Bom jogador resulta em bom treinador?

- Advertisement -

Leonardo Jardim, Marco Silva e Paulo Fonseca tiveram passagens semelhantes entre si em terras lusas. Treinaram sem grande sucesso um grande depois de um inegável sucesso nas divisões inferiores, seguiram para o estrangeiro e não param de dar cartas. Com pouca ou nenhuma notoriedade enquanto atletas, os três jovens treinadores começaram, naturalmente, nas segunda e terceira divisões. Leonardo e Marco conseguiram subir uma equipa ao escalão principal do futebol nacional e Paulo ficou lá perto (terceiro lugar na Segunda Liga com o CD Aves).

Leonardo Jardim obteve um terceiro lugar ao serviço do SC Braga, um segundo ao serviço do Sporting e venceu o campeonato e taça grega pelo PAE Olympiacos. Mais recentemente, em França, revelou à Europa e ao mundo do futebol o seu valor; depois de dois terceiros lugares consecutivos no Mónaco, venceu a Ligue1 na mesma época em que alcançou as meias-finais da Liga dos Campeões.

Marco Silva, depois de vencer uma Taça de Portugal no Sporting CP e um campeonato também no PAE Olympiacos, ergueu o Hull City AFC e por pouco não alcançou a manutenção. O esforço foi reconhecido e admirado e nesta época vive momentos bem mais prazerosos no comando do atual sexto classificado da Premier League, o Watford FC.

Leonardo Jardim conseguiu ser campeão contra o todo-poderoso PSG Fonte: AS Mónaco
Leonardo Jardim conseguiu ser campeão contra o todo-poderoso PSG
Fonte: AS Monaco

Paulo Fonseca chegou ao FC Porto depois de um inédito terceiro lugar do FC Paços de Ferreira. A época na invicta não lhe correu da melhor forma mas soube dar uns quantos passos atrás; regressou ao clube da capital do móvel e depois seguiu para Braga onde conseguiu um quarto lugar. Recuperou os passos atrás quando chegou o convite da Ucrânia. O FC Shakhtar Donetsk, vencedor da supertaça ucraniana, é atualmente o primeiro classificado depois de na época passada ter vencido o campeonato e a taça daquele país sob o comando técnico de Paulo Fonseca.

É por demais evidente que o sucesso enquanto jogador não determina as possibilidades de se alcançar sucesso como treinador. Que pode ajudar não há dúvidas. O futebol vive muito dos pormenores e são eles que podem desbloquear uma infinidade de jogos. Por isso, todo o conhecimento do adversário e do seu reduto é necessário na preparação de um confronto, mas nem só daí se retiram trunfos. A irreverência e visão limpa de um treinador vindo, aparentemente, “do nada” causam, por muitas vezes, o desequilíbrio na partida. Quer-se cada um na sua área, a fazer aquilo de que mais e melhor percebe. Portanto, quando estamos na presença de alguém que consegue aliar as duas coisas, o caso é especial.

Foto de capa: pesmitidelcalcio.com

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tudo o que disse José Mourinho sobre o FC Porto x Sporting: «Diria que seria melhor para nós que o 1.º classificado perdesse»

José Mourinho projeta o Benfica x Alverca. Águias recebem este domingo a respetiva equipa para a jornada 21 da Primeira Liga.

Rayane Messi ruma à Arábia Saudita e assina pelo Neom

O Neom assegurou a contratação de Rayane Messi. O avançado francês de 18 anos foi emprestado pelo Estrasburgo até ao final da época.

Lusitânia Lourosa bate Felgueiras e aproxima-se dos lugares de subida na Segunda Liga

O Lusitânia Lourosa bateu o Felgueiras por 2-1, na jornada 21 da Segunda Liga. O golo decisivo foi apontado por Arsénio, aos 90+4'.

José Mourinho antevê Benfica x Alverca: «É uma equipa perigosa»

José Mourinho projeta o Benfica x Alverca. Águias recebem este domingo a respetiva equipa para a jornada 21 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas garante Devis Vásquez por empréstimo da AS Roma

Devis Vásquez ruma ao Besiktas por empréstimo com opção de compra, após uma etapa em Itália sem espaço nas escolhas de AC Milan e AS Roma.

FC Porto x Sporting: Onde ver o Clássico da jornada 21 da Primeira Liga?

O FC Porto recebe esta segunda-feira o Sporting na jornada 21 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.

James Rodríguez ruma à MLS para representar o Minnesota United

James Rodríguez é o mais recente reforço do Minnesota United. O médio internacional colombiano estava sem clube e assinou um contrato de seis meses, com opção de renovação por mais seis.