📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O mercado de transferências de inverno é visto como uma oportunidade de colmatar lesões, castigos ou posições mal preenchidas num clube, por um lado, e como uma ameaça aos melhores jogadores de um plantel, por outro. No entanto, há ainda outro lado pouco tido em conta e sobre o qual vale a pena refletir.

Equipas como o Portimonense SC, por exemplo, que alcançou a subida de divisão na época passada, tentam até ao fim das forças dos seus atletas manter o clube na Primeira Divisão. Os chamados “clubes pequenos” têm no seu orçamento um dos maiores entraves da época. Se noutros artigos critiquei o uso abusivo da desculpa “orçamento”, e mantenho, neste faz todo o sentido trazê-lo à mesa e avaliar a justiça das suas épocas e das armas de que dispõem.

Os algarvios conseguiram o empréstimo de Wenderson Galeno, Fede Varela e Rui Costa e tentarão, assim suprir a ausência de Paulinho Fonte: Instagram oficial Portimonense SC
Os algarvios conseguiram o empréstimo de Wenderson Galeno, Fede Varela e Rui Costa
Fonte: Instagram oficial Portimonense SC

Continuando no caso dos algarvios, e olhando a um dos seus últimos negócios, passaram a contar com Fede Varela e Wenderson Galeno, provenientes da formação “B” do FC Porto. Os dois jovens jogadores, médio e avançado, respetivamente, são já figuras reconhecidas da Segunda Divisão e apostas de futuro para os azuis e brancos. O valor destes dois jogadores é incontornável e a sua adaptação ao futebol português já não será um problema a equacionar, visto que tão bem jogavam ao serviço da equipa secundária dos dragões. Em sentido contrário viaja Paulinho e aí reside a grande dúvida; quão afetado será o Portimonense SC pela saída do médio brasileiro? Ainda que a qualidade dos jovens recebidos seja evidente, a equipa de Portimão, em última análise, troca uma certeza por duas ou três dúvidas.

Claro que os jogadores vão e vêm e os clubes continuam. Assim como os treinadores ou os dirigentes. Todos eles são agentes e partes integrantes de um desporto e defendem uma instituição que continuará, em condições normais, mesmo quando estes saírem. O problema, na verdade, é mais complexo do que isso. Não se trata de idolatrar um jogador e “chorar” a sua saída. Trata-se é de ter a época planeada e, de um momento para o outro, deixar de contar com ele para os seus objetivos. De certo, o Portimonense SC esperava lutar pela manutenção, alcançá-la o quanto antes e, para isso, contar com a experiência do seu treinador, do avançado Pires, do defesa Ricardo Pessoa ou das revelações Bruno Tabata, Shoya Nakajima e, claro está, Paulinho.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eduardo Quaresma em grande no Sporting x Estrela da Amadora: janeiro promete minutos para o defesa

Eduardo Quaresma foi um dos destaques do Sporting x Estrela da Amadora, marcando um dos golos dos leões.

Mais do que um jogo, um sinal de maturidade | Académico Viseu 2-0 Penafiel

Há jogos que valem mais do que três pontos. O Académico de Viseu x Penafiel foi exatamente isso: um teste à consistência de duas equipas

Erling Haaland discutiu com Pep Guardiola e já se conhece a razão

Erling Haaland e Pep Guardiola tiveram uma pequena discussão depois do encontro entre o Manchester City e o Leeds United.

João Nuno e o terceiro golo do Sporting: «Não me lembro de o Fresneda alguma vez ter marcado de cabeça»

João Nuno analisou a vitória do Sporting frente ao Estrela da Amadora. O técnico comentou o golo feito por Iván Fresneda.

PUB

Mais Artigos Populares

‘Guerra’ à vista em Inglaterra? Liverpool de olho em jogador do Everton

O Liverpool é um dos emblemas interessados em Ilman Ndiaye, jogador que pertence aos quadros do Everton, os seus rivais da cidade.

Boston Celtics com vitória apertada sem Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram os Cleveland Cavaliers na última madrugada, num jogo que não contou com Neemias Queta.

Benfica interessado em Filip Kostic: José Mourinho é um apreciador do sérvio

Filip Kostic é o mais recente alvo do Benfica para a janela de transferências de inverno. O sérvio já trabalhou com José Mourinho.