- Advertisement -

Tem sido uma constante desde o início da época: a luta pelo terceiro lugar da tabela classificativa continua ao rubro, numa dividida entre Sporting CP, o atual detentor do posto, e o FC Famalicão. Os famalicenses arrancaram o seu percurso na primeira liga da melhor forma possível e surpreenderam todos os amantes do futebol ao apoderarem-se do primeiro lugar por várias jornadas consecutivas.

Contudo, a quebra do momento deu-se quando defrontou o FC Porto em casa dos dragões, em outubro. Os portistas não deram hipótese e roubaram para si o lugar cimeiro – partilhando-o com o clube da Luz -, atirando os pupilos de João Pedro Sousa para a terceira posição. Desde então, o FC Famalicão tem enfrentado os leões na batalha pelo lugar que dá acesso à terceira pré-eliminatória da Liga Europa, mas podem juntar-se outros soldados nesta luta.

Para começar, o SC Braga, que tem apresentado uma escalada de rendimento monumental desde a troca de treinador, caminhando a passos largos para replicar no campeonato a boa prestação nesta edição da Liga Europa. Rúben Amorim tem feito renascer os sonhos dos adeptos arsenalistas em jogar nas competições europeias na próxima temporada, garantindo o SC Braga num lugar que lhe tem sido habitual nos últimos anos.

O Sporting CP subiu ao 3º lugar após vencer o CS Marítimo
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O Rio Ave é outra das equipas com possibilidade de lutar por um lugar no pódio. A turma de Carlos Carvalhal tem feito um percurso interessante e, assim como o SC Braga e o Vitória SC – ou até mesmo o Vitória FC, que está em igualdade pontual com o emblema de Guimarães -, podem ainda causar algum incómodo na disputa pela terceira posição.

Mas é o Sporting CP a verdadeira dor de cabeça para os famalicenses neste momento. Os leões estão a ter uma temporada muito intermitente, que já envolveu a troca do treinador Marcel Keizer por Silas, que se especula que ficará apenas até ao final da época. Para além disso, Bruno Fernandes, peça fundamental no jogo do Sporting, já não vai fazer parte das contas da equipa.

O internacional português foi um dos motores da equipa. Os leões ascenderam esta jornada ao terceiro lugar, depois de vencerem o CS Marítimo, beneficiando da derrota caseira do FC Famalicão frente ao CD Santa Clara.

Semana após semana, temos assistido a esta oscilação na tabela classificativa entre estas duas equipas, pelo que estarão reunidas todas as condições para que haja, nesta segunda metade da época, um saudável e estimulante combate pela posição que fecha o pódio. Resta saber se outras equipas se vão juntar de forma mais aguerrida a esta luta, ou se vai ser apenas um duelo entre leões e a equipa sensação do campeonato.

Foto de Capa: FC Famalicão

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diana Oliveira
Diana Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Diana é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e, desde cedo, que a escrita faz parte de si. Poder conjugá-la com o futebol, outra das suas paixões, é a cereja no topo do bolo. A Diana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica com 2 dúvidas no meio-campo para a 2ª mão do playoff da Champions League contra o Real Madrid

O Benfica tem duas dúvidas em cima da mesa para o duelo contra o Real Madrid. Fredrik Aursnes e Georgiy Sudakov ultrapassam problemas físicos.

UEFA revela o árbitro nomeado para o Real Madrid x Benfica

A UEFA anunciou as nomeações para os encontros da segunda mão dos playoffs da Champions League. Slavko Vincic será o árbitro do Real Madrid x Benfica.

Dean Huijsen acusado de racismo depois de publicação nas redes sociais: «Peço sinceras desculpas aos meus amigos chineses»

Dean Huijsen foi acusado de racismo nas redes sociais. Em causa, publicação que causou desconforto a vários utilizadores asiáticos.

Ian Cathro responde ao Bola na Rede: «Temos de ir atrás das soluções e tentar outras dinâmicas para ajudar no desenvolvimento dos jogadores»

O Estoril Praia venceu o Gil Vicente por 3-1 na Primeira Liga. Ian Cathro analisou o jogo e respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

César Peixoto responde ao Bola na Rede: «Podemos perder, empatar ou ganhar, mas tem de ser à nossa maneira»

O Estoril Praia venceu o Gil Vicente por 3-1 na Primeira Liga. César Peixoto analisou o jogo e respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

Gianluca Prestianni pediu desculpa aos colegas do Benfica

Gianluca Prestianni conversou com o plantel do Benfica sobre os acontecimentos do encontro com o Real Madrid na Champions League.

Vasco da Gama confirma despedimento de Fernando Diniz do comando técnico da equipa

Fernando Diniz já não é treinador do Vasco da Gama. O técnico vai ser substituído por Bruno Lazaroni, de forma interina, na equipa.