Última horaReal Bétis goleia o Osasuna e aumenta série invicta antes da receção ao FC Porto na Champions League
Publicidade

CS Marítimo: A queda de um candidato europeu

David Vinagreiro · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Cabeçalho Futebol Nacional

Habituado a lutar pelas posições de acesso à Liga Europa, foi com esse objetivo que o Marítimo iniciou esta época. Os bons resultados iniciais e a qualidade de jogo apresentada pela equipa de Daniel Ramos, faziam prever que a equipa madeirense conseguisse, pelo menos, manter-se na luta europeia até ao terminus da temporada. Alguns jogadores, como Bebeto, Gamboa e Rodrigo Pinho, demonstraram desde sedo serem reforços na verdadeira acessão da palavra, tendo um papel importante na manobra da equipa “maritimista”.

O lateral Bebeto revelou-se um dos bons reforços para esta temporada Fonte: Dominiodebola.com
O lateral Bebeto revelou-se um dos bons reforços para esta temporada
Fonte: Dominiodebola.com

No entanto, ao observarmos a tabela classificativa, verificamos que são já 17 os pontos que separam o Marítimo da quarta posição, a ultima que dará acesso às competições europeias. O facto de uma das meias-finais da Taça de Portugal ser disputada por uma equipa de um escalão inferior e outra que, sendo do principal escalão não terminará a época em lugares europeus, faz com que apenas os quatro primeiros classificados da Liga NOS consigam o acesso à Europa.

Analisando a sequência de resultados ao longo da época, existe uma conclusão a que podemos chegar. Existe um Marítimo antes da eliminação da Taça de Portugal aos pés do Cova da Piedade e outro Marítimo após esse episódio. O guião da temporada vinha a ser bastante positivo, mas após essa queda o filme não mais foi o mesmo. A reação no jogo seguinte até foi positiva, conseguindo derrotar em casa a equipa do Sporting de Braga, mas a partir daí e até ao momento, o Marítimo apenas logrou uma vitória, ante o União da Madeira, para a Taça da Liga. Quanto ao campeonato, desde aí somou seis derrotas e dois empates, tendo sido a derrota por três bolas nos Barreiros frente ao Portimonense o resultado mais inesperado.

A eliminação da Taça de Portugal frente ao Cova da Piedade revelou-se momento fulcral na época Fonte: fpf.pt
A eliminação da Taça de Portugal frente ao Cova da Piedade revelou-se momento fulcral na época
Fonte: fpf.pt

Nessa mesma partida, foi possível verificar que o Marítimo continua a ser uma equipa que troca bem a bola, que tenta aproveitar os jogadores fortes tecnicamente que possui, mas, no entanto, não consegue chegar na frente de uma forma mais objetiva que lhe permita criar mais oportunidades de fazer golo e concretizá-las. No lado oposto, o processo de transição defensiva também demonstra graves falhas, que terão que ser corrigidas para que, principalmente nos jogos disputados no “Caldeirão”, o Marítimo possa assumir as rédeas do jogo e travar as transições ofensivas dos seus adversários.

Resta saber se o grupo conseguirá ter a força mental para ultrapassar esta fase e voltar a demonstrar a qualidade que já mostrou nesta mesma temporada. Estando a manutenção praticamente garantida e as hipóteses europeias praticamente afastadas, resta aos “maritimistas” tentarem alcançar a melhor marca de pontos possíveis, e voltarem a valorizar os seus jogadores como tão bem têm conseguido ao longo dos anos.

Foto de capa: ab4.pt

David Vinagreiro

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Campeonato de Portugal

Amora no radar de investigação no Brasil sobre a Cedae Saúde

Dois nomes ligados ao grupo brasileiro que adquiriu a maioria do capital da SAD do Amora em 2025 surgem associados a uma auditoria que aponta indícios de irregularidades superiores a 400 milhões de reais (cerca de 71,6 milhões de euros) na Cedae Saúde. A informação foi divulgada este domingo, 11 de outubro, pelo jornal brasileiro Agenda do Poder. Eric Frederik Gualberto e Antônio Carlos dos Santos, antigos responsáveis da Cedae Saúde, são identificados pela publicação como nomes ligados à aquisição da SAD do clube português. A auditoria, realizada pela consultora Grant Thornton, identificou indícios de irregularidades financeiras na entidade brasileira.

João Esteves · 2 min de leitura
Ler a crónica
Liga 3

Leça FC 2-0 AD Marco 09: Eficácia dita leis em Leça da Palmeira

O Estádio do Leça FC acolheu o embate da sexta jornada da Série A da Liga 3. A equipa da casa partia para o encontro na sexta posição com sete pontos, enquanto a formação visitante ocupava o segundo posto com 10 pontos. ​A primeira parte mostrou um Leça muito pragmático e organizado. Aos 23 minutos, após uma grande recuperação de Bernardo Mesquita, Nuno Pereira surgiu à entrada da pequena área e atirou para o fundo das redes, fazendo o um a zero.

Diogo Ferreira · 2 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.