca do sonho do futebol, ainda não jogou numa liga profissional. O SC Farense abriu-lhe as portas do país, mas seguiram-se várias experiências em campeonatos secundários. Representou o CDR Quarteirense, Sertanense FC, ARC Oleiros e SR Almancilense, antes de chegar finalmente ao SC Olhanense.

Até ao momento da suspensão e posterior encerramento da competição, o extremo havia apontado 15 golos e oito assistências em 22 jogos, na Série D do Campeonato de Portugal. A juntar a estes números, estão ainda os 42 golos (!) nas últimas três épocas. A meu ver, e sem futurologia à mistura, é uma aposta ganha para o Leixões.

Dado este caso, há que ver a moral da história. A qualidade desta prova está a aumentar ano após ano. E não sou eu, mas sim jogadores e treinadores que por lá passam, que o dizem. Se dúvidas houvessem, basta recordar os embates do FC Alverca e do Vizela FC, frente a Sporting CP e SL Benfica, respetivamente. Os ribatejanos levaram de vencida a formação leonina, enquanto que os vizelenses não bateram os encarnados por muito pouco.

Há muitos e bons lagos por onde pescar neste campeonato, se é que me faço entender. Adewale Sapara é a prova viva, da vida que o Campeonato de Portugal dá ao futebol português.

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira diz que título do Benfica é merecido e antevê dérbi: «Queremos muito ganhar»

Micael Sequeira projeta o Benfica x Sporting. Leões deslocam-se ao terreno do Benfica na próxima jornada da Primeira Liga Feminina.

Ivan Baptista na antevisão ao dérbi: «O Benfica será sempre candidato a ganhar todos os títulos em Portugal e assim continuará para o próximo...

Ivan Baptista projeta o Benfica x Sporting. Águias recebem leões na próxima jornada da Primeira Liga Feminina.

João Goulart do Casa Pia na mira do Qarabag

João Goulart está na mira do Qarabag, depois de já ter despertado interesse de outros clubes europeus no último verão.

André Villas-Boas: «Na ‘Taça Sporting’, frente ao Sporting, ficámos pelo caminho»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, abordou vários temas no mais recente editorial da revista “Dragões”.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas no editorial: «Nesta fase, o campeonato não se ‘joga’, conquista-se»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, abordou vários temas no mais recente editorial da revista "Dragões". Lê tudo.

Abel Ferreira critica Cerro Porteño devido ao relvado: «Sabes em que século estamos?»

Abel Ferreira criticou o Cerro Porteño por ter tamanho do campo reduzido. O treinador adversário fugiu ao assunto, após o encontro frente ao Palmeiras.

Há 2 portugueses no 11 ideal da 1ª mão das meias-finais da Champions League

João Neves e Vitinha estão presentes no 11 ideal da UEFA relativo à primeira mão das meias-finais da Champions League.