- Advertisement -

Olá, Pai Natal.

Há já vários anos que deixei de acreditar em ti, mas agora que tenho uma sobrinha de dois anos, fui obrigado a revisitar-te. Coincidência ou não, escolhi um ano muito estranho e atípico para te voltar a escrever. Acredito que todos os anos recebas muitos pedidos relacionados com desporto e com o futebol e é precisamente sobre futebol que te venho falar.

O que raio se passou em 2020? Não chegava este vírus miserável que nos faz estar sempre a abafar de máscara e escondidos em casa, ainda vimos o nosso futebol suspenso, perdemos o Maradona, o Paolo Rossi, o Gerard Houllier, o Reinaldo Teles e o Vítor Oliveira. O futebol lá acabou por voltar, mas despido de público, o que acaba por saber àquele bife maravilhoso que alguém se esqueceu de temperar com sal.

E se as coisas já pareciam descontroladas, tivemos o Liverpool FC campeão 30 anos depois, uma final eight da Liga dos Campeões em Lisboa, o Sporting e o Lille são líderes dos seus respetivos campeonatos e nem Messi nem Ronaldo ganharam o prémio Best da Fifa. Ah, e agora jogar com três centrais voltou a ser moda.

Depois de um ano tão difícil, não me vais levar a mal, mas vou ter de me alongar um pouco nos pedidos. É que não é só para mim, é para milhões de pessoas que colocam um pouco de esperança e de passatempo no nosso desporto favorito. Além disso, quero que a minha sobrinha se apaixone por futebol da mesma forma que eu me apaixonei nos anos 90.

Ora, então se não te importas, aqui vai a minha lista de natal e de desejos para 2021:

  • Dizer adeus ao vírus;
  • Que o publico volte aos estádios em condições de segurança;
  • Que Portugal revalide o título de campeão europeu;
  • Que os números “10” deixem de jogar como extremos;
  • Que deixem de existir programas televisivos só para analise de lances de arbitragem;
  • Que as equipas que não privilegiam a posse de bola deixem de ser apelidadas de anti -futebol;
  • Que o adepto comum de futebol perceba que todas as estratégias são válidas e uma equipa não deixa de ter mérito na vitória por passar a maior parte do tempo de jogo a defender;
  • Um bolo Rainha;
  • Frutos Secos;
  • Que o Bruno Fernandes e o Diogo Jota continuem a rebentar com a Liga inglesa;
  • Que o Cristiano continue a rebentar com a Liga italiana;
  • Que o Bola na Rede continue o seu crescimento sustentado;
  • Já disse que queria que o publico voltasse aos estádios? Que saudades de festejar um golo abraçado à namorada ou ao melhor amigo…;
  • Que os Presidentes dos clubes deixem de falar apenas quando se sentem prejudicados pela arbitragem;
  • Menos despedimentos de treinadores;
  • Mais paciência e respeito para que treinadores possam implementar as suas ideias;
  • Mais destaque e capas de jornais aos nossos restantes atletas, como Miguel Oliveira;
  • Um peru de natal;
  • Umas meias quentinhas;
  • Que as equipas de escalões inferiores encontrem uma forma de contrariar a grave crise financeira que atravessam;
  • Equipas portuguesas competentes nas competições europeias;
  • Que os valores das transferências sejam definidos pela valia dos atletas e não pelas percentagens de comissões;
  • Muitos e bons jogos, não só em Portugal.

Espero que não aches que pedi demais.

Um grande abraço.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Subscreve!

Artigos Populares

Zinedine Zidane rendido a estrela da seleção francesa: «Teria adorado jogar com um jogador como ele»

Após vencer a Turquia na estreia como selecionador de França, Zinedine Zidane deixou fortes elogios ao criativo do Manchester City, Rayan Cherki.

Jaime Faria qualifica-se para a fase final do torneio de Tóquio

Após vencer o japonês Shintaro Mochizuki, o tenista Jaime Faria qualificou-se para a fase final do torneio de Tóquio.

Antigo internacional espanhol afirma: «Antes de Lamine Yamal e Kylian Mbappé há dois candidatos superiores»

Santiago Cañizares afirmou que Harry Kane e Fábian Ruiz são «candidatos superiores» a Lamine Yamal e Kylian Mbappé para a Bola de Ouro 2026.

Selecionador da Coreia do Sul revela: «Aparentemente, Hwang In-beom poderá jogar contra a Venezuela»

Após falhar os dois últimos jogos da Coreia do Sul, o selecionador confirmou que Hwang In-beom está em condições para o duelo com a Venezuela.

PUB

Mais Artigos Populares

Georgiy Sudakov falha convocatória da Ucrânia para o embate com a Geórgia

Ao contrário de Anatoliy Trubin, Georgiy Sudakov não foi incluido na lista de 23 convocados para o Geórgia x Ucrânia.

Portugal já está na Suécia e arranca preparação para defrontar a Dinamarca

A comitiva da Seleção Nacional viajou esta manhã até Malmo, na Suécia, onde realizará a preparação para o duelo com a Noruega.

Bis de Darwin Núñez e assistência de Maxi Araújo na goleada do Uruguai frente à Coreia do Sul

Durante a manhã desta segunda-feira, o Uruguai goleou 4-1, num jogo particular disputado em Seuol, capital da Coreia do Sul.