📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

António Sousa: O médio com alma azul e branca

- Advertisement -

São muitos os históricos do futebol português que, por algum motivo, ficam arrumados num canto, no imaginário do adepto nacional. António Sousa, embora desaparecido dos relvados, nunca será esquecido. Enquanto jogador: um médio goleador, um autêntico box to box que marcou uma era ao serviço do FC Porto. Enquanto treinador deixou um legado incrível em Aveiro ficando ao serviço do Beira-Mar desde a temporada de 96/97 até 2004.

Quem?

António Augusto Gomes de Sousa, ou simplesmente António Sousa como era conhecido. Madeirense, nasceu a 28 de Abril de 1957 e deixou a sua marca bem vincada no futebol português. Enquanto jogador passou por vários clubes desde o AD Sanjoanense, SC Beira-Mar, FC Porto, Sporting CP, Gil Vicente FC, AD Ovarense. António Sousa destacava-se pela sua capacidade de quebrar linhas de contenção, pela capacidade ofensiva invulgar que tinha enquanto médio. Funcionava como um box to box mas com a particularidade de chegar com grande facilidade a terrenos muito avançados. Contabilizou também 27 internacionalizações e um golo ao serviço da seleção. Enquanto treinador não foi tão notável mas ainda assim deixou um bom registou.

Passou oito temporadas ao serviço do SC Beira-Mar, onde conseguiu quase sempre boas temporadas. Na memória fica a Taça de Portugal ganha pelos aveirenses em 1999 frente ao SC Campomaiorense… com um golo do seu filho Ricardo Sousa.

Onde está?

Atualmente encontra-se sem clube e retirado das competições nacionais. Aliás, não treina desde 2012, altura em que passou pelo CD Trofense. Pelo meio, surgem algumas aparições televisivas muito esporádicas. No entanto não deixou o legado do futebol longe da sua família.

O médio conquistou vários títulos com ao serviço do FC Porto
Fonte: FC Porto

O que ganhou?

Enquanto futebolista marcou 158 golos em 744 jogos. Conquistou ao longo da carreira: uma Taça dos Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia que teve a sua assinatura, uma Taça Intercontinental, um Campeonato Nacional, duas Taças de Portugal e três Supertaças nacionais, títulos conquistados ao serviço do FC Porto. Enquanto treinador, para além das boas campanhas ao serviço do SC Beira-Mar, fica gravada na mente a Taça de Portugal ganha em 1999 pelos aveirenses. Estará para sempre eternizado na história dos auri-negros.

O futuro?

Não é crível que possamos ver António Sousa a voltar aos relvados nos próximos dias. O técnico conta já está afastado há alguns anos dos relvados portugueses e a probabilidade de receber uma proposta para treinar equipas de primeira ou segunda divisão é muito reduzida. Ainda assim, um eventual regresso a um Beira-Mar que procura voltar ao CNS não deverá ser descartado. Acreditamos que ainda há história por escrever em Aveiro e ninguém melhor que António Sousa para o fazer.

Foto de Capa: UEFA

 

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É o típico jogo que, se está no banco um daqueles alas que corre, morde e marca,...

José Mourinho analisou o triunfo do Benfica sobre o Moreirense. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Vasco Botelho da Costa responde ao Bola na Rede: «o Benfica começou a perceber que nós só estávamos a querer sair curto»

Vasco Botelho da Costa analisou a derrota do Moreirense frente ao Benfica. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Arouca quebra série de 5 derrotas consecutivas e volta a ganhar na Primeira Liga

O Arouca venceu em casa o Alverca por 1-0 na jornada 14 da Primeira Liga. Lobos saem da zona de despromoção.

Trofense bate Fafe e salta para a liderança do Grupo A da Liga 3: Eis os resultados do dia

O Trofense venceu por 2-1 o Fafe, em jogo da décima terceira jornada da Liga 3. Com a vitória, a equipa de Trofa assume a liderança do Grupo A.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho diz que há penálti por marcar sobre Pavlidis: «Fez 3 golos, podia ter feito 4»

José Mourinho falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Benfica venceu o Moreirense por 4-0 na Primeira Liga.

Luis Carrión despedido do Real Oviedo

O Oviedo confirmou o despedimento de Luis Carrión. O técnico de 46 anos foi afastado na sequência de uma goleada frente ao Sevilha por 4-0.

José Mourinho e a lesão de Leandro Barreiro: «Não é nada de extraordinário»

José Mourinho falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Benfica venceu o Moreirense por 4-0 na Primeira Liga.