Anti-jogo, um “cancro” que precisa de ser removido!

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalNum fim-de-semana onde, mais uma vez, o anti-jogo voltou a ser tema central – o que se passou no Estádio do Dragão envergonha, e muito, o futebol português –, o que aconteceu noutro recinto de futebol do país, no Estádio Cidade de Coimbra, pode ser o início de um “combate” sério a este fenómeno, que se tem vindo a agravar nos últimos tempos.

Jogava-se o encontro entre a Académica de Coimbra e o Ac. Viseu, quando o guarda-redes da equipa visitante, depois de ter visto um amarelo por alegado anti-jogo, voltou, no entender do árbitro, a repetir a “gracinha” e Carlos Cabral, juiz da partida, não teve meias medidas e expulsou o guardião Rodolfo.

E um jogo que se encaminhava para o fim sem nenhuma nota de especial destaque, de repente ganhou toda uma outra dimensão devido a esta decisão, que se não for inédita, andará muito perto disso.

E é nisto que importa refletir. Infelizmente, o anti-jogo é recorrente em todas as equipas. Em Portugal, “grandes”, “pequenos”, todos já recorreram pelo menos uma vez a uma série de artimanhas para deixar correr o jogo. Mas quem o pratica, só o faz porque não tem havido “policiamento” à altura.

Não sou a favor do futebol cronometrado, sou a favor, sim, da punição a todas as equipas que envergonham, semana após semana, o futebol. Seja através da extensão dos minutos de compensação dados – se for preciso 15 minutos de desconto, assim seja –, seja através da expulsão do jogador que praticar, repetidamente, esse tipo de procedimentos, esse é o caminho para se travar este fenómeno. Os árbitros são os únicos que podem controlar o anti-jogo e, portanto, como pessoas corajosas que são – só se aventura nesta profissão quem tem uma boa dose de coragem e determinação – têm o dever de regular toda esta situação.

Outro aspeto que tem que mudar, e este é, talvez, mais profundo, é o da clubite. Não adianta reclamarmos do anti-jogo que o adversário da nossa equipa fez no sábado, e no domingo aplaudir quando o adversário do nosso rival faz precisamente o mesmo.

O anti-jogo tem sido um dos muitos “cancros” que têm assolado o futebol português nos últimos anos. Já se sabe que a mentalidade do adepto português tem tanto de apaixonada como de irracional, mas este aspeto do anti-jogo pode, com o empenho de todos, ser extinto.

Para já, é muito provável que me venha a esquecer dos jogadores que fizeram os golos da partida entre a Académica e o Ac. Viseu, mas de uma coisa eu tenho a certeza, saberei sempre o nome do árbitro eu vi expulsar um jogador por anti-jogo. A minha esperança num jogo melhor renovou-se ali.

Foto de Capa: Jornal O Jogo

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Fernández segue Enzo Maresca e já está confirmado como reforço do Manchester City

Enzo Fernández já foi apresentado como reforço do Manchester City. Médio troca o Chelsea pelos cityzens no último dia de mercado.

Próximo reforço do Benfica neste mercado já aterrou em Lisboa

Claudio Echeverri está em Lisboa. Jovem argentino aterrou esta noite e prepara-se para reforçar o ataque do Benfica de Marco Silva.

Reforços de peso no Deportivo A Coruña: José María Giménez e Marc Casadó chegam do Atlético Madrid e Barcelona

Dupla de peso no Deportivo A Coruña. José María Giménez e Marc Casadó juntam-se ao plantel do emblema recém-promovido à La Liga.

Tosin Adarabioyo esteve na lista do Benfica e acaba no Tottenham por 8 milhões de euros

Tosin Adarabioyo foi oficializado como reforço do Tottenham. O defesa deixa o Chelsea e assina em definitivo pelos spurs.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting contrata defesa-central ao Leganés: «É um grande clube e estou aqui para trabalhar e continuar a crescer»

Djibril Gueye é o mais recente reforço do Sporting no mercado de verão. Defesa-central de 19 anos vai representar a equipa B.

Já custou 72 milhões de euros e vai ser treinado por Martín Anselmi no Elche

Thomas Lemar já foi oficializado como novo jogador do Elche. Internacional francês vai ser treinado por Martín Anselmi.

Jonathan David e Issiaka Kamate juntam-se ao plantel de Diego Simeone no Atlético Madrid

O Atlético Madrid oficializou as contratações de Jonathan David e Issiaka Kamate. Avançado canadiano chega por empréstimo com opção de compra.