Como nunca perder o mercado?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Ora, quem acompanha o futebol português, deve ser a perfeita noção que o mercado sul-americano sempre foi bastante apetecível para os clubes nacionais., principalmente devido às questões financeiras, e também porque o com aparecimento de jogadores como Paulo Futre, Rui Costa, Paulo Sousa, Fernando Couto e Luís Figo, o futebol português começaria a ser visto como uma escada para o topo. E foi através da exploração do mercado sul-americano que alguns clubes da Primeira Liga ganharam visibilidade do mercado.

Nesta década, o Sport Lisboa e Benfica potenciou alguns jogadores desse mercado, tais como Ramires, Dí Maria, Garay, Enzo Pérez ou Nico Gaitán, bem como potenciou alguns jogadores europeus, tais como Javi Garcia, Rodrigo, Axel Witsel e Matic.

No entanto, o Futebol Clube do Porto é que foi o grande pioneiro da exploração do mercado sul-americano no futebol português. Foi essa política de contratações que permitiu ao clube azul e branco manter o domínio do futebol português durante anos a fio. Através do recrutamento, potencialização e valorização de jogadores sul-americanos, o FC Porto conseguia manter uma equipa forte e competitiva ano após ano.

Só que a uma certa altura, essa estratégia de mercado deixou de surtir efeito. Porquê? Porque, muitos clubes espalhados pela Europa fora começaram a aperceber-se daquilo que o FC Porto fazia, e passaram a adoptar a mesma estratégia. E tendo em conta o maior poderio financeiro desses clubes, o FC Porto acabaria por perder o mercado, e esse é um dos motivos pelo qual, o clube azul e branco viria a perder a hegemonia do futebol português.

Diogo Dalot é dos laterais-direitos mais promissores da Europa Fonte: Football Talent Scout
Diogo Dalot é dos laterais-direitos mais promissores da Europa
Fonte: Football Talent Scout

Dadas as circunstâncias, os três grandes teriam de pensar numa solução de se manterem actualizados no mercado, sem perderem a competitividade em relação aos principais campeonatos europeus, nem correrem o risco de terem grandes quebras de lucro com vendas de jogadores. Por incrível que possa parecer, a solução para isso está bem mais perto do que se imagina: está na cantera.

Como muitos devem saber, o Sporting CP foi o primeiro dos três grandes a destacar-se no futebol europeu pela produção dos seus próprios jogadores e com isso, conseguiu também fazer boas vendas nos casos de Simão Sabrosa, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma e Nani. Isto não acontecia por acaso. Isto acontecia porque o Sporting é o clube que investe nas camadas jovens há mais tempo.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca aponta valor que o Benfica pede por Vangelis Pavlidis: eis os milhões

Imprensa turca diz que o Benfica exige 45 milhões de euros por Vangelis Pavlidis. Fenerbahçe está interessado no avançado.

Treinador do Hearts já olha para o jogo com o Benfica: «Uma grande equipa europeia»

Wouter Vrancken, treinador do Hearts, diz que o Benfica é uma «grande equipa europeia». Primeira mão é já esta quinta-feira.

Imprensa inglesa avança: Geny Catamo é alvo prioritario de clube da Premier League

O Sunderland Echo revela que o Sunderland já iniciou contactos com o Sporting para a contratação de Geny Catamo.

Vasco Faísca é o novo selecionador de Sub-20 de Portugal: Eis as novidades na estrutura da FPF

Vasco Faísca, antigo treinador do Belenenses, Alverca e Farense, assumiu o comando da Seleção Sub-20 de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Mohamed Salah tem acordo com outro clube: eis qual poderá ser o seu destino

O Trabzonspor aproxima-se da contratação de Mohamed Salah. Emblema da Turquia chegou a acordo com o avançado.

João Palhinha é titular e assiste em vitória do Bayern Munique

O Bayern Munique venceu o Jeju por 2-1 num jogo de preparação. João Palhinha foi titular e fez a assistência para o segundo golo.

Renovação à vista no Benfica: Agente de Tomás Araújo viaja para Portugal para negociar novo contrato

Tomás Araújo ainda tem um contrato válido até 2029, mas o Benfica prepara-se para recompensar o defesa-central com um novo acordo.