Campeonato português: um pomar cheio de maçãs podres

- Advertisement -

Todos se lembram bem da célebre frase de José Eduardo Bettencourt, ex presidente do Sporting CP, para se referir a João Moutinho na altura em que o jogador se transferiu para o FC Porto. “O João Moutinho é uma maçã podre”, disse ele. Muitas capas de jornais, muito parlapier televisivo, muita polémica gerada à volta destas declarações que durou meses. Ou, pelos vistos, se calhar até anos.

Quase volvida uma década após tal episódio, eis que a frase ressuscita dos mortos e é proferida por um treinador para descrever, adivinhem só, um jogador.

Augusto Inácio veio tecer duras críticas a Amilton, jogador do Aves que neste momento está emprestado ao Antalyaspor, da Turquia. Chega mesmo a dizer que se o jogador “está com a cabeça noutro lado e não no Aves, pode ser o melhor jogador do mundo, mas não serve”. Disse ainda que Amilton fez chantagem para sair e que passava a vida a inventar lesões e desculpas para faltar ao treino.

A isto, o extremo respondeu com uma queixa no Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol. Garante ainda que Augusto Inácio vai a tribunal por difamação e não fica atrás nas críticas: diz que o treinador sai de todos os clubes “como um rato no esgoto”.

O extremo diz que saiu pela porta grande do Aves, enquanto Augusto Inácio, alega Amilton, sai sempre pela porta pequena de todos os clubes por onde passa
Fonte: CD Aves

As maçãs podres acabam por cair. Mas será que é só isso que cai?

Mais um bate-boca, mais um diz que disse, mais uma situação que era completamente evitável no futebol português. As pessoas estão fartas de polémicas, de mesquinhices, etc. Sinceramente, já não há paciência para tantos “mind games“. Não acredito que haja um adepto, que goste realmente de futebol na sua essência, que ainda tenha paciência para estas balelas.

Como bem diz o título, o futebol português está cheio de maçãs podres. E o engraçado de tudo isto é que acham-se todos donos da razão. A fruta podre costuma cair sozinha, mas, neste caso concreto, o que parece que cai é mesmo o futebol português…

Quanto a esta troca de galhardetes, só pergunto: qual era a necessidade de este desentendimento vir a público? Os problemas de um clube devem ser resolvidos internamente e não em plena praça pública. Isto só mostra falta de profissionalismo por parte de três entidades: clube, treinador e jogador.

Não consigo estar do lado de nenhum. Ambos estiveram mal, na minha opinião. São atitudes como estas que têm intoxicado o futebol português até ao tutano, um futebol cheio de maçãs podres onde reina a falsa moralidade. Depois ainda querem que as pessoas vão ao estádio. Para ver novelas, geralmente costuma-se ficar em casa. Se calhar convinha haver menos enredos fora de campo e que se jogasse mais à bola. Digo eu… Será que ainda se lembram, de facto, como é? O futebol só com golos, jogadas bonitas, remates de tirar o fôlego e essas coisas todas? Eu cá tenho saudades e vocês?

Foto de Capa: CD Aves

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Reinaldo Teixeira elogia desempenho das equipas nas competições europeias: «Muito orgulhosos»

O presidente da LPFP, Reinaldo Teixeira, mostrou-se muito feliz pelo desempenho das equipas portuguesas nas competições europeias.

River Plate vai estabelecer parceria com o grupo do Chelsea

Segundo a imprensa argentina, o River Plate vai fazer uma parceria com a BlueCo. O negócio de Kendry Paez foi catalisador.

Andebol: Portugal já sabe onde joga no Mundial 2027

A IHF anunciou as cidades que vão sediar os grupos do Mundial 2027. Portugal vai jogar em Magdeburgo, no Grupo F.

Angeline da Costa antecipa final da Taça de Portugal frente ao Benfica: «Muito feliz por oferecer um Clássico aos adeptos»

Angeline da Costa falou sobre a final da Taça de Portugal frente ao Benfica. A portista admitiu que é um sonho estar no Jamor.

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot sobre lesão de Mohamed Salah: «É uma boa coisa para o Liverpool, má para o Egito»

Arne Slot confirmou a ausência de Mohamed Salah no próximo jogo dos Reds. O egípcio não vai viajar para representar a sua seleção nacional.

João Henriques: «Li esta semana que temos 3% de hipóteses de chegar ao playoff, a mesma percentagem que o Benfica tem para ser campeão»

João Henriques ambiciona a primeira vitória fora do AVS na visita ao Tondela. O técnico acredita na manutenção e lembra que o clube tem as mesmas probabilidades de sobreviver que o Benfica tem de ser campeão.

UEFA reage a queixa após lesão grave de Noa Lang e promete rever painéis LED

A UEFA vai rever a segurança dos painéis publicitários após a grave lesão de Noa Lang. A medida responde à exigência de indemnização do Galatasaray.