Campeonato de Portugal: Os exemplos do Vitória FC e do Leixões SC

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalNa página oficial de Facebook do Campeonato de Portugal (CP), podemos encontrar a seguinte descrição: “Campeonato das Oportunidades”. Não poderia estar mais de acordo. Cada vez mais, as equipas profissionais dão maior importância a este Campeonato e estendem as suas redes de observação ao largo de todo o território nacional. Talvez por fruto de uma menor capacidade de investimento, estas equipas acabam por apostar em jogadores de divisões inferiores. Mas será que isto significa que partem em desvantagem em relação às outras equipas que preferencialmente investem noutros mercados? Pegando em dois exemplos claros, destaco o Vitória Futebol Clube e o Leixões Sport Clube como dois dos clubes que mais apostam na observação de jogadores das ditas divisões inferiores.

Os sadinos serão, talvez, das equipas no principal campeonato que mais importância dão à contratação destes jogadores, colocando-os directamente no seu plantel principal, sem entrar no carrossel de empréstimos que é por vezes tão frequente nas equipas primodivisionárias. De há três épocas para cá, foram já vários os jogadores trazidos do CP: Ruca (ex-CD Mafra, actualmente no CD Tondela), Costinha (ex-Lusitano FCV), Vasco Costa (ex-Fafe, actualmente no FC Famalicão), João Amaral (ex-FC Pedras Rubras), Rafinha (ex-Amarante FC), Allef (ex-Real SC), Jacob Adebanjo (ex-AD Oliveirense) e Miguel Lázaro (ex-Sport Benfica e Castelo Branco).

Costinha é preponderante no meio-campo sadino Fonte: vfc.pt
Costinha é preponderante no meio-campo sadino
Fonte: vfc.pt

Esta aposta precisa e organizada culminou na excelente prestação que o Vitória FC teve esta temporada na Taça da Liga, acabando por sucumbir na Final, aos pés do Sporting CP, somente no desempate através da marcação de grandes penalidades. No entanto, já nas temporadas anteriores, a maior parte destes jogadores tinha tido um papel preponderante nas equipas vitorianas. À cabeça, destacam-se Costinha e João Amaral, autênticos dínamos do jogar da equipa comandada por José Couceiro. Estes dois elementos são fundamentais nos vários momentos de jogo dos sadinos; o primeiro pela capacidade de trabalho, critério e pulmão que oferece ao meio-campo e o segundo pela inteligência, classe e desequilíbrio no momento ofensivo.

Os restantes elementos podem ainda não ter tido uma participação muito activa na equipa, devido à quantidade de opções para os seus lugares, mas serão certamente jogadores a ter em conta, nomeadamente Rafinha (um médio-ofensivo inteligente, com uma visão de jogo e capacidade de passe extremamente apuradas) e Miguel Lázaro (um jovem guarda-redes de qualidade da formação do Vitória FC, que era na temporada passada o titular da baliza do Sport Benfica e Castelo Branco e que foi entretanto “repescado”).

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

FPF abre inquérito após incidentes entre adeptos antes do Sporting x Benfica em Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito para apurar responsabilidades sobre os confrontos entre adeptos, antes do Sporting x Benfica, em Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.

Portugal está a apenas uma vitória de terminar a época no 6º lugar do Ranking UEFA.

Portugal precisa que apenas uma das suas equipas vença mais um jogo para garantir o sexto lugar do Ranking UEFA e uma terceira equipa na Champions League.