Campeonato de Portugal: Os exemplos do Vitória FC e do Leixões SC

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalNa página oficial de Facebook do Campeonato de Portugal (CP), podemos encontrar a seguinte descrição: “Campeonato das Oportunidades”. Não poderia estar mais de acordo. Cada vez mais, as equipas profissionais dão maior importância a este Campeonato e estendem as suas redes de observação ao largo de todo o território nacional. Talvez por fruto de uma menor capacidade de investimento, estas equipas acabam por apostar em jogadores de divisões inferiores. Mas será que isto significa que partem em desvantagem em relação às outras equipas que preferencialmente investem noutros mercados? Pegando em dois exemplos claros, destaco o Vitória Futebol Clube e o Leixões Sport Clube como dois dos clubes que mais apostam na observação de jogadores das ditas divisões inferiores.

Os sadinos serão, talvez, das equipas no principal campeonato que mais importância dão à contratação destes jogadores, colocando-os directamente no seu plantel principal, sem entrar no carrossel de empréstimos que é por vezes tão frequente nas equipas primodivisionárias. De há três épocas para cá, foram já vários os jogadores trazidos do CP: Ruca (ex-CD Mafra, actualmente no CD Tondela), Costinha (ex-Lusitano FCV), Vasco Costa (ex-Fafe, actualmente no FC Famalicão), João Amaral (ex-FC Pedras Rubras), Rafinha (ex-Amarante FC), Allef (ex-Real SC), Jacob Adebanjo (ex-AD Oliveirense) e Miguel Lázaro (ex-Sport Benfica e Castelo Branco).

Costinha é preponderante no meio-campo sadino Fonte: vfc.pt
Costinha é preponderante no meio-campo sadino
Fonte: vfc.pt

Esta aposta precisa e organizada culminou na excelente prestação que o Vitória FC teve esta temporada na Taça da Liga, acabando por sucumbir na Final, aos pés do Sporting CP, somente no desempate através da marcação de grandes penalidades. No entanto, já nas temporadas anteriores, a maior parte destes jogadores tinha tido um papel preponderante nas equipas vitorianas. À cabeça, destacam-se Costinha e João Amaral, autênticos dínamos do jogar da equipa comandada por José Couceiro. Estes dois elementos são fundamentais nos vários momentos de jogo dos sadinos; o primeiro pela capacidade de trabalho, critério e pulmão que oferece ao meio-campo e o segundo pela inteligência, classe e desequilíbrio no momento ofensivo.

Os restantes elementos podem ainda não ter tido uma participação muito activa na equipa, devido à quantidade de opções para os seus lugares, mas serão certamente jogadores a ter em conta, nomeadamente Rafinha (um médio-ofensivo inteligente, com uma visão de jogo e capacidade de passe extremamente apuradas) e Miguel Lázaro (um jovem guarda-redes de qualidade da formação do Vitória FC, que era na temporada passada o titular da baliza do Sport Benfica e Castelo Branco e que foi entretanto “repescado”).

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho rejeita milagre na 2ª mão: «É necessário jogar muito bem. Milagres não»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico recusou necessidade de milagres.

José Mourinho não vai estar no banco no regresso ao Santiago Bernabéu: «A única coisa positiva que vejo é que não vou à imprensa...

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico falou nas consequências da expulsão.

José Mourinho foi expulso e deixou críticas ao árbitro: «Não ficou contente em jogar só este jogo e quis jogar o próximo. Ele sabe...

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico abordou expulsão.

José Mourinho e o caso entre Vinícius Júnior e Prestianni: «Passa-se sempre com o mesmo, é a única coisa que não se entra»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico falou de Vinícius Júnior.

PUB

Mais Artigos Populares

Federico Valverde e o alegado racismo a Vinicius Júnior: «Se tapas a boca para dizer algo…»

Federico Valverde marcou presença na flash interview depois da partida entre o Benfica e o Real Madrid, que se realizou na noite desta terça-feira.

Kylian Mbappé deixa nova mensagem após acusações de racismo: «Baila Vinícius Júnior»

Kylian Mbappé voltou a deixar uma mensagem a Vinícius Júnior. Avançado deixou nova publicação nas redes sociais.

Álvaro Arbeloa responde ao Bola na Rede: «Arda Guler é um jogador especial, é dos diferentes»

Álvaro Arbeloa respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois de uma vitória do Real Madrid contra o Benfica por uma bola a zero.