A “Chicotada Psicológica” como remédio para todos os males

- Advertisement -

Pelo nome bem podíamos estar a falar de um filme que envolvesse questões do foro psiquiátrico com reminiscências a Freud. Não é. Mas também não está muito longe. Desde o início da temporada foram registados oito casos de treinadores que foram despedidos dos seus clubes na Primeira Liga. Cabe-nos agora perceber os efeitos que estas “chicotadas psicológicas” acabam por ter no desempenho das equipas e no desfecho final do campeonato.

Desde o início da época foram oito (!) os casos de treinadores despedidos na Primeira Liga. Antes de começar esta análise, importa dizer que não incluo aqui o caso de José Gomes, que saiu do Rio Ave FC para o Reading em Inglaterra, não sendo despedido. Adiante. As chicotadas psicológicas encontram sempre os maus resultados como a sua principal razão de existir. É cliché continuarmos a afirmar que há pouca paciência para esperar por resultados, há pouca paciência para acreditar nos métodos de treino dos técnicos, quando não se vislumbram resultados positivos mas apesar de cliché corresponde à realidade.

José Peseiro e Rui Vitória foram os técnicos mais falados depois do seu despedimento
Fonte: Sporting CP | SL Benfica

É esta a triste sina dos treinadores, é com ela que têm e devem conviver. E, pelo menos para já, não há grandes melhorias à vista quanto a esse aspeto. No ano passado, na mesma altura, já tinham sido oito os treinadores a serem dispensados dos seus cargos, número idêntico ao que se regista nesta fase.

Na temporada passada acabaram por descer duas equipas que tiveram três treinadores durante a temporada (Estoril e Paços de Ferreira FC), em sentido inverso, mantiveram-se equipas com um só treinador (Vitória SC e CD Feirense) ao longo da época e outras que mudaram a tempo de descer (CD Aves, Boavista FC e Moreirense FC).

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brighton faz o pleno dos prémios do mês de setembro da Premier League

O Brighton arrecadou as três distinções individuais do mês da Premier League. Fabian Hurzeler, Pascal Gross e Lewis Dunk foram os premiados.

Lionel Messi deixa mensagem para o Eldense: «Força Deportivo»

Lionel Messi, agora proprietário do Eldense, acompanhou, à distância, a vitória da sua nova equipa, por 4-1, frente ao Real Oviedo.

Ruben Amorim testou novo sistema e AC Milan empata em jogo particular

Ruben Amorim abandonou o seu sistema habitual e não foi além de um empate frente ao Padova, num jogo-treino. O AC Milan experimentou um 4-2-3-1.

Daniel Banjaqui garante concentração nos Sub-21: «Temos de estar focados»

Daniel Banjaqui falou aos jornalistas antes do treino, tendo em vista o jogo final da qualificação para o Europeu Sub-21, frente à Chéquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis mostra-se exigente com a Grécia e elogia adversário: «É o melhor defesa atualmente»

Fotis Ioannidis foi protagonista no empate entre a Grécia e os Países Baixos. Avançado fez o rescaldo do encontro.

Pedro Porro não fecha a porta ao Barcelona: eis o que faria o lateral tentar rumar à Catalunha

Pedro Porro encontra-se ao serviço do Tottenham, mas poderá mudar-se num futuro próximo para o Barcelona.

Fábio Vieira assume «situação chata» com Cristiano Ronaldo, mas avisa: «O mais importante é que Portugal volte a ganhar os próximos jogos»

Fábio Vieira comentou a mais recente polémica na seleção de Portugal. Médio do Hamburgo analisou situação que envolve Cristiano Ronaldo.