“Algum dia este Manta tem pinta de treinador?”

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

“Que é aquilo? Algum dia aquele garoto tem pinta de treinador?”

Por entre gargalhadas, que aqueciam uma manhã fria, Nuno Manta era assim “pintado” por uma pequena parte do público tondelense, segundos antes do apito inicial do Tondela-Feirense.

Não terá ouvido a forma como o “pintaram”, porque a distância para o banco e a música nas bancadas não o permitia, mas, se ouvisse, encolheria os ombros e seguiria em frente, com o seu trabalho, imune a uma crítica que, de tão banal e costumeira (os olhos pequeninos, que se escondem atrás dos óculos, o penteado “certinho” e o facto de não vestir fatos de gala ajudam), entraria tão depressa como sairia na cabeça do jovem técnico fogaceiro.

Se fosse outra crítica qualquer, a reacção seria a mesma. Não que não se deixasse afectar, mas porque é um homem de trabalho… e do Feirense. Um profissional de excelência, leal à camisola que veste, conforme é ilustrado nos 20 (!) anos que já leva de “Billas”, tendo treinado todos os escalões de formação (muita das vezes com enorme sacrifício, como na altura em que estava a dar aulas na Amadora e vinha à Feira, duas vezes por semana, para continuar o seu trabalho no clube).

Empate (1-1) no Dragão, para a Taça da Liga, ajudou a cimentar Nuno Manta como escolha da SAD para técnico principal Fonte: CD Feirense
Empate (1-1) no Dragão, para a Taça da Liga, ajudou a cimentar Nuno Manta como escolha da SAD para técnico principal
Fonte: CD Feirense

Desde 30 de Dezembro, altura em que se confirmou que substituiria José Mota no comando dos fogaceiros, está, portanto, na sua cadeira de sonho. E merece. Não por ser uma pessoa querida na terra (houve uma petição para que a direcção o desginasse líder), não por ter o apoio quase unânime e incondicional dos jogadores, mas pelos resultados que apresenta.

Na 26ª jornada da Liga Portuguesa 16/17, o Feirense, no dia do pai e no dia em que celebrou 99 anos confirmou o excelente momento de forma desde que Nuno Manta assumiu o comando técnico (se o campeonato começasse na 2ª volta, era 4º classificado). Depois de se ver a perder por 0-2, iniciou uma reviravolta épica, que consolidou algo que parecia impossível de conseguir quando pegou na equipa – a manutenção na Primeira Liga de um clube que nunca a conseguiu.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho luta contra a história e procura 1ª vitória contra o FC Porto no Estádio do Dragão

José Mourinho nunca venceu o FC Porto no Estádio do Dragão. Únicas vitórias no terreno dos dragões surgiram pelo próprio clube.

Sporting: Três novidades na preparação da equipa orientada por Rui Borges

O Sporting voltou a treinar esta quarta-feira, em Alcochete, e contou com 3 novidades: João Muniz, Rafael Nel e Lucas Anjos marcaram presença.

Benfica perde com o Braga e Valadares Gaia goleia e faz o pleno: eis os resultados do dia na Taça da Liga Feminina

Realizou-se mais uma jornada da fase de grupos da Taça da Liga Feminina. O Benfica perdeu em Braga e o Valadares Gaia somou uma goleada.

Juventus vê Bernardo Silva como uma das prioridades para o próximo verão

Bernardo Silva termina o atual contrato com o Manchester City no final da época e a Juventus está interessada em abordar o internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Andy Robertson junta-se à onda de críticas a Dominik Szoboszlai: «O que ele fez é inaceitável»

Dominik Szoszbolai sofreu mais uma crítica pelo erro descuidado no golo do Barnsley FC na Taça de Inglaterra. Desta vez foi o colega Andy Robertson.

Académica resgata empate na Covilhã na Liga 3 no retomar de um jogo que o nevoeiro interrompeu

A Académica e o Sporting da Covilhã empataram na 16.ª jornada da Liga 3. Esta quarta-feira só se disputou a segunda parte do encontro.

Javi Guerra é alvo do FC Porto e Valência já definiu preço do médio

Javi Guerra volta a estar no radar do FC Porto. Valência quer receber, pelo menos, 20 milhões de euros pelo médio.