Adewale Sapara | Melhor jogador do CP dá o salto para a Segunda Liga

- Advertisement -

Não é todos os anos que o melhor jogador do Campeonato de Portugal dá o salto para o escalão acima, logo na época seguinte. Porém, Adewale Sapara é a exceção à regra. Eleito pela página Campeonato de Portugal – Campeonato das Oportunidades, o melhor jogador da temporada 2019/2020, foi apresentado pelo Leixões SC Futebol SAD, como reforço para o próximo ano desportivo.

Sapara, nigeriano de 25 anos, pode jogar em qualquer uma das alas, sem perder a qualidade que lhe é reconhecida. O seu 1,75m não o tornam franzino, já que a robustez física que possui, é um ponto chave nos duelos de corpo. O remate de meia distância também um dos seus melhores atributos. Para os menos atentos ao CP, descrevo Sapara em três palavras: veloz, objetivo e imprevisível. O estilo de jogo que apresenta faz lembrar Brayan Riascos (CD Nacional), ainda que, com maior primor técnico em relação ao colombiano.

Em Portugal desde 2014, ano em que deixou a capital da Nigéria para ir em busca do sonho do futebol, ainda não jogou numa liga profissional. O SC Farense abriu-lhe as portas do país, mas seguiram-se várias experiências em campeonatos secundários. Representou o CDR Quarteirense, Sertanense FC, ARC Oleiros e SR Almancilense, antes de chegar finalmente ao SC Olhanense.

Até ao momento da suspensão e posterior encerramento da competição, o extremo havia apontado 15 golos e oito assistências em 22 jogos, na Série D do Campeonato de Portugal. A juntar a estes números, estão ainda os 42 golos (!) nas últimas três épocas. A meu ver, e sem futurologia à mistura, é uma aposta ganha para o Leixões.

Dado este caso, há que ver a moral da história. A qualidade desta prova está a aumentar ano após ano. E não sou eu, mas sim jogadores e treinadores que por lá passam, que o dizem. Se dúvidas houvessem, basta recordar os embates do FC Alverca e do Vizela FC, frente a Sporting CP e SL Benfica, respetivamente. Os ribatejanos levaram de vencida a formação leonina, enquanto que os vizelenses não bateram os encarnados por muito pouco.

Há muitos e bons lagos por onde pescar neste campeonato, se é que me faço entender. Adewale Sapara é a prova viva, da vida que o Campeonato de Portugal dá ao futebol português.

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dinis Telehovschi renova com o Benfica

O Benfica anunciou a renovação de Dinis Telehovschi. O médio vai para a 11.º temporada ao serviço dos encarnados.

Liverpool empata no último minuto e evita derrota frente ao Newcastle na estreia de Amar Dedic

O Liverpool empatou a dois golos frente ao Newcastle, num jogo que assinalou a estreia de Amar Dedic.

Frederico Varandas fala antes da Supertaça de Andebol: Luis Suárez, mercado, Rui Borges, João Palhinha e muito mais

Frederico Varandas falou antes da Supertaça de Andebol. Presidente do Sporting tocou em vários temas relacionados ao clube.

Nuno Campos coloca Dínamo Bucareste na liderança da liga

Dínamo Bucareste, liderado por Nuno Campos, venceu o Universitatea Cluj. O português assumiu provisoriamente a liderança da Liga Romena.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela Vermelha assina com ex-lateral do Benfica

O Estrela Vermelha anunciou a contratação de Mihailo Ristic.O lateral de 30 anos assinou por três temporadas.

Ipswich Town: Julio Enciso e Abdoul Ouattara são reforços

Ipswich Town anuncia a contratação de dois novos reforços. Julio Enciso e Abdoul Ouattara chegam vindos do Strasbourg.

João Neto emprestado ao Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira oficializou a chegada de João Neto. O médio brasileiro chega por empréstimo até ao final da temporada.