Competitividade no futebol português

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O campeonato português é, de facto, um campeonato competitivo. A luta dos três grandes pelo título, a luta dos médios-altos pela Europa, as “deslocações tradicionalmente difíceis” e a luta pela permanência/manutenção dos mais pequenos são alguns exemplos que demonstram a feroz competição inerente ao desporto rei em Portugal. Analisemos cada um desses casos.

Embora o Benfica seja tetracampeão, não se pode dizer que esta tenha sido uma conquista fácil. No primeiro desses quatro títulos (2013/2014), a diferença pontual para o segundo classificado, nesse caso o Sporting liderado por Leonardo Jardim, foi de sete pontos. Uma vantagem, de certa forma, elevada, mas nada de muito expressivo. Por sua vez, no segundo ano do “tetra”, a diferença pontual foi ainda menos expressiva ficando nos três pontos de diferença para um Futebol Clube do Porto liderado pelo mediático e inesquecível Julen Lopetegui.

Chegamos, assim, ao terceiro ano, o ano em que o Benfica encontra mais dificuldades e em que “só” é campeão graças a um “mero” chuto de Mitroglou em Alvalade e ao maior falhanço que me lembro de ver em muito jogo de futebol que já vi na vida (sim, estou a falar do Bryan Ruiz), em que a diferença pontual é ainda menos expressiva e não passa dos dois pontos de diferença para a equipa de Jorge Jesus (o Sporting desta vez!). Por fim, chegamos ao quarto e último ano, ano esse em que o Porto de Espírito Santo não jogou “à Porto” (seja lá o que isso for) e o Sporting de Jorge Jesus se esqueceu de como jogar bom futebol.

Há várias "lutas" dentro do campeonato português Fonte: LPFP
Há várias “lutas” dentro do campeonato português
Fonte: LPFP

Por sua vez, a luta pela Liga Europa é também ela já inerente ao campeonato português. Vitória Sport Clube, Sporting Clube de Braga, Rio Ave e Marítimo são os habituais cães à luta pelo osso europeu. Arouca, Estoril Praia, Belenenses e Paços de Ferreira são coelhos que, de vez em quando, decidem sair da toca e ir em busca da sua “cenourinha”. É mais uma das “lutas” que anima o futebol em Portugal, mais que não seja para se gastar uns “milharzitos” numa bancada toda “XPTO” para um clube ir à Liga Europa e depois ter essa bancada repleta de adeptos…em quatro jogos dos 32 da liga portuguesa (Benfica, Sporting, Porto e Vitória Sport Clube).

Passemos agora ao terceiro tópico, as “deslocações tradicionalmente difíceis”. É, invariavelmente, um tópico que me faz alguma confusão e que me deixa, no mínimo, inquieto. Se o Benfica recebe o Marítimo, a pergunta que se faz é se a goleada vai chegar à meia dúzia. Porém, se o Benfica visita o “Estádio dos Barreiros” já se fala na mais que provável escorregadela. Quem diz o Benfica com o Marítimo, diz o Porto com o Rio Ave ou o Sporting com o Braga. Peço, por favor, a alguém que me explique o porquê de isto acontecer. Não consigo, de facto, perceber. Todavia, é inegável que os “grandes” passam lá “tradicionais dificuldades” e que muitas das vezes comprometem as suas campanhas bem como os seus objetivos.

Como o melhor fica sempre para o fim, decidi acabar com o tópico que mais “pica” dá. A liga dos últimos, a luta pelos trinta pontos, a guerra pelo osso de brincar. E quem melhor do que o Tondela e do que o Petit para explicar a luta pela permanência? Ou até mesmo o Manuel Machado que cumpriu a proeza de descer duas equipas no mesmo ano? É, no mínimo, agradável ver as equipas no deserto de resultados à procura do oásis dos trinta pontos. Os festejos da equipa que se salva (sendo isto uma constante para a equipa do Tondela) enchem o coração a qualquer adepto de futebol (quer dizer, os adeptos das equipas que descem não ficam lá muito contentes, mas pronto, siga para frente…!).

Em suma, o campeonato português é alegre, divertido, único e até mesmo peculiar. É, sem sombra de dúvida, um campeonato altamente competitivo que cativa o amante de futebol.

Foto de capa: Bola na Rede

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Nicolás Otamendi atinge marca dos 100 jogos na Champions League

Nicolás Otamendi foi escolhido para o onze titular do Benfica para o embate com o Real Madrid, chegando aos 100 jogos na Champions League. É o terceiro argentino a atingir este marco.

Karim Benzema recusa-se a jogar o próximo jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição: eis o motivo

Karim Benzema não ficou satisfeito com a nova proposta de contrato apresentada pelo Al Ittihad e não está disposto a jogar o próximo jogo.

Sporting define preço de Alisson Santos e Nápoles pode voltar à carga pelo extremo brasileiro

O Sporting está disposto a deixar sair Alisson Santos por empréstimo, com uma cláusula de opção de compra superior a 20 milhões de euros.

3 campeões do mundo sub-17, muita juventude e alguns pesos pesados: eis o banco do Benfica para defrontar o Real Madrid na Champions League

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz. Já são conhecidos os onzes iniciais da partida, bem como os jogadores no banco.

PUB

Mais Artigos Populares

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa mantém liderança e Al Sharjah de José Morais volta a vencer

Na 14.º ronda da Liga dos Emirados Árabes Unidos, o Shabab Al Ahli venceu o Ajman pela margem mínima, e o Al Sharjah bateu o Al Dhafra por 2-0.

O banco do Sporting para a partida contra o Athletic

O Sporting enfrenta o Athletic a partir das 20 horas no San Mamés, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges antes do Athletic Bilbao x Sporting: «Vai ser um jogo exigente e intenso»

Rui Borges esteve presente no relvado do Estádio San Mamés, alguns minutos antes do apito inicial do Athletic x Sporting.