📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

CD Aves: E o sonho da Liga Europa fica em espera

- Advertisement -

Muito se tem especulado sobre a não ida do CD Aves à Liga Europa. O clube detentor da Taça de Portugal estava convencido de que, caso efetivamente ganhasse a prova rainha, iria poder fazer parte do quadro de participantes dos playoffs da Liga Europa. Mas a verdade é que esse cenário não se verificou. O clube de Vila das Aves, segundo a FPF, não reúne condições para ser indicado à UEFA por não ter participado no processo de licenciamento.

Sendo assim, o Aves fica de fora das contas naquela que é a competição secundária europeia. Por sua vez, o Sporting CP, que teria de jogar a 3.ª pré-eliminatória, está diretamente apurado. Já o SC Braga passa a entrar nas contas a partir da 3.ª pré-eliminatória e não na segunda. E, por fim, o Rio Ave FC que estava fora da eliminatória, mas graças a este cenário passa a poder fazer parte da fase eliminatória da competição da UEFA.

É uma pena que, por falta de entendimento, a participação de uma equipa portuguesa numa competição europeia acabe por ser impedida. A verdade é que, mais uma vez, as equipas ditas mais pequenas do nosso campeonato acabam por ficar prejudicadas. Toda esta lamentável situação resulta de uma falta de entendimento entre o Desportivo das Aves e a Federação Portuguesa de Futebol. Se essa lacuna não se verificasse, era provável que o clube pudesse ainda vir a participar na competição.

Segundo a FPF, o estádio do CD Aves não apresenta todas as condições para albergar uma competição como a Liga Europa
Fonte: FPF

Este panorama de não participação no processo de licenciamento é um caso virgem no futebol português. Contudo, um entendimento entre ambas as partes, FPF e o CD Aves, podia ter evitado este desfecho. Como tal não aconteceu, o sonho da equipa de Vila das Aves de ir à Liga Europa acaba por ficar em espera…

É uma injustiça que o CD Aves não possa vir a disputar a Liga Europa. O clube tudo fez, dentro de campo, para ganhar de maneira mais que justa a final disputada frente ao Sporting CP. Uma ida a uma competição europeia seria a cereja no topo do bolo para um clube que, por si só, já fez história ao ganhar a prova rainha numa final frente a um dos três grandes.

Foto de capa: FPF

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos reage ao empate contra o Rio Ave: «Ficámos satisfeitos porque levamos um ponto de fora»

Santa Clara empatou com o Rio Ave por 1-1 para a 12ª jornada da Primeira Liga. Vasco Matos já reagiu ao desfecho.

Eredivisie reage ao inferno do Ajax x Groningen e promete castigos pesados

O Ajax x Groningen foi suspenso devido à grande utilização de pirotecnia. Eredivisie emite nota oficial sobre a situação.

Francesco Farioli desvaloriza confusão no final do FC Porto x Estoril Praia: «Não vi qualquer drama em concreto»

Houve confusão no final do FC Porto x Estoril Praia. Francesco Farioli desvalorizou episódio após o apito final.

Ian Cathro e a confusão no final do FC Porto x Estoril Praia: «Não gosto quando alguém me toca na cara»

Houve confusão no final do FC Porto x Estoril Praia. Ian Cathro, treinador dos estorilistas, falou sobre o sucedido.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Reis comenta vitória do Sporting e já olha para o dérbi: «Vamos dar uma grande resposta»

Matheus Reis falou após a vitória do Sporting frente ao Estrela Amadora na Primeira Liga. Defesa brasileiro falou sobre vários temas.

Francesco Farioli após vitória do FC Porto: «O Estoril é uma das melhores equipas que jogou aqui»

Francesco Farioli analisou o duelo entre o FC Porto e o Estoril Praia, disputado no Estádio do Dragão, a contar para a 12.ª jornada da Primeira Liga.

Surpresa: Viking volta a ser campeão da Noruega ao fim de 34 anos

O Viking garantiu o seu primeiro título norueguês em 34 anos, ao golear em casa o Vaalerenga por 5-1 na última jornada da época.