- Advertisement -

Tem sido uma constante desde o início da época: a luta pelo terceiro lugar da tabela classificativa continua ao rubro, numa dividida entre Sporting CP, o atual detentor do posto, e o FC Famalicão. Os famalicenses arrancaram o seu percurso na primeira liga da melhor forma possível e surpreenderam todos os amantes do futebol ao apoderarem-se do primeiro lugar por várias jornadas consecutivas.

Contudo, a quebra do momento deu-se quando defrontou o FC Porto em casa dos dragões, em outubro. Os portistas não deram hipótese e roubaram para si o lugar cimeiro – partilhando-o com o clube da Luz -, atirando os pupilos de João Pedro Sousa para a terceira posição. Desde então, o FC Famalicão tem enfrentado os leões na batalha pelo lugar que dá acesso à terceira pré-eliminatória da Liga Europa, mas podem juntar-se outros soldados nesta luta.

Para começar, o SC Braga, que tem apresentado uma escalada de rendimento monumental desde a troca de treinador, caminhando a passos largos para replicar no campeonato a boa prestação nesta edição da Liga Europa. Rúben Amorim tem feito renascer os sonhos dos adeptos arsenalistas em jogar nas competições europeias na próxima temporada, garantindo o SC Braga num lugar que lhe tem sido habitual nos últimos anos.

O Sporting CP subiu ao 3º lugar após vencer o CS Marítimo
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O Rio Ave é outra das equipas com possibilidade de lutar por um lugar no pódio. A turma de Carlos Carvalhal tem feito um percurso interessante e, assim como o SC Braga e o Vitória SC – ou até mesmo o Vitória FC, que está em igualdade pontual com o emblema de Guimarães -, podem ainda causar algum incómodo na disputa pela terceira posição.

Mas é o Sporting CP a verdadeira dor de cabeça para os famalicenses neste momento. Os leões estão a ter uma temporada muito intermitente, que já envolveu a troca do treinador Marcel Keizer por Silas, que se especula que ficará apenas até ao final da época. Para além disso, Bruno Fernandes, peça fundamental no jogo do Sporting, já não vai fazer parte das contas da equipa.

O internacional português foi um dos motores da equipa. Os leões ascenderam esta jornada ao terceiro lugar, depois de vencerem o CS Marítimo, beneficiando da derrota caseira do FC Famalicão frente ao CD Santa Clara.

Semana após semana, temos assistido a esta oscilação na tabela classificativa entre estas duas equipas, pelo que estarão reunidas todas as condições para que haja, nesta segunda metade da época, um saudável e estimulante combate pela posição que fecha o pódio. Resta saber se outras equipas se vão juntar de forma mais aguerrida a esta luta, ou se vai ser apenas um duelo entre leões e a equipa sensação do campeonato.

Foto de Capa: FC Famalicão

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diana Oliveira
Diana Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Diana é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e, desde cedo, que a escrita faz parte de si. Poder conjugá-la com o futebol, outra das suas paixões, é a cereja no topo do bolo. A Diana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho inicia trabalhos no Real Madrid: «Vamos!!»

José Mourinho inicia trabalhos em Valdebebas, centro de treinos do Real Madrid. Pré-época dos merengues começa a 13 de julho.

Torreense fecha reforço vindo do Lille: eis a duração de contrato

O Torreense fechou a contratação de Lisandru Olmeta ao Lille. Guarda-redes de 20 anos assinará um contrato de três temporadas.

Vai jogar na Premier League e pode oferecer 11 milhões de euros por Cláudio Braga

O Ipswich Town está interessado em Cláudio Braga, do Hearts. Recém-promovido à Premier League prepara oferta de 11 milhões de euros.

Luis de la Fuente e o próximo jogo da Espanha: «Bélgica é uma equipa muito forte com jogadores que estão habituados a ganhar»

Luis de la Fuente garante foco no Espanha x Bélgica. Selecionador da La Roja deixa elogios ao adversário dos quartos de final.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador de Marrocos: «Queríamos ir mais longe e ganhar o Mundial, mas estamos desapontados e há que aceitar»

Mohamed Ouahbi, selecionador de Marrocos, reagiu à derrota contra França e lamentou a eliminação nos quartos de final do Mundial 2026.

Kylian Mbappé após passagem da França: «Só há uma maneira de relaxar… vencendo»

Kylian Mbappé reagiu ao França x Marrocos. Avançado marcou golo e fez assistência no triunfo de 2-0, que carimbou passagem.

Didier Deschamps: «Esta vitória perante uma grande seleção marroquina foi a confirmação do que temos feito até agora»

Didier Deschamps fez a análise ao França x Marrocos. Seleção francesa venceu por 2-0 e qualificou-se para as meias-finais do Mundial 2026.