Boavista FC: Pontuar para estabilizar

Cabeçalho Futebol Nacional

Uma Liga Portuguesa, cinco Taças de Portugal e três Supertaças Cândido de Oliveira são alguns dos títulos presentes no museu do histórico Boavista.

De regresso ao principal escalão do futebol profissional português após seis temporadas em escalões inferiores, o Boavista estabeleceu, pragmaticamente, para a primeira época, o sensato objetivo da manutenção. Para a época 2015/2016, o objetivo manteve-se inalterado, rumo à estabilização.

Na edição 2016/2017, no entanto, sendo igualmente a meta prioritária permanecer na Liga NOS, o seu cumprimento possibilitará à equipa uma abordagem com maior tranquilidade perante os desafios vindouros e a aspiração a outros lugares classificativos. Futuramente, os objetivos deverão passar seguramente pelos anteriormente conquistados patamares europeus e pela aposta nas competições internas.

O MOMENTO

O Boavista de Miguel Leal é, hoje, um Boavista de cara lavada. Assumindo o cargo de técnico no início de outubro do ano transato, o treinador natural de Marco de Canaveses, inicialmente, não realizou muitas transformações nas peças colocadas à sua disposição, mas no período pré-natalício a sua personalização tornou-se mais proeminente.

O caminho faz-se caminhando, não é verdade? A qualidade das exibições do Boavista sob o comando de Miguel Leal e, sobretudo, os resultados alcançados até às duas primeiras jornadas da segunda ronda motivaram a renovação do vínculo entre a direção e o treinador por mais uma temporada. O desfecho parecia inadiável e, tendo por base um crescimento sustentado, deu-se assim o primeiro passo para um planeamento aprazado e seguro de uma nova época. Por tradição, e enfrentando uma verdadeira prova de fogo, desde o regresso das panteras ao principal escalão do futebol português, os técnicos que recebem um voto de confiança e transitam para uma nova temporada têm vivenciado momentos atribulados.

Esquema tático e constituição da equipa no recente encontro caseiro diante do SC Braga)
Esquema tático e constituição da equipa no recente encontro caseiro diante do SC Braga)

Atualmente, o 4-1-2-3 é o sistema tático de eleição dos axadrezados. Na baliza, a insegurança nos guardiões tornou-se evidente logo após a saída de Mika para o Sunderland. Depois das oportunidades dadas a Mickaël Meira e a Mamadou Ba, Ağayev exibiu algumas debilidades nas saídas entre os postes e em situações de bola parada que, devidamente identificadas, sentenciaram a contratação do experiente Vágner a título de empréstimo. No centro da defesa, Lucas Tagliapietra é presença assídua e Philipe Sampaio tem assumido algum protagonismo devido à lesão de Henrique, afastado dos relvados desde novembro. Contudo, os erros individuais neste setor têm custado pontos ao conjunto de xadrez. Carraça, que acompanhava Idris no capítulo defensivo e, por vezes, na primeira fase de construção, acabou por ser excluído do 11 inicial, fruto de algumas prestações positivas de Anderson Carvalho, apresentando caraterísticas mais ofensivas. Na frente de ataque, Schembri permanece enquanto indiscutível, sendo vítima de uma organização tática que não favorece as suas particularidades e que o obriga a contemporizações desnecessárias. Estando talhado para atuar enquanto segundo avançado e dada a sua mobilidade, fixar Iván Bulos e retirar um elemento do eixo central poderá ser uma opção proveitosa.

Na era Miguel Leal, além da persistente aposta em Anderson Carvalho, o lateral direito Edu Machado tem estado em bom plano e revelou-se uma cartada valiosa lançada após a lesão do outrora titular Tiago Mesquita contraída na primeira volta no Estádio dos Barreiros.

Daniel Dantas
Daniel Dantashttp://www.bolanarede.pt
O Daniel tem 21 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e, a par da música, do cinema e da literatura, o desporto é uma das suas paixões.                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o novo horário do Sporting x AS Roma decisivo para o futuro das leoas na Champions League Feminina

Houve uma alteração do horário do Sporting x AS Roma. Duelo da Champions League Feminina joga-se esta quinta-feira, dia 18 de setembro.

Chegou ao Manchester City no mercado de verão mas já quer ser emprestado

James Trafford pode sair do Manchester City em janeiro. Com a chegada de Gianluigi Donnarumma, o guarda-redes inglês procura mais minutos de jogo.

Bruno Fernandes descontente com decisão de Ruben Amorim para a nova temporada no Manchester United

Bruno Fernandes não gostou de ter sido recuado no terreno. Médio viu posicionamento alterado por decisão de Ruben Amorim, treinador do Manchester United.

Manchester United de Ruben Amorim recusou saída de ex-Sporting no verão… mas em 2026 pode acontecer

O Manchester United recusou uma saída de Manuel Ugarte por empréstimo no verão de 2025. Conjunto de Ruben Amorim reabre a porta a uma saída em 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes prováveis da estreia do Benfica na fase de liga da Champions League diante do Qarabag

O Benfica recebe o Qarabag esta noite, na estreia na fase de liga da Champions Leaue. Fica com os onzes prováveis do duelo no Estádio da Luz.

Quem são os “portugueses” do Qarabag

É difícil acreditar que o projecto do Qarabag tenha subsistência competitiva muito graças ao talento pescado em terras portuguesas

Real Madrid tenta garantir a contratação do ‘Jude Bellingham dos defesas’

O Real Madrid quer fechar a contratação de reforços para a defesa. William Saliba, central do Arsenal, é alvo dos merengues para o próximo verão.