📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Carteira ou carreira? Venha de lá o dinheiro!

- Advertisement -

Vivemos uma fase de expectativa que sempre marca cada Verão. À falta de calor, encontramos o tórrido mercado nacional, onde cada compra merece sempre o especial comentário mais ou menos expectante de cada um dos nossos queridos adeptos.

Esta semana gostaria de falar em algo que me parece ser recorrente época após época: os jogadores que, na sua grande maioria, encontram na encruzilhada das suas carreiras um de dois caminhos – o caminho da valorização pessoal e desportiva ou o caminho do banco, onde os milhões vão sendo, mês após mês, depositados nas suas contas já recheadas. E ao que me tem sido dado a conhecer, cada vez mais o segundo caminho é o atalho preferido pelos demais.

Quantos são os jogadores que preferem ser suplentes dos seus clubes e rejeitam a quase certa titularidade noutros clubes (ligeiramente) mais modestos desportivamente e (menos ligeiramente) um pouco mais modestos monetariamente? Basta relembrar, por exemplo, o caso de Navas, crónico suplente do Real Madrid, que, e mesmo cheinho de dinheiro, prefere prosseguir a carreira a aquecer o banco merengue, que vir para um clube que lhe garantiria a luta por títulos e um lugar cativo na baliza do actual campeão nacional. Já nem vou a Bruma, que esse caso é tão gritante que prefiro não comentar.

Eu sei que o dinheiro é fundamental, para mais na carreira de curta duração dos jogadores de futebol. Mas não seria melhor dar um passo atrás para dar dois em frente? Ou quase em fim de carreira, e com milhões e milhões a encherem os bolsos, não seria mais ‘gratificante’ jogar, fazer parte efectiva de um plantel, de um grupo e de eventuais conquistas? Pelos vistos, para a grande maioria, não.

Navas é um bom exemplo do que é preferir os milhões em prol de uma carreira ‘no activo’
Fonte: Real Madrid CF

Dyego Souza saiu para a China, de olhos em bico com os milhões que vai receber. Já não é novo, aproveitou para enriquecer, mas seria a sua última chance? Como ficará a sua carreira? Então o homem até era chamado à selecção nacional. Afinal que visibilidade terá para o futuro? Quantos jogadores por esse mundo decidem, ainda mais novos que Dyego, ir ganhar milhões para o fim do mundo futebolístico, descorando a possibilidade de evoluirem no ‘mundo desenvolvido do futebol’?

Para terminar dou somente estes três exemplos: André Silva foi para Milão, Adrien para o Leicester City FC e Renato para Munique. Três jogadores que saíram não há muito tempo dos nossos ‘grandes’ para a Europa rica do futebol mundial. Pergunta: não teria sido melhor terem ficado? Compensou encher os bolsos e deixar as suas carreiras um pouco em ‘standbye’?

André Silva, um menino goleador, se tem esperado não teria conseguido ir para um clube que lutasse por títulos e que estivesse mais sereno em vez de ir a correr para este gigante italiano adormecido há anos e anos? Adrien troca o Sporting por um clube que mesmo sendo campeão inglês não luta, em todas as ‘normais’ épocas, por nada mais do que um campeonato tranquilo? E Renato? Com a Europa a seus pés, achou que Munique era o local certo? Acreditou o médio português que conseguiria ser titular no campeão alemão, num campeonato difícil para a maioria dos nossos jogadores, e onde pontificavam, por exemplo e para a sua posição, Xabi Alonso, Vidal e Tiago Alcântara? Onde poderia estar Renato agora?

Posto isto, cada vez tenho mais a certeza de que, entre a carteira e a carreira, o que conta mesmo é o dinheiro. As carreiras vão, mas, por norma, o dinheiro ficará por mais alguns anos…

Foto de Capa: SC Braga

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vice-presidente e CFO do Benfica revela mais detalhes do Benfica District: Desde os 80 mil na Luz ao financiamento

Nuno Catarino, vice-presidente e CFO do Benfica, revela mais detalhes sobre o Benfica District. Projeto será votado a 3 de janeiro em AG.

Bayern Munique conta com grandes notícias: um «reforço» de peso

Jamal Musiala está de regresso aos treinos do Bayern Munique, ao fim de 164 dias. Médio sofreu grave lesão no Mundial de Clubes 2025.

Manchester United de Ruben Amorim está interessado em 3 jogadores do Bournemouth

O Manchester United mostra interesse em Alex Scott, Tyler Adams e Antoine Semenyo, todos do Bournemouth.

Bruno Fernandes questionado sobre se Portugal joga melhor sem Cristiano Ronaldo: eis o que disse

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Médio do Manchester United falou sobre a Seleção Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.