Alan, o Senhor “SC Braga”

- Advertisement -

De seu nome Alan Osório da Costa Silva, ou simplesmente Alan, o luso brasileiro, atuava, preferencialmente, como extremo direito e médio ofensivo, tendo sido um dos responsáveis pelo salto competitivo do, agora considerado como “quarto grande”, SC Braga.

Chegou a terras lusas na época 2001/02 para representar o CS Marítimo, pelas ilhas ficou até 2005 – ano da sua transferência para o FC Porto. A adaptação ao clube da invicta não foi a melhor e o rendimento não era o mesmo que foi demonstrado no emblema anterior. Na temporada seguinte, o extremo entrou em ação nuns míseros 12 jogos colmatados com um golo e a insatisfação para com o clube aumentava gradualmente, até que em 2007 rumou – via empréstimo – ao Vitoria SC. Nos vimaranenses, independentemente de só ter faturado numa ocasião, brilhou noutras vertentes do jogo, como na qualidade que oferecia no cruzamento e na qualidade com a bola nos pés, características que sempre lhe foram apontadas.

No ano de 2008, marco do início de uma das histórias mais marcantes do futebol arsenalista, a chegada de Alan, com 29 anos, foi o começo dos anos dourados, desportivamente claro, na cidade de Braga. Os guerreiros, nesse ano, ficaram num habitual 5º lugar com Alan a ser um dos melhores jogadores do campeonato.

Em 2009/10, Alan e os seus companheiros foram responsáveis por um estrondoso 2º lugar no campeonato, apenas ultrapassados pelo SL Benfica, assinalando a melhor campanha alguma vez realizada pelo clube para o campeonato. Mais uma vez, e dando seguimento à época anterior o extremo direito jogou e deu a jogar, sendo o jogador que mais vezes esteve envolvido nos golos bracarenses.

Dando seguimento à soberba temporada realizada no ano transato, a época seguinte foi mais atribulada, o campeonato não ocorreu de feição, mas, em contrapartida, na europa Alan surpreendia, sendo, talvez, o principal responsável pela chegada dos arsenalistas à mítica final da Liga Europa, em Dublin, contra o FC Porto – apesar da derrota, fica para a história do clube o ato exclusivo de jogar a uma final europeia.

Momento do golo de Alan que marcou a vitória na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa 2010/2011
Fonte: SC Braga

De realçar, a temporada 2012/13, em que Alan atingiu o máximo de golos que alguma vez marcou numa época, com 12 golos em 43 jogos, entre os quais a entrada, mais uma vez histórica, na Liga dos Campeões onde não conseguiram ultrapassar a fase de grupos e a conquista da Taça da Liga.

Os anos seguintes foram anos mais regulares para Alan, aos 34 anos continuava a jogar para a sua equipa sempre com muita humildade em campo, até pendurar as botas em 2017, o jogador realizou sempre acima de 30 jogos por época. Com 37 anos, o extremo decidiu acabar com a carreira de jogador e começar uma como dirigente no clube que o idolatrou e idolatra até aos dias de hoje, o SC Braga.

Numa carreira totalmente feita em Portugal, Alan é um património humano para o SC Braga, foi, possivelmente, o melhor jogador na história do clube pelo que jogou e deu a jogar, por ajudar a catapultar internacionalmente os guerreiros do Minho e pelos anos de ligação, algo cada vez mais raro no futebol atual.

 

 Artigo revisto por Joana Mendes

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca revela que Vangelis Pavlidis quer ir para o Fenerbahçe e que o Benfica já falou com sucessor

O Fenerbahçe está muito interessado em garantir a contratação de Vangelis Pavlidis. Lucas Stassin é desejado pelo Benfica.

Liverpool já entrou em contacto com Jorge Mendes: Reds querem jogador do PSG

O Liverpool entrou em contactos para garantir a contratação de Ibrahima Mbaye, extremo que pertence aos quadros do PSG.

Shamrock Rovers vence o Egnatia com golo de Pico Lopes: Eis os resultados do dia na 3.ª pré-eliminatória da Europa League

Na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Europa League, o Shamrock Rovers bateu o Egnatia por 3-1 e o Larne empatou a zero com o Iberia 1999.

Para a Primeira Liga estar atenta? Há 2 ‘Viktor Gyokeres’ prestes a explodir no Championship

Zan Vipotnik e Mihailo Ivanovic poderão ser dois dos protagonistas da próxima edição do Championship, que arranca em breve.

PUB

Mais Artigos Populares

Para fazer o mercado tremer? Deco já esá em Madrid e vai estar presente em reunião

Deco já aterrou em Madrid onde vai ter uma reunião cujo tema principal será a possível ida de Julián Álvarez para o Barcelona.

Negócio fechado: médio do Benfica a caminho do Colónia

Gil Neves está muito perto de deixar de ser jogador do Benfica. O médio vai juntar-se aos quadros do Colónia, conjunto da Bundesliga.

Mohamed Salah apresentado na Turquia: Eis o novo clube do ‘Faraó’

O Trabzonspor anunciou a contratação histórica de Mohamed Salah. Extremo egípcio deixou o Liverpool em final de contrato.