António Sousa: O médio com alma azul e branca

- Advertisement -

São muitos os históricos do futebol português que, por algum motivo, ficam arrumados num canto, no imaginário do adepto nacional. António Sousa, embora desaparecido dos relvados, nunca será esquecido. Enquanto jogador: um médio goleador, um autêntico box to box que marcou uma era ao serviço do FC Porto. Enquanto treinador deixou um legado incrível em Aveiro ficando ao serviço do Beira-Mar desde a temporada de 96/97 até 2004.

Quem?

António Augusto Gomes de Sousa, ou simplesmente António Sousa como era conhecido. Madeirense, nasceu a 28 de Abril de 1957 e deixou a sua marca bem vincada no futebol português. Enquanto jogador passou por vários clubes desde o AD Sanjoanense, SC Beira-Mar, FC Porto, Sporting CP, Gil Vicente FC, AD Ovarense. António Sousa destacava-se pela sua capacidade de quebrar linhas de contenção, pela capacidade ofensiva invulgar que tinha enquanto médio. Funcionava como um box to box mas com a particularidade de chegar com grande facilidade a terrenos muito avançados. Contabilizou também 27 internacionalizações e um golo ao serviço da seleção. Enquanto treinador não foi tão notável mas ainda assim deixou um bom registou.

Passou oito temporadas ao serviço do SC Beira-Mar, onde conseguiu quase sempre boas temporadas. Na memória fica a Taça de Portugal ganha pelos aveirenses em 1999 frente ao SC Campomaiorense… com um golo do seu filho Ricardo Sousa.

Onde está?

Atualmente encontra-se sem clube e retirado das competições nacionais. Aliás, não treina desde 2012, altura em que passou pelo CD Trofense. Pelo meio, surgem algumas aparições televisivas muito esporádicas. No entanto não deixou o legado do futebol longe da sua família.

O médio conquistou vários títulos com ao serviço do FC Porto
Fonte: FC Porto

O que ganhou?

Enquanto futebolista marcou 158 golos em 744 jogos. Conquistou ao longo da carreira: uma Taça dos Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia que teve a sua assinatura, uma Taça Intercontinental, um Campeonato Nacional, duas Taças de Portugal e três Supertaças nacionais, títulos conquistados ao serviço do FC Porto. Enquanto treinador, para além das boas campanhas ao serviço do SC Beira-Mar, fica gravada na mente a Taça de Portugal ganha em 1999 pelos aveirenses. Estará para sempre eternizado na história dos auri-negros.

O futuro?

Não é crível que possamos ver António Sousa a voltar aos relvados nos próximos dias. O técnico conta já está afastado há alguns anos dos relvados portugueses e a probabilidade de receber uma proposta para treinar equipas de primeira ou segunda divisão é muito reduzida. Ainda assim, um eventual regresso a um Beira-Mar que procura voltar ao CNS não deverá ser descartado. Acreditamos que ainda há história por escrever em Aveiro e ninguém melhor que António Sousa para o fazer.

Foto de Capa: UEFA

 

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa responde ao Bola na Rede: «Nem sempre tivemos os melhores timings, mas a ideia passou por criarmos condições para bater...

Vasco Botelho da Costa fez a análise ao desaire do Moreirense frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Não esperávamos uma abordagem como esta do Moreirense»

Francesco Farioli fez a análise ao triunfo do FC Porto frente ao Moreirense. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Eis a mais recente atualização dos inscritos na Liga Portugal

A Liga Portugal emitiu a mais recente lista de jogadores que foram inscritos nas provas profissionais até às 21 horas.

Cristian Chivu deixa provocação ao AC Milan de Ruben Amorim: «No ano passado, ficaram muito atrás»

Em antevisão ao Inter Milão x Nápoles, Cristian Chivu provocou os rivais AC Milan e Juventus, desvalorizando o «confronto direto».

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio muito perto de contratar defesa português

A Lazio deve confirmar nas próximas horas a contratação de Diogo Leite. O defesa português encontra-se livre no mercado.

Dia de renovações no PSG: Luis Enrique, João Neves, Willian Pacho, Lucas Beraldo, Fabián Ruiz e Senny Mayulu

De uma vez só, o PSG anunciou a extensão dos contratos do treinador Luís Enrique, do português João Neves e de 4 outros jogadores.

Francesco Farioli em conferência de imprensa: «Considero que talvez apenas durante 30 segundos não estivemos ao nível necessário»

Francesco Farioli realizou a conferência de imprensa após o triunfo do FC Porto frente ao Moreirense, por 2-1, na 5.ª jornada da Primeira Liga.