CD Fátima: Um santuário de futebol

- Advertisement -

Em Santarém, mora uma das equipas cuja história mistura religião com futebol: o CD Fátima. A equipa, que um dia foi treinada por Rui Vitória e que há cerca de dez anos eliminou o FC Porto da Taça de Liga, é um dos casos interessantes do futebol português.

Sem aparente tradição no futebol português e sem um investimento considerável, o CD Fátima conseguiu um percurso verdadeiramente notável com Rui Vitória ao leme entre 2006/2007 e 2009/2010, começando na II Liga da altura (hoje o atual campeonato de Portugal) e culminando o seu percurso num brilhante oitavo lugar de estreia na Liga Vitalis. Pelo meio, fica uma histórica participação na Taça da Liga de 2007/2008, eliminando o bi-campeão FC Porto, caindo apenas aos pés do Sporting CP, nos quartos de final da competição.

Importa também enumerar alguns dos nomes que passaram pelo Fátima durante estes anos dourados da história do clube: William Carvalho, Mário Rui, Héldon, Sami, David Simão, Marco Matias, André Santos, Rafael Costa e Zequinha.

Rui Vitória comandou a equipa de Fátima entre 2006 e 2010, marcando assim um momento deveras importante no clube
Fonte: CD Fátima

A juntar a esta jornada epopeica, há que sublinhar o facto do clube ser presidido… por um Padre, algo pouco usual nos dias de hoje. Aliás, o caráter religioso profundamente vincado na história do clube vê-se com o nome da casa que acolhe a equipa de Ourém: Estádio Papa Francisco. Já num passado mais recente, a equipa de Fátima passou a ser representada por uma SAD, constituída pelo Kaaki Sports Group.

Nos últimos anos, a equipa de Fátima esteve perto de subir à II Liga por duas vezes. Primeiro em 2011/2012 e já mais recentemente em 2016/2017, ficando a escassos pontos de alcançar o objetivo nas duas vezes.

Pelo meio, há que sublinhar a descida de divisão aos distritais de Santarém, escalão onde a equipa permaneceu apenas por uma temporada (2015/2016), depois de uma temporada também ela histórica onde a equipa não somou qualquer derrota. Era João Henriques, atual treinador do CD Santa Clara, o timoneiro da equipa de Fátima.

O atual plantel do Fátima mantém-se na eliminatória da Taça de Portugal
Fonte: CD Fátima

Já nesta temporada, a equipa de Fátima pretende voltar a lutar pelo acesso à II Liga. Para já a equipa de Fátima, agora treinada por Kata, ex-jogador do clube, encontra-se no 10.º lugar da Série C do Campeonato de Portugal, a 10 pontos do primeiro classificado e com menos um jogo.

Na Taça de Portugal, a equipa treinada por Kata foi uma das boas surpresas, eliminando  a UD Oliveirense da prova e estando de olhos postos no próximo adversário: o Boavista FC.

Será que esta temporada vamos voltar a ter um tomba-gigantes vindo da cidade santa na prova rainha do futebol nacional?

 

Foto de Capa: Bola na Rede

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Borges supera Tomás Etcheverry e avança para a terceira ronda no Masters 1000 Canadá

Nuno Borges derrotou Tomás Martín Etcheverry em dois sets e avançou para a terceira ronda do Masters 1000 do Canadá.

Real Madrid de José Mourinho melhora proposta para renovar com Vinícius Júnior: eis o valor exigido pelo internacional brasileiro

O Real Madrid apresentou uma nova proposta de renovação a Vinícius Júnior. O internacional brasileiro tem contrato com os merengues até 2027.

João Diogo Manteigas critica arbitragem e desafia direção do Benfica: «A direção vai agir para mudar o estado a que chegou o futebol português?»

João Diogo Manteigas criticou a nomeação do árbitro Gustavo Correia e exigiu que a direção do Benfica aja contra a impunidade no futebol português.

Formação financia reforços para José Mourinho: Real Madrid atinge recorde histórico de vendas

O Real Madrid alcançou o recorde histórico de 189 milhões de euros em vendas de jogadores este verão, impulsionado pelos jovens da formação.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting interessado em médio espanhol que já foi alvo do Benfica neste mercado

O Sporting está interessado em Sergio Arribas, médio do Almería formado no Real Madrid, que já foi alvo do Benfica neste mercado.

Real Madrid acelera por Yan Diomandé: proposta pode chegar aos 140 milhões de euros

O Real Madrid apresentou uma proposta entre 130 e 140 milhões de euros, incluindo bónus, ao Leipzig por Yan Diomandé.

Conselho de Arbitragem divulga nomeações para a jornada inaugural da Primeira Liga

O Conselho de Arbitragem da FPF divulgou as equipas de arbitragem para os jogos da jornada inaugural da Primeira Liga.